A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quarta-feira, 23 de maio de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / SAMUEL, BENDITO DO SENHOR! - Lição: 09

LIÇÕES BÍBLICAS
  Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
 Data: - 27 – 05 – 2018.     
Titulo da Lição:           SAMUEL, BENDITO DO SENHOR!   
 Lição: 09
Texto Áureo: “Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos;” (Sl. 32: 11b.)  
                                                                                  
Leitura Bíblica em Classe:         254  – 239  - HC                 (Sm. 2: 1 a 11).

1 – ENTÃO orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao Senhor, o meu poder está exaltado no Senhor: a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
2 – Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti: e rocha nenhuma há como o nosso Deus.
3 – Não multipliqueis palavras de altíssimas altivezas, nem saiam cousas árduas da vossa boca: porque o Senhor é o Deus da sabedoria, e por ele são as obras pesadas na balança.
4 – O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força.
5 – Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos: até a estéril teve sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu.
6 – O Senhor é o que tira a vida e a dá: faz descer a sepultura e faz tornar a subir dela.
7 – O Senhor empobrece e enriquece: abaixa e também exalta.
8 – Levanta o pobre, do pó, e desde o esterco exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de gloria: porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre ele o mundo.
9 – Os pés dos seus santos guardará porém os ímpios ficarão mudos nas trevas: porque o homem não prevalecerá pela força.
10 – Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; desde os céus trovejará sobre eles: o Senhor julgará as extremidades da terra: e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.
11 – Então Elcana foi-se a Ramá, à sua casa: porém o menino ficou servindo ao Senhor, perante o sacerdote Eli.

Título da Lição: SAMUEL, BENDITO DO SENHOR!

Definição: ... Tendo Ana, dito a seu marido que só subiria a Siló quando o menino Samuel fosse desmamado, Elcana concordou e lhe disse: “E Elcana, seu marido lhe disse: Faze o que bem parecer em teus olhos, fique até o desmames; tão-somente confirme o Senhor a sua palavra: assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou.” (I Sm. 1: 23). E assim foi, diz os versos seguintes que Ana levou o menino a Siló para a Casa do Senhor ainda muito criança, numa faixa de 3 anos. Ao se deparar com o Sacerdote Eli, Ana se apresentou a ele dizendo ser aquela mulher que esteve ali atribulada, e agora estava lhe trazendo o menino. E assim cada ano Ana com toda sua casa subia a adorar ao Senhor e levava uma túnica para o menino. Mas voltando um pouco na história, vemos que o ambiente lá na casa do Sacerdote Eli não era dos melhores, pois seus dois filhos eram tão pecadores que o Senhor os classificou como filhos de Belial: “Eram porém os filhos de Eli filhos de Belial, não conheciam ao Senhor.” (I Sm. 2: 12). Esses moços filhos do Sacerdote Eli, eram sacerdotes auxiliares de seu pai, nas tarefas do Altar dos Holocaustos podemos dizer assim, pois tinham acesso aos sacrifícios  que eram ofertados pelo povo. Então o que acontecia? Vejamos: “Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes em sua mão; e dava com ele, na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita: e tudo quanto o garfo tirava, o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló.” (I Sm. 2: 13, 14). Aqueles sacrifícios eram para Deus, não para comerem como se fosse banquete, estavam roubando do Senhor. E o Sacerdote Eli além de Sacerdote era o pai desses profanos, e nenhuma atitude tomava fazendo vista grossa nesta situação. É preciso que isto sirva de advertência aos pais que passam a mão por cima dos filhos. Esses mancebos não respeitavam nem as gorduras. Vejamos o que nos diz o verso 17 do cap. 2: “Era pois muito grande o pecado destes mancebos perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor.” Algo que também nos chama a atenção é o tipo de garfo; tridente. A Palavra do Senhor é Maravilhosa! Por esta razão não podemos deixar de meditá-la cada dia no mínimo: Duas horas e quarenta minutos. Este é o Dízimo do tempo, pois um dia contém 24 horas. Só assim teremos a oportunidade de aprender, e ficar atentos aos ensinamentos. Queremos até chamar a atenção dos irmãos que andam pelos montes orando contrariando o Mandamento de Jesus que diz: “Mas tu quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará.” (Mt.6: 6). Outra coisa; quem anda pulando pelos montes são os cabritos, Ovelhas não, as ovelhas de Jesus andam à margem das águas tranquilas. É bom aproveitar todo tempo do dia e da noite para meditação das Escrituras para ser sábio e entendido, aliás, este versículo de Jesus é MANDAMENTO de Jesus. Portanto,o  que vai aos montes para orar, está transgredindo este Mandamento. Mas voltando a situação dos filhos do Sacerdote Eli, ali a situação estava muito séria, pior ainda estava a do Sacerdote, pois estava pondo em risco sua salvação. Vejamos agora, o crescimento espiritual do menino Samuel sendo ainda mancebo, já vestia um Éfode de linho, isto é muito sério e, torna-se em vergonha para muitos jovens já adultos, sim, pois com 17 ou 18 anos já está mais do que adulto. Mas Samuel ainda menino Ministrava no Altar do Senhor com vestes Sacerdotais, e já trazia no peitoril o Éfode, coisa que só os Sumos Sacerdotes podiam usar. Como diz a Palavra do Senhor; para Deus não há idade para ser santo, para o Senhor nosso Deus não há desculpas, Ele diz que: “Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta.” (Pv. 20: 11). Isto é coisa séria, que os pais devem estar apercebidos e tratando seus filhos com amor, mas principalmente com seriedade. Prossigamos em aprender sobre este menino que crescia em Graça diante do Senhor. E aquela família de Elcana prosseguia em anualmente subir ao Templo do Senhor, diz ainda neste mesmo capitulo 2 do primeiro Livro de Samuel que Ana foi visitada pelo Senhor e teve mais filhos: “Visitou pois o Senhor a Ana, e concebeu, e teve três filhos e duas filhas: e o mancebo Samuel crescia diante do Senhor.” (I Sm. 2: 21). E o Sacerdote Eli tomava conhecimento de tudo quanto seus filhos praticavam em todo o Israel, vejamos: “Era porém Eli já muito velho, e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação. E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Porque ouço de todo este povo os vossos malefícios.” (I Sm. 2: 22 a 23). Aqui nós vemos que Eli não tinha nenhuma autoridade com aqueles devassos, ele era conhecedor dos feitos dos filhos e não tomava nenhuma atitude, e o Altar do Senhor cada dia mais sendo profanado. Mas o mancebo Samuel cada dia mais consagrado ao Senhor, diz o verso 26: “E o mancebo Samuel ia crescendo, e fazia-se agradável, assim para com o Senhor como também para com os homens.” A seguir podemos ver a partir do verso 27 do capitulo 2 deste primeiro Livro que tem o nome do Profeta Samuel, a terrível profecia contra Eli e toda a sua casa. Diz o texto que; um homem de Deus, não sabemos o seu nome, veio trazendo uma triste profecia a Eli, deixando bem claro o motivo da desgraça que viria. O Senhor nosso Deus discorreu ali que o havia escolhido dentre toda as tribos  de Israel para sacerdote, para oferecer no Altar do Senhor, para acender incenso, e para trazer o éfode perante o Senhor, isto é coisa muito séria! Porque? Pois tudo quanto nos vem às mãos para fazer, devemos ter zelo, pois o Senhor é Deus zeloso, e não se deixa escarnecer. O Senhor ali usando aquele homem, disse que Eli deu coices contra o sacrifício, e contra a oferta de manjares... Vejamos: “Por que dai coices contra o sacrifício e contra a minha oferta de manjares, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?”. Depois desta, é necessário fazer um exame de consciência se alguém foi causa de alguma oferta não chegar ao altar do Senhor, é bom que se arrependa antes de ser tarde demais. Que nunca sejamos causador de nenhum dano na Casa de nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário