A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

segunda-feira, 30 de julho de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / SÓ O SENHOR É REI, DO CÉU E DA TERRA! - Lição: 06

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 05 – 08 – 2018.     
Titulo da Lição:   SÓ O SENHOR É REI, DO CÉU E DA TERRA! 
Lição: 06
Texto Áureo: “ Bem-Aventurada é a nação cujo o Deus é o Senhor”.
                                        
Leitura Bíblica em Classe:         75 – 175  - HC               (I Cor. 10: 1 a 13).

1 – ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.
2 – E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar.
3 – E todos comeram dum mesmo manjar espiritual,
4 – E beberam todos duma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia, e a pedra era Cristo.
5 – Mas Deus não se agradou da maior parte deles, pelo que foram prostrados no deserto.
6 – E estas coisas foram-nos feitas em figuras, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
7 – Não vos façais, pois idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.
8 – E não nos prostituamos, como alguns deles fizeram; e caíram num dia vinte e três mil.
9 – E não tentemos a Cristo, como alguns deles também tentaram, e pereceram pelas serpentes.
10 – E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
11 – Ora tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.
12 – Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia.
13 – Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. 

Título da Lição:
SÓ O SENHOR É REI, DO CÉU E DA TERRA! 
Definição:  Dando prosseguimento a triste história de um povo que rejeitou Deus, por esta razão nunca tiveram paz, passaram quarenta anos girando pelo deserto e não entraram em Canaã. Vivendo sem Paz e sem Salvação. Assim foi por rejeitarem o Senhor. Então estando o povo largado pelo rei, e afastado do Senhor, logo se aproxima o tal Naás, agindo exatamente como agem os demônios na vida dos que transgridem contra o Senhor, ou seja, os que rejeitam a Deus, Naás já chegou sitiando, cercando, este é o forte dos demônios; cercar, invadir, deixar a pessoa sem saída, assim aconteceu lá naquela cidade, mas podemos sentir que até aí o povo nem estava se atentando para aquela situação tão terrível,  o chamado povinho de Deus não se importa muito com o perigo, na verdade o povinho crente gosta mesmo é de misturas, vão se entregando a qualquer um, não medem as consequências, e depois quando tudo começa a dar errado, dizem que foram forçados pelas circunstancias. Vemos imediatamente que o povo não pensou duas vezes, logo se ofereceram, pediram a Naás que fizesse aliança com eles. Igualzinho os dias atuais, hoje vemos várias congregações se dizendo evangélicas fazendo aliança com maçonaria, tráfico de qualquer coisa e etc.. Mas ante a proposta feita por Naás, o povo começa a chorar, casualmente o rei elegido pelo povo vem passando por ali tangendo seus bois, e vê o povo chorando e cinicamente pergunta; por que o povo chora? Bem, naquele momento, após Saul tomar conhecimento da proposta medonha de Naás, houve uma manifestação do Senhor em Saul; vejamos: “Então, o espírito de Deus se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras: e acendeu-se em grande maneira a sua ira. E tomou um par de bois, e cortou-os em pedaços, e os enviou a todos os termos de Israel pelas mãos dos mensageiros, dizendo: Qualquer que não sair atrás de Saul e atrás de Samuel, assim se fará aos seus bois. Então caiu o temor do Senhor sobre o povo, e saíram como um só homem.” (I Sam. 11: 6, 7). Vamos meditar um pouco aqui: Vejam que; O Espírito Santo não usou a Saul como Ele usa aos santos, Ele se apoderou de Saul, é diferente, e ali, através do Espírito do Senhor um par de bois foi cortado em pedaços e enviado aos termos de Israel pelos mensageiros com uma ordem: “Qualquer que não sair atrás de Saul e atrás de Samuel, assim se fará aos seus bois. Então caiu temor do Senhor sobre o povo, e saíram como um só homem.” (I Sam. 11: 7b). Então, vemos aí a ação direta do Espírito Santo, não daquele “rei Saul”. Mas o que nos chama muito a atenção é a obstinação do povo, realmente nunca houve Temor ao Senhor da parte daquele povo, só se lembravam do Senhor nos apertos, não demorou muito, podemos crer que no mesmo dia, voltaram a afrontar a Samuel, vejamos: “Então disse o povo a Samuel: Quem é aquele que dizia que Saul não reinaria sobre nós? Dai cá aqueles homens, e os mataremos. Porém Saul disse: Hoje não morrerá nenhum, pois hoje tem obrado o Senhor um livramento em Israel.” (I Sam. 11: 12, 13). Sendo assim, Samuel faz perante o povo, um relato de tudo quanto o Senhor realizou, estando ele no Caminho com o Senhor, e perante aquele povo durante uma vida inteira de dedicação. A partir do verso 7 do cap. 12, vemos as considerações de Samuel acerca de tudo que Jeová realizou em prol daquele povo, desde o Egito. E para completar, Samuel disse: “Pode-vos também agora aqui, e vede esta grande cousa que o senhor vai fazer diante de vossos olhos. Não é hoje a sega dos trigos? Clamarei ao Senhor, e dará trovões e chuva; e sabereis e vereis que é grande a vossa maldade que tendes feito perante o Senhor, pedindo para vós um rei. Então invocou Samuel ao Senhor, e o Senhor deu trovões e chuva naquele dia; pelo que todo o povo temeu em grande maneira ao Senhor e a Samuel.” (I Sam. 12: 16 a 18). Ali o povo temeu, mas como sempre o temor do povo era só num momento, só quando viam o perigo de perto, ali pediram a Samuel que não deixasse de rogar a Deus por eles. Desde o principio foi assim, o povo nunca guardou a Palavra do Senhor, me lembro que ao saírem do Egito houve uma linda promessa que o povo não guardou: “E SERÁ que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.” (Dt. 28: 10. Portanto é preciso ser obediente As Escrituras, para não haver pecado diante do Senhor. E ali Samuel se despediu do povo dizendo: “Tão somente temei ao Senhor, e servi-o fielmente com todo o vosso coração: porque vede quão grandiosas cousas vos fez. Porém, se perseverardes em fazer mal, perecereis, assim vós como o vosso rei.” (I Sam. 12: 24, 25). Entrando nós no capítulo 13 de I Samuel, vemos que Saul continuou no mesmo estado de perturbação. Vejamos: No primeiro ano de seu reinado ele se ausentou indo cuidar de seus bois, neste segundo ano ele se propôs a liderar, mas ao modo dele, desordenadamente tal qual o povo. Aquele povo por falta de Fé, pois não adoravam ao Senhor, todos os que não adoram ao Senhor jamais terão Fé, então por essa razão desejavam um rei mas que fosse de uma forma militar, pois a grande ameaça daquela época eram os filisteus, eles colocavam postos militares por todos os lados. Mas isto nunca foi plano do Senhor, o Reino do Senhor é Pacifico, aquele povo seria vencedor na Gestão de Samuel, pois tendo o Senhor Deus todo Poderoso junto a Samuel homem preparado, Profeta, de que mais aquele povo necessitava? Mas voltando às atitudes de Saul, no verso 5 do cap. 13 vemos que os filisteus se ajuntaram para pelejar contra Israel. Saul foi para Gilgal e esperou os sete dias, mas Samuel demorou. Então Saul fez o que nunca poderia ter feito; oferecer holocausto. Mas acabando ele de oferecer, Samuel chega e diz: “Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados...” (I Sm. 13: 11). Neste momento há uma declaração: “Porém agora não subsistirá o teu reino: já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.” (I Sm.13: 14). Isto prova que o Senhor não esperava mais nada de Saul. É muito triste quando o Senhor se cansa de esperar por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário