A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quarta-feira, 11 de abril de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / BELÉM, CASA DE PÃO - Lição: 03

LIÇÕES BÍBLICAS
  Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
  Data: - 15 – 04 – 2018.     
Titulo da Lição:    BELÉM, CASA DE PÃO
  Lição: 03
Texto Áureo: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra ”  (Sl. 34: 7).  
                                                                                  
Leitura Bíblica em Classe: 
 321 - 388  -HC (Sl.Jz. 2: 1 a 14 )

1 – E subiu o anjo do Senhor de Gilgal a Boquim e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado, e disse: Nunca invalidarei o meu concerto convosco.
2 – E, quanto a voz, não fareis concerto com os moradores desta terra; antes, derrubareis os teus altares. Mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso?
3 – Pelo que também eu disse: Não os expelirei de diante de vós; antes, estarão às vossas costas, e os seus deuses vos serão por laço.
4 – E sucedeu que, falando o anjo do Senhor estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou.
5 – Pelo que chamaram àquele lugar Boquim; e sacrificaram ali ao Senhor.
6 – E, havendo Josué despedido o povo, foram-se os filhos de Israel, cada um à sua herdade, para possuírem a terra.
7 – E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que prolongaram os seus dias depois de Josué e viram toda aquela grande obra do Senhor, a qual ele fizera a Israel.
8 – Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do Senhor, da idade de cento e dez anos.
9 – E sepultaram-no no termo da sua herdade, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte Gaás.
10 – E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco a obra que fizera a Israel.
11 – Então fizeram os filhos de Israel o que parecia mal aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins.
12 – E deixaram ao Senhor, Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e encurvaram-se a eles, e provocaram ao Senhor à ira.
13 – Porquanto deixaram ao Senhor e serviram a Baal e a Astarote.
14 – Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os deu na mão dos roubadores, e os roubaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais estar em pé diante dos seus inimigos.

Título da Lição: BELÉM, CASA DE PÃO

Definição:  Iniciando novos aprendizados através do Livro Santo, onde contém histórias verdadeiras sobre um povo que, embora tenha sido escolhido por Deus, deu muito mais trabalho do que alegrias. Mas será que o Senhor se enganou com este povo de Israel? Não, Ele sabia de toda a obstinação daquela Nação, mas sempre existiu e sempre existirá em Nosso Amado Senhor uma coisa chamada Esperança. Esperança é um dos quesitos do fruto do Espírito Santo, por isto o Senhor nunca desistiu, pois havia uma Promessa de pé, desde o Éden. Outra coisa muito importante é que o Senhor não se preocupa com quantidades, mas sim, qualidade. Ao criar o ser humano a Trindade Santa disse: Façamos o homem segundo a nossa imagem e semelhança, tempos depois criou a mulher e a dotou de todos os predicados, e assim foi, mesmo assim o Senhor que de tudo é sabedor nunca os deixou só, todos os dias pela virada da tarde lá estava, ensinado-os, doutrinando-os em tudo. Mas vamos ao inicio de nosso estudo sobre uma família que morava numa Cidade abençoada chamada Belém. Os fatos que vamos relatar aconteceu nos dias em que os Juízes julgavam na terra. É importante aprendermos o que o Senhor nos ensina através do Livro sagrado, a Bíblia, sobre os relacionamentos. No livro Bíblico que tem o nome de Rute, ele é bem pequeno, poucos capítulos mas, de um conteúdo espetacular, em forma de ensinamentos. Vejamos o primeiro versículo: “E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos.” (Rt. 1: 1). Vamos fazer uma parada aqui para começarmos a compreender todos os propósitos de Deus para com a humanidade; por qual razão os juízes julgavam? Então para entender precisamos dar uma voltinha na terra para ver qual a razão: “E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué e todos os dias dos anciãos que prolongaram os seus dias depois de Josué e viram toda aquela grande obra do Senhor, a qual ele fizera a Israel.” (Jz. 2: 7). Então parece que já podemos começar a compreender a razão da desgraça de uma família, ou seja, a família de Elimeleque. A história de Rute tem fundamento nos dias em que os juízes julgavam. Imediatamente à morte de Josué o povo dá inicio a sua rebelião contra o Senhor, fazendo o que o Senhor mais abomina na vida de seu povo; a mistura vejamos então qual foi a infidelidade do povo após a morte de Josué: “Então, fizeram os filhos de Israel o que parecia mal aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins. E deixaram o Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles, e encurvaram-se a eles, e provocaram o Senhor à ira.” (Jz. 2: 11, 12). Aí está, a razão pela qual o Senhor naquela ocasião mandou a fome sobre a terra. A família de Elimeleque estava morando numa terra boa, aliás até o nome daquela cidade é muito significativo, pois Belém é casa de pão. Mas acontece que aquela família estava totalmente desviada do Caminho do Senhor, isto podemos ver com toda clareza desde a escolha dos nomes dos filhos, vemos que desde o Antigo Testamento os nomes principalmente nomes próprios eram dados sob direção Divina, vejamos: Elimeleque significa: Deus é rei, Noemi significa: deleite, muito bem, mas este casal que era “povo de Deus”, mostra que desde a ocasião do nascimento de seus dois filhos já estavam desviados do Caminho do Senhor, pois veremos agora os nomes e seus significados dos dois meninos seus filhos: O primogênito recebeu o nome de Malom que significa: doentio, o segundo recebeu o nome de: Quiliom que significa tuberculose. A mesma coisa está acontecendo, ou melhor, sempre aconteceu as escolhas dos nomes para os filhos, as pessoas vão colocando nomes que nem sabem o significado, isto sempre foi um dos maiores cuidados que o Senhor teve desde o principio do mundo. Mas voltando a história, pelo nome de Elimeleque podemos sentir pelo seu significado que, na ocasião de seu nascimento a terra estava em paz. Mas a história é pautada também na questão dos relacionamentos, ou seja, nas misturas com os que se rebelaram contra a Palavra do Senhor, podemos até passando por eles cumprimenta-los; não com a Paz do Senhor, pois quem tem a Paz do Senhor vive em união. Isto pode até parecer cruel, mas não é, isto é amar ao Nosso Deus como nosso Pai Verdadeiro. Toda a ruína desta família proveio do seu desvio do Senhor, as pessoas que se rebelam contra o Senhor passam a não ter mais nenhuma direção Divina, assim estava a família de Elimeleque. Ao saírem de Belém, foram justamente para uma terra de que representava um povo que nunca pertenceu ao povo de Deus, pois foi fruto de um incesto, fruto do pecado: “Então, a primogênita disse a menor: Nosso pai é já velho, e não há varão na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra. Vem, demos a beber vinho a nosso pai e deitemo-nos com ele, para que em vida, conservemos semente de nosso pai.” (Gn. 19: 31, 32.). Penso que não é preciso falar o quão grande foi esse pecado. As duas filhas de Ló conceberam e deram a luz, a primogênita teve um menino o qual colocou o nome de Moabe. Ao crescer foi dono de uma terra a qual recebeu o nome; terra de Moabe e foi para lá que o senhor Elimeleque deixou a Casa de Pão para morrer nas terras de Moabe. Vamos cada dia tomar como exemplo o saber passar pelas provas que o Senhor Nosso Deus tem para nós, esta família de quatro pessoas não teve prazer na prova da escassez de alimentos. Voltando a história vemos que o primeiro a morrer foi o marido de Noemi, os filhos tomaram para si mulheres moabitas: “E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos. E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.” (Rt. 1: 3 a 4). Que situação. Bem no inicio da história vemos que eles, durante todos estes anos peregrinaram naquela terra, peregrinar é símbolo de luta, peregrinar é não ter morada certa, pois estavam em terra alheia, povo que não era seu povo, gente sem a proteção Divina, fruto de incesto, não adianta se rebelar contra o Senhor, pois o que está escrito se cumpre. Mas quando há arrependimento embora com revolta, o Senhor tem benevolência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário