A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER - Lição: 09

LIÇÕES BÍBLICAS 
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”. 
Data: - 26 – 08 – 2018. 
Titulo da Lição: DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER 
Lição: 09 
Texto Áureo: “Aquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus” (Sl. 50: 23b) 

Leitura Bíblica em Classe: 146 – 97 - HC ( Sl. 50: 1 a 22 ). 
1 – O DEUS poderoso, o Senhor, falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até ao seu ocaso. 
2 – Desde Sião, a perfeição da formosura, resplandeceu Deus. 
3 – Virá o nosso Deus, e não se calará; adiante dele um fogo irá consumindo, e haverá grande tormenta ao redor dele. 
4 – Chamará os céus, do alto, e a terra, para julgar o seu povo. 
5 – Congregai os meus santos, aqueles que fizeram comigo um concerto com sacrifícios. 
6 – E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o Juiz. (Selá.) 
7 – Ouve, povo meu, e eu falarei; ó Israel, e eu, Deus, o teu Deus protestarei contra ti. 
8 – Não te repreenderei pelos teus sacrifícios, ou holocaustos, de continuo perante mim. 
9 – Da tua casa não tirarei bezerro nem bodes dos teus currais. 
10 – Porque meu é todo o animal da selva, e as alimárias sobre milhares de montanhas. 
11 – Conheço todas as aves dos montes, e minhas são todas as feras do campo. 
12 – Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e a sua plenitude. 
13 – Comerei eu carne de touros? Ou beberei sangue de bodes? 
14 – Oferece a Deus sacrifícios de louvor; e paga ao Altíssimo os teus votos. 
15 – E invoca-me no dia da angustia e eu te livrarei, e tu me glorificará. 
16 – Mas ao ímpio diz Deus: Que tens tu que recitar os meus estatutos, e que tomar o meu concerto na tua boca, 
17 – Pois aborreces a correção, e lanças as minhas palavras para trás de ti. 
18 – Quando vês o ladrão, consentes com ele, e tens tua parte com adúlteros. 
19 – Soltas a tua boca apara o mal, e a sua língua compõe o engano. 
20 – Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal, e a tua língua contra o filho de tua mãe. 
21 – Estas cousas tens feito, e eu me calei; pensavas que era como tu; mas eu te arguirei, e, em sua ordem, tudo porei diante dos teus olhos. 
22 – Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre. 
Título da Lição: DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER 
Definição: E assim vamos nós dando prosseguimento a triste história de um homem chamado Saul, que recebeu do Senhor uma grande oportunidade de mudar o rumo de sua vida de pecados, o principal deles era o espírito da mentira, diz as Sagradas Escrituras que todo mentiroso é filho do diabo vejamos: “Vós tendes por pai o diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai: ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo: 8: 44). Aí está, a situação que regia a vida do rei Saul, ele não era simplesmente oprimido pelo diabo, ele chegou a uma condição tal, que vivia possuído pelo diabo. Mas prosseguindo para que possamos melhor entender, vemos no cap. 15 de I Sam, que Saul recebeu através do profeta Samuel uma ordem da parte do Senhor Deus para que fosse, e destruísse a TODOS os amalequitas, e tudo mais que houvesse deles, tanto utensílios como os animais desde os camelos, até os jumentos. Como dissemos na lição passada, Saul foi, e fez totalmente o contrário e pior, deixou vivo a Agague rei dos amalequitas, e tudo mais que seus olhos cobiçosos desejou, e tudo isto de acordo com o povo. Enquanto isto, o Senhor fala com Samuel a respeito do que estava acontecendo naquela guerra: “Então veio a palavra do Senhor a Samuel, dizendo: Arrependo-me de haver posto Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não executou as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor.” (I Sam. 15 11). Dali Samuel madrugou para encontrar a Saul pela manhã. Não demorou muito e vieram anunciar a Samuel que Saul já estava de volta, chegando ao Carmelo. Nesse momento Samuel vai ao encontro de Saul, mas de longe começa a ouvir o balido das ovelhas e o mugido das vacas, então vem Saul ao encontro de Samuel e cinicamente diz o seguinte ao profeta: “Bendito tu do Senhor, executei a palavra do Senhor. Então disse Samuel: Que balido pois de ovelhas é este nos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouvi? E disse Saul: De Amaleque as trouxeram; porque o povo perdoou ao melhor das ovelhas e das vacas, para as oferecer ao Senhor teu Deus: o resto porém temos destruído totalmente.” (I Sam. 15: 13 a 15). Daí, já podemos entender a situação, é típico do mentiroso sempre lançar aos outros as suas falhas, os seus pecados e etc. Saul rapidamente lançou sua ganância, e toda a sua culpa sobre o povo, mas a ordem do Senhor era destruir TUDO! Mas, sua ganância era mortal, neste momento Samuel diz a Saul: espera e te declararei o que o Senhor me disse esta noite, e Saul disse a Samuel: Fala. “E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não fostes por cabeça das tribos de Israel? E o Senhor te ungiu rei sobre Israel. E enviou-te o Senhor a este caminho, e disse: Vai e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles. Porque pois não deste ouvidos à voz do Senhor, antes voaste ao despojo, e fizeste o que parecia mal aos olhos do Senhor?” (I Sam. 15: 17 a 19). Com tudo isto, ou seja, mesmo com toda esta repreensão de Samuel Saul continua cinicamente acusando o povo, lançando toda a sua culpa sobre o povo que guerreava com ele, totalmente possuído pelo espírito de mentira. E assim caminha a humanidade, todo o mundo está mergulhado na mentira, como bem diz o profeta Oseias: “Só prevalecem o perjurar, e o mentir, e o matar, e o furtar, e o adulterar, e há homicídio sobre homicídio.” (Os. 4: 2). O verso a seguir diz que; por esse motivo a terra se lamentará, e é justamente o que estamos presenciando diariamente. Os seguidores de Saul, ou seja, o mesmo espírito que possuiu a Saul naqueles dias está por aí, em toda parte, são os que conduzem um povo que se dizendo crente em Jesus Cristo não quer nada com as Verdades contidas nas Sagradas Escrituras, aliás já estão escrevendo outras bíblias ao seu bel prazer, são espíritos enganadores dos últimos tempos travestidos de pastores, e para completar surgiu na face de toda a terra mulheres sem ocupação se intitulando pastoras, coisa que nunca se encontrou em nenhuma referência Bíblica. Mas voltando a Saul, ele lançou sobre o povo covardemente todas as suas culpas. Mas ali Samuel faz uma declaração da parte do Senhor quando Saul, descaradamente diz a Samuel que o povo pegou do despojo (ovelhas e vacas) para oferecer ao Senhor em Gilgal. Porém Samuel disse: “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor; ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” (I Sam. 15: 22, 23). Dali foi o fim, Saul continuou com sua falsidade dizendo ter feito tudo aquilo por medo do povo, mostrando ali todo a sua covardia tentando enganar ao Profeta Samuel, porém Samuel foi categórico: “Não tornarei contigo, porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel”. O profeta Samuel disse estas palavras e virou-lhe as costas, e foi andando, Saul pegou-lhe pela borda da capa e a rasgou puxando-a, Samuel virou-se para ele e disse: “O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.” (I Sam. 15: 27). Pronto, finda ali o desastroso reinado de Saul. Depois Samuel executou a Agague por ordem do Senhor, e foi para Ramá. Saul subiu à sua casa em Gibeá. E nunca mais Samuel viu a Saul, porque teve dó de Saul. Vamos avançando na história no cap. 16: quando o Senhor manda Samuel ungir a Davi como rei. “ENTÃO disse o Senhor a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? enche o teu vaso de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.” Samuel ao receber esta mensagem do Senhor temeu, pois ouvia dizer que, Saul cada dia se tornava pior devida a possessão demoníaca, o Espírito Santo havia se retirado totalmente da vida de Saul. É bom que isto sirva de alerta aos crentes seguidores de homens, firmemos nossos passos nas Sagradas Letras. Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário