A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

terça-feira, 26 de junho de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / O SENHOR PODEROSO É! - Lição: 01

LIÇÕES BÍBLICAS
 Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
 Data: - 01 – 07 – 2018.     
Titulo da Lição:             O SENHOR PODEROSO É!   
 Lição: 01
Texto Áureo: “Quem se endureceu contra ele e teve paz?”.  (Jó 9: 4 b).    
                                           
Leitura Bíblica em Classe:
208 – 277  - HC                    (Sl. 32: 1 a 11).

1 – BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.
2 – Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.
3 – Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
4 – Porque de dia em dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)
5 – Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)
6 – Pelo que todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar: até no transbordar de muitas águas, estas a ele não chegarão.
7 – Tu és o lugar em que me escondo, tu me preservas da angustia tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.)
8 – Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho em que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.
9 – Não sejas como o cavalo, nem como a mula, que não tem entendimento, cuja boca precisa de freio, para que se não atirem a ti.
10 – O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará.
11 – Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós ó justos; e cantai alegremente todos vós que sois retos de coração.

Título da Lição: O SENHOR PODEROSO É!

Definição:  Estamos nesta manhã de Escola Dominical dando inicio a um novo trimestre, porém continuando  nosso estudo sobre as tristes consequências do pecado cometido por apenas uma família, cujo pai era o Sacerdote e não cuidou da educação e vida moral de seus dois filhos devassos, deixando-os ministrarem no Altar do Senhor. O pior é que as terríveis consequências dos erros começados em casa,vão se alastrando mundo afora, é o que já tomamos conhecimento através das Sagradas Escrituras. No Livro I Sm no cap. 5 nos deparamos com aquela terrível praga que assolou todo o povo de Asdode, pois a Arca de Deus havia sido levada pelos filisteus e colocada na casa de Dagom. Foram todos os homens acometidos pela praga das hemorroidas, esta situação durou apenas sete meses, porém, o desespero tomou conta de todos os moradores por onde a Arca do Senhor passou. Os homens foram todos acometidos da praga das hemorroidas, mortal vexação em toda a cidade, sem se falar no desespero dos homens e podemos imaginar a situação de suas famílias, vejamos: “E os homens que não morriam eram tão feridos com hemorroidas que o clamor da cidade subia até o céu.” (I Sm. 5: 12). Quando nós passamos a aprender nos Escritos Sagrados esses acontecimentos, e tomamos consciência de que Deus não é de brincadeira passamos a ter uma convicção: Tudo que atualmente está ocorrendo na face de toda a terra é responsabilidade de um povo que diz ser crente em Jesus, mentem dizendo que um dia receberam a Jesus como Salvador, pois nunca se viu tanta devassa no meio deste povinho, que já se tornou nojento na face da terra. Falamos assim, pois é o que se vê em toda parte. Nos falsos templos com seus falsos pastores cometendo absurdos, dizendo ser em nome do Senhor, a Doutrina da Palavra de Deus já há muito ficou para trás, ou pior; foi jogada na lata de lixo. Fazem dos salões que eles chamam templos, salão de beleza para que as mulheres tornem-se figuras de Jezabel, realmente é o fim do mundo! Por falar em Jezabel, será que esses falsos pastores sabem qual a origem das pinturas em volta dos olhos das mulheres? Vejamos: “E Jeú veio a Jezreel, o que ouvindo Jezabel, se pintou em volta dos olhos, e enfeitou a sua cabeça e olhou pela janela.” (II Rs. 9: 30). Aí está, Jezabel era uma prostituta. Não há mais ensinador da Palavra de Deus, as ovelhas já viraram cabritos subindo e descendo os montes, os pastores já viraram cães gulosos como está escrito em Isaias cap. 56: 10, “E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem: todos eles se tornaram para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.” É por aí, e ainda pior. Por isto volto a dizer; toda a situação calamitosa neste mundo os tais crentes são responsáveis, pois Jesus minutos antes de ser recebido nos Céus, lá no monte das oliveiras advertiu aos seus discípulos dizendo: “Mas recebereis a virtude do Espírito santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.” (At. 1: 8). Portanto volto a dizer, a responsabilidade de todo o mal na face da terra está sobre os ombros destes falsos crentes. Mas chegará o dia do acerto de contas, é inevitável e penso que a vinda de Jesus está bem próxima. Tudo começa em casa. Mas voltemos ao estudo no cap. 6 de I Sam: O desespero dos filisteus por conta das hemorroidas, praga que o Senhor enviou, pois tocaram na Arca do Senhor. Após os sete meses de desespero, os filisteus chamaram os sacerdotes e os adivinhadores dizendo: “Que faremos nós da arca do Senhor? Fazei-nos saber como a tornaremos a enviar ao seu lugar.” (I Sm. 6: 2 b). Aí é que foi terrível, pois o requerimento do Senhor através dos sacerdotes e adivinhadores foi que não enviassem a arca do Senhor sem uma oferta para expiação da culpa, até aí tudo bem, mas acontece que  a tal oferta seria como foi, uma coisa horrenda! Vejamos o que disseram: “Se enviardes a arca do Deus de Israel, não a envieis vazia, porém sem falta lhe enviareis uma oferta para a expiação da culpa: então sereis curados, e se vos fará saber porque  a sua mão se não tira de vós. Então disseram: Qual a expiação da culpa que lhe havemos de oferecer? E disseram: Segundo o numero dos príncipes dos filisteus, cinco hemorroidas de ouro e cinco ratos de ouro: porquanto a praga é uma mesma sobre todos vós e sobre todos os vossos príncipes.” (I Sam. 6; 3, 4.). Vemos que além da terrível doença, havia também os  ratos destruindo tudo na terra. Mas o pior disto tudo é que teriam que moldar a figura das hemorroidas, que coisa vexatória, vergonhosa, como se não bastasse os homens já não podiam mais colocar roupas, andando de pernas abertas, em fim um vexame, uma coisa deprimente, por isto nunca devemos brincar com Deus, muito menos nos iludir com a questão; estamos no tempo da graça, este tem sido chavão dos crentes mal - instruídos pelos seus “pastores”, quando abandonam o Antigo Testamento, quando escrevem outras bíblias, persistimos em falara assim, pois esta lição está pautada na história da família do sacerdote Eli, ou seja, como este homem permitiu a devassa de seus filhos dentro do Templo do Senhor. Mas voltando aos requerimentos do Senhor aos filisteus, o Senhor requereu deles que além de confeccionarem as hemorroidas e os ratos de ouro, ordenou que se fizesse também um carro novo... “Agora, pois, tomai e fazei um carro novo, e tomai duas vacas que criem, sobre as quais não tenha  subido o jugo, e atai as vacas ao carro, e levai os seus bezerros de após delas a casa. Então tomai a arca do Senhor, e ponde-a sobre o carro, e metei num cofre, ao seu lado, as figuras de ouro que lhe haveis de oferecer em expiação da culpa, e assim enviareis, para que se vá.” (I Sam. 6: 7, 8). E assim se fez conforme a ordem do Senhor. Finalmente chegaram com a arca e tudo mais que o Senhor havia requerido a Bete-Semes, o povo que ali estava segando muito se alegrou. Aqui podemos ver no verso 14 que este carro veio direto ao campo de Josué e parou ali, justamente onde estava uma grande pedra, o que aconteceu ali? “E o carro veio ao campo de Josué, o betesemita, e parou ali; e ali estava uma grande pedra: e fenderam a madeira do carro, e ofereceram as vacas ao Senhor em holocausto. E os levitas desceram a arca do Senhor, como também o cofre que estava junto a ela, em que estavam as obras de ouro..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário