A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 24 de julho de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / FELIZ AQUELE A QUEM DEUS ESCOLHE! - Lição: 05

   LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 29 – 07 – 2018.     
Titulo da Lição:     FELIZ AQUELE A QUEM DEUS ESCOLHE!   
Lição: 05
Texto Áureo: “Os meus olhos procurarão os fieis da terra.” (Sl. 101: 6).
                                        
Leitura Bíblica em Classe:         
600 – 176  -HC    (I Sam. 10: 17 a 27).

17 – Convocou pois Samuel o povo ao Senhor em Mispa.
18 – E disse aos filhos de Israel: Assim disse o Senhor Deus de Israel: Eu fiz subir a Israel do Egito, e livrei-vos da mão do Egito, e livrei-vos da mão dos egípcios e da mão de todos os reinos que vos oprimiam.
19 – Mas vós tendes rejeitado hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos, e lhe tendes dito: Põe um rei sobre nós: agora, pois, ponde-vos perante o Senhor, pelas vossas tribos e pelos vossos milhares.
20 – Fazendo pois chegar Samuel todas as tribos, tomou-se a tribo de Benjamim.
21 – E, fazendo chegar a tribo de Benjamim pelas suas famílias, tomou-se a família de Matri: e dela se tomou Saul, filho de Quis; e o buscaram, porém não se achou.
22 – Então tornaram a perguntar ao Senhor se aquele homem ainda viria ali. E disse o Senhor: Eis que se escondeu entre a bagagem.
23 – E correram, e o tomaram dali, e pôs-se no meio do povo: e era mais alto do que todo o povo desde o ombro para cima.
24 – Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor tem elegido? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então jubilou todo o povo  e disseram: Viva o rei!
25 – E declarou Samuel ao povo o direito do reino, e escreveu-o num livro, e pô-lo perante o Senhor: então enviou Samuel a todo o povo, cada um para sua casa.
26 – E foi também Saul para sua casa, a Gibeá: e foram com ele do exército aqueles cujos corações Deus tocara.
27 – Mas os filhos de Belial disseram: é este o que nos há de livrar? E o desprezaram, e não lhe trouxeram presentes: porém ele se fez como surdo. 


Título da Lição
FELIZ AQUELE A QUEM DEUS ESCOLHE!

Definição: Na LBC - Mais uma vez o Senhor expõe ao povo o relato desde a saída do Egito, ou seja, as condições em que o povo foi tirado de lá, através de clamor ardente:“E aconteceu depois de muitos dias, morrendo o rei do Egito, que os filhos de Israel suspiraram por causa da servidão, e clamaram: e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidão. E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus do seu concerto com Abraão, com Isaque,  e com Jacó; E atentou Deus para os filhos de Israel, e conheceu-os Deus.” (Êx. 2: 23 a 25). Este texto nos afirma não só o grande Amor de Deus, mas a sua Fidelidade para com as Promessas, passe o tempo que passar. Para nosso Senhor a palavra concerto significa Promessa, Ele jamais se esquece. Mas voltemos a triste situação daquele a qual o Senhor indicou para ser rei diante daquele povo obstinado, Saul sempre foi um homem perturbado, pois ao saber que seria rei de Israel disse:“Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? (1 Samuel 9: 21). Ali ele faz uma conjectura de humildade, mas já havia sido ungido como rei, ele era fisicamente a gosto do povo; alto, belo com pinta de rei. Portanto a Unção já havia acontecido. Sendo assim o profeta Samuel convocou todo o Israel para que se reunisse em Mispa, para apresentá-lo como rei de Israel ao povo, o primeiro rei, mas cadê o homem? O homem havia se escondido, vejamos: “Então tornaram a perguntar ao Senhor se aquele homem ainda viria ali. E disse o Senhor: Eis que se escondeu entre a bagagem. E correram e o tomaram dali, e pôs-se no meio do povo: e era mais alto do que todo o povo desde o ombro para cima”. (1 Sam. 10: 22, 23). Que situação! Mas, muito interessante foi a pergunta de Samuel ao povo, depois desteespetáculo deprimente“Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o Senhor tem elegido? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele.” (1 Sam. 10: 24). Samuel ali deu um toque muito forte, porém o povo nem quis saber, nem prestou a devida atenção ao toque de Samuel, Saul para eles estava na medida, era alto, e bonito. Mas vamos meditar um pouco na questão; esconder-se: temos em nossa Bíblia Sagrada vários exemplos dos que se escondem, principalmente se tratando das Cousas do Senhor, o primeiro homem confeccionado pelas Mãos Divinas foi o primeiro a se esconder quando pecou. Há sempre um motivo para se esconder, porém a razão de todos eles, ou seja os motivos desagradam ao Senhor. Vejamos mais alguns: Elias escondeu-se numa caverna por medo de uma mulher, depois de ter vencido 450 profetas. Jonas se escondeu pois não havia compreendido ainda o grande Amor de Deus para com as almas perdidas. Mas o Senhor nosso Deus tem um esconderijo Maravilhoso para cada um: “AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do onipotente descansará.” (Sl. 91: 10. E quem está descansado está animado para louvar a Deus, para testemunhar do Senhor, para levar a Palavra do Senhor aos perdidos pecadores, e principalmente para Reinar com Cristo lá na Gloria! E.. Depois, descer com Cristo no Monte de Jerusalém! “E destes profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.” (Jd. 1: 14, 15). Aí está a promessa maravilhosa para os que estão se preparando para aquele Grande Dia, o Dia da Vinda do Senhor. Mas voltando a lição desta manhã, quando estamos meditando sobre o personagem que se tornou rei de Israel a pedido do povo. O povo nunca foi iludido com coisa alguma, desde que o pecado entrou no mundo, a tendência é má, é cruel, na questão se esconder do Senhor é impossível, mas em compensação o Senhor encontrou e ainda encontra pessoas em que possa confiar, Ele encontrou Noé para construir a arca, Ele encontrou um homem que foi denominado o homem mais manso da terra para tirar um povo brabo do Egito,“E era o varão Moisés mui manso, mais de que todos os homens que havia sobre a terra.” (Nu. 12: 3). E o mais importante; Ele, o Senhor na pessoa do Santo Espírito encontrou uma Virgem para conceber em seu ventre o Filho de Deus. Mas voltando à lição sobre aquele que se escondeu covardemente em meio a bagagem, e hoje onde estão escondidos os que só querem bênçãos do Senhor, não se apresentam para fazer nada no templo do Senhor, e nem fora do Templo, onde estarão escondidos, atrás de que? no meio de que? Mas chegamos ao capitulo 13 de 1 Sam. Ali havia se passado um ano do reinado de Saul. Para esclarecimento; Saul tinha trinta anos quando começou a “reinar” em Israel, na verdade houve certas coisas confusas no reinado de Saul, voltemos no capitulo 10; verso 25, 26: “E declarou Samuel ao povo o direito do reino, e escreveu-o num livro, e pô-lo perante o Senhor: então enviou Samuel a todo o povo, cada um para sua casa. E foi também Saul para sua casa, a Gibeá: e foram com ele do exército aqueles cujos corações Deus tocara.” O que podemos claramente entender aqui; é que Samuel após lavrar tudo em Livro, e após todo Cerimonial, Samuel e o povo foram para casa, Saul foi também para sua casa em Gibeá e por lá ficou levando a sua vidinha normal. O povo ficou a deriva, sendo assim, vejamos o que aconteceu: Se levanta Naás, amonita e sitiou a Jabes-Giliade; vejamos: “ENTÂO subiu Naás, amonita, e sitiou a Jabes-Giliade: e disseram todos os homens de Jabes a Naás: Faze aliança conosco, e te serviremos. Porém Naás, amonita, lhes disse: Com esta condição farei aliança convosco: que a todos vos arranque o olho direito, e assim ponha esta afronta sobre todo o Israel.” (1 Sam. 11: 1, 2). Estamos fazendo este retrospecto para entender que estando o povo largado do rei, não de Samuel, pois Samuel continuou Ministrando o Altar, afinal de contas o povo o havia rejeitado assim como rejeitaram ao Senhor, mas voltamos a perguntar: cadê o homem que o povo elegeu? Não demorou chegou o tal Naás, e já chegou sitiando, tomando posse, pois o povo estava sem rei. Ante a proposta de Naás de ser arrancado o olho direito houve temor e o povo chora, em quanto isto Saul estava cuidando de seus bois: “E eis que Saul vinha do campo, atrás dos bois; e disse Saul: que tem o povo, que chora? E contaram-lhe as palavras dos homens de Jabes.” (11: 5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário