A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / ESTER, FLOR DE MURTA! - Lição: 04

LIÇÕES BÍBLICAS
  Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
  Data: - 04 – 03 – 2018.     
  Titulo da Lição:          ESTER, FLOR DE MURTA!
  Lição: 04
Texto Áureo: “Amai ao Senhor, vós todos que sois seus santos; porque o Senhor guarda os fiéis e retribui com abundância aos soberbos.”  (Sl. 31: 23)  
                                                                                 
Leitura Bíblica em Classe: 
212  - 253 -HC  (Sl. 27: 1 a 14)

1 – O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?
2 – Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.
3 – Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria: ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria.
4 – Uma cousa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e aprender no seu templo.
5 – Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão: no oculto do seu tabernáculo me esconderá: pôr-me-á sobre uma rocha.
6 – Também a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão ao redor de mim: pelo que oferecerei sacrifício de jubilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.
7 – Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me.
8 – Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração te disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.
9 – Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira: tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.
10 – Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.
11 – Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos que me andam espiando.
12 – Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.
13 – Pereceria sem duvida, se não cresse que veria os bens do Senhor na terra dos viventes.
14 – Espera no senhor, anima-te, e ele fortalecera o teu coração; espera, pois no Senhor.

 Título da Lição: ESTER, FLOR DE MURTA!
 Definição: Tudo começa pelo nome, pois o nome é de grande significação diante do Senhor nosso Criador. Ester é chamada pelo Senhor carinhosamente de: flor de murta, um arbusto que crescia no meio de Israel, certamente a flor desta pequena árvore deve ser muito linda. O nome Ester lá pérsia significa; estrela, mas esta história que deu nome a um livro da Bíblia e que, não cita nem sequer uma vez o Santo nome do Senhor Deus, ainda há pessoas que se dizem crentes em Jesus que ignora este livro por esta razão, acontece que em cada página, em cada referencia, lá está vivo o Nome do Senhor. Esta linda história se passa em Susã, uma das capitais do império, outra capital da Pérsia era a Babilônia para onde o povo transgressor à Palavra de Deus foi parar no cativeiro dos setenta anos. Naquela ocasião em que havia recentemente alguns hebreus voltando do cativeiro, mas ainda estavam sob o domínio da Pérsia, e esta situação durou mais de 120 anos, vemos que a situação do povo hebreu era a pior possível, pois estavam espalhados a mercê da sorte. Mas vamos começar a meditar na chamada desta jovem santificada que tem o nome de Ester: a história começa com o desenlace, ou seja, o fim do casamento do rei Assuero por conta da recusa de sua esposa Vasti, ela se recusou a desfilar mostrando sua beleza aos convidados, inclusive aos príncipes. Ela se recusou, pois percebeu que o rei seu esposo estava completamente embriagado, sendo ela uma mulher séria não quis se expor desta maneira. Houve um ajuntamento entre os príncipes, conselheiros e todos que conheciam as Leis e o Direito para tratar do caso da rainha Vasti. Vejamos: “O que segundo a lei, se devia fazer da rainha Vasti, por não haver cumprido o mandado do rei Assuero, pela mão dos eunucos? Então disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: Não somente pecou contra o rei a rainha Vasti, mas também contra todos os príncipes, e contra todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero,” (Et. 1: 15, 16). Aqui fica com toda clareza qual o mêdo desses todos, que cercavam o rei das consequências do ato, para eles, insano da rainha Vasti? É que, todas as mulheres poderiam seguir o exemplo e passar a não respeitar seus maridos. Mas nós sabemos que tudo isto foi providência Divina. Dali fica o rei sem esposa, passado algum tempo, o rei foi aconselhado por seus sábios a convocar todas as moças virgens e bonitas do reino para uma seleção, ele iria escolher sua nova esposa para ser rainha em lugar de Vasti. Morava naquela cidade um homem judeu, trazido cativo para a cidade de Susã. Este judeu tinha em sua companhia sua prima órfã criada por ele como filha, desde pequenina chamada Hadassa, traduzida por Ester na língua dos persas. E diz a história que Hadassa era linda. Passado algum tempo, Assuero seguindo seus conselheiros apregoou em todo o seu reino que reunissem todas as moças virgens e formosas e as reunissem para morar na casa das mulheres, sob os cuidados de Hegai um eunuco do rei, e que era guarda das mulheres, e que as enfeitassem para ficarem ainda mais bonitas. No meio dessa chamada lá estava Hadassa, moça escolhida para salvar da morte os seus irmãos judeus. Assim conservaria o Senhor para sempre seu povo na face da terra. Outra providência Divina, a questão do homem da porta, podemos assim chama-lo, ou seja, Mardoqueu, pois ao tomar conhecimento de que sua filha adotiva estava entre as moças escolhidas para ser esposa do rei: “E passeava Mardoqueu cada dia diante do pátio da casa das mulheres, para se informar de como Ester passava, e do que lhe sucederia.” (Et. 2: 11). Mas vamos meditar agora sobre o grau de santidade dessa moça, sabendo que santidade trás a Sabedoria do Alto, tanto ela como se pai de criação, eram oriundos do terrível cativeiro, aliás, podemos imaginar que Hadassa ou Ester para os persas, havia nascido em pleno cativeiro, e  recebendo instruções somente através de Mardoqueu, se converteu ao Deus de Israel. vivendo por ouvir dizer das coisas do Senhor, isto torna-se em vergonha para nós hoje que estamos vivendo na Plenitude dos Tempos. Mas vamos prosseguir nos feitos desta moça: Nos versos 9 e 10 começa o movimento do Senhor na causa dos judeus. Diz o verso 9 que levaram Ester à casa do rei, e alcançou graça perante ele, isto quer dizer que, ele:”... pelo que se apressou a dar-lhe os seus enfeites, e os seus alimentos, como também em lhe dar sete moças de respeito da casa do rei; e a fez passar com as suas moças ao melhor lugar da casa das mulheres.” (Et. 2: 9. Ester com sabedoria e obediência, não declarou o seu povo e a sua parentela. Chegando pois a vez de Ester se apresentar: “Assim foi levada Ester ao rei Assuero, à sua casa real. No décimo mês, que o mês de Tebete, no sétimo ano de seu reinado. Eo rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele graça e benevolência mais do que todas as virgens: e pôs a coroa real na sua cabeça, e a fez rainha em lugar de Vasti.” E ali seguiu-se uma grande festa. Ester porém mantendo sua firmeza, não declarando sua origem. Até então ia tudo bem, acontece que era chegada a hora do Senhor manifestar o seu grande Poder através da grande conspiração do mau Hamã, denunciando ao rei o povo judeu: “E Hamã disse ao rei Assuero: existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo, cujas leis são diferentes das leis de todos os povos, e que não cumprem as leis do rei pelo que não convém ao rei deixá-lo ficar.” (Et. 3: 8). Esta foi a grande oportunidade do Senhor entrar em ação através desta moça santificada, asantificação trás força e coragem. Nos versos 10 e 11 foi feito o decreto pelo rei Assuero: tirando ele seu anel o deu a Hamã e disse:“Essa prata te é dada, como também esse povo, para fazeres dele o que bem parecer aos teus olhos”. Dali veio a tristeza dos judeus quando foi apregoado em toda a província. Mardoqueu ao tomar conhecimento rasgou os seus vestidos, se vestiu de saco com cinza. E Mardoqueu levou ao conhecimento de Ester toda a situação. No verso 15 do cap. 4, vemos Ester lançando mão do único recurso que tinha naquela situação:“Então disse Ester que tornassem a dizer  a Mardoqueu: Vai ajunta a todos os judeus que se acharem em susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, e eu e minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço. Então Mardoqueu foi, e fez conforme a tudo quanto Ester lhe ordenou.” Daremos continuidade... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário