A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 14 de janeiro de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / O PAI PROCURA ADORADORES - Lição: 02

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 14 – 01 – 2018.
Titulo da Lição: O PAI PROCURA ADORADORES
Lição: 02
Texto Áureo: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;” (Jo. 4: 23 a.)
Leitura Bíblica em Classe: 124 – 51 - HC (Sl. 50: 1 a 23)

1 – O DEUS poderoso, o Senhor falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até ao seu ocaso.
2 – Desde Sião a perfeição da formosura, resplandeceu Deus.
3 – Virá o nosso Deus, e não se calará; adiante dele um fogo irá consumindo, e haverá grande tormenta ao redor dele.
4 – Chamará os céus, do alto, e a terra, para julgar o seu povo.
5 – Congregai os meus santos, aqueles que fizeram comigo um concerto com sacrifícios.
6 – E os céus anunciarão a sua justiça; pois Deus mesmo é o Juiz. (Selá.)
7 – Ouve, povo meu, e eu falarei; ó Israel, e eu, Deus, o teu Deus, protestarei contra ti.
8 – Não te repreenderei pelos teus sacrifícios, ou holocaustos, de continuo perante mim.
9 – Da tua casa não tirarei bezerro nem bodes dos teus currais.
10 – Porque meu é todo o animal da selva, e as alimárias sobre milhares de montanhas.
11 – Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo.
12 – Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e a sua plenitude.
13 – Comerei eu carne de touros? Ou beberei sangue de bodes?
14 – Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos.
15 – E invoca-me no dia da angustia eu te livrarei, e tu me glorificarás.
16 – Mas ao ímpio diz Deus: Que tens tu que recitar os meus estatutos, e que tomar o meu concerto na tua boca,
17 – Pois aborreces a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti?
18 – Quando vês o ladrão, consentes com ele, e tens a tua parte com adúlteros.
19 – Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano.
20 – Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe.
21 – Estas cousas tens feito, e eu me calei; pensava que era como tu; mas eu te arguirei, e, em sua ordem, tudo porei diante dos teus olhos.
22 – Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre.
23 – Aquele que oferece sacrifício de louvor me glorificará; e aquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus.

Título da Lição: O PAI PROCURA ADORADORES
Definição: De que maneira poderemos definir esta questão? O verso que separamos nesta manhã, para a 2ª Lição do Novo ano, nos fala algo muito importante dentro do texto Áureo sobre o que o Senhor ainda hoje está procurando, ou seja, os verdadeiros adoradores. Porém dentro deste texto percebemos que Jesus fala de uma promessa positiva, pois ao mesmo tempo em que Ele no diálogo com a mulher samaritana diz que, a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. Nisto sentimos que não há mais tempo a perder, esta foi a mensagem que deixou para ela, e para tantos quantos estejam ao alcance desta promessa. Nós hoje por exemplo: O que estamos vivendo é uma crise de infidelidade no mundo inteiro, os “irmãos” em Cristo na maioria das vezes são infiéis em seus compromissos na causa do Senhor, infiéis uns para com os outros, a causa provém do descompromisso com os Mandamentos da Lei de Deus. Não há nenhuma condição de adoração ao Senhor, se não houver fidelidade em todos os sentidos. Tudo isto provém da Fé, “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hb. 11: 6). Portanto é extremamente necessário que em nós haja adoração ao Senhor, pois ela é sinal evidente do amor a Ele. Este amor em forma de adoração, é demonstrada pelas atitudes, é através do vaso transbordante, sem nenhum interesse material, mas sim na demonstração diária na alegria de viver, nos testemunhos sobre a Graça de Deus, revelada a cada dia, nos Glorias e Aleluias que devemos expressar do profundo da alma. Na Leitura Bíblica em Classe, ou seja, especificamente no Salmo 50, o Senhor deixa bem claro que Ele não quer nenhum sacrifício de seus filhos, como muitos mercenários que andam por aí apregoando curas que não existem, e o povinho crente que não quer nada com as Sagradas Escrituras, vão seguindo os cães gulosos trocando as Sagradas Escrituras por garrafinhas de água, elas é que vão, salvar, curar, e levar para os Céus? Jamais, pois o Senhor abomina tais práticas, o Senhor procura adoradores, pois quando se recebe Jesus como Salvador, se recebe todas as bênçãos, assim está escrito: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bençãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade.” (Ef. 1: 3, 4). E agora? Depois desta declaração será que ainda há motivos para não dar Glorias a Deus bem alto? Que temos mais a pedir? Nosso tempo está livre para trabalhar, ir por todo o mundo levando esta Palavra de esclarecimento ao povo transgressor, principalmente aos que não estão recebendo as Divinas orientações pela escassez de ensinos das Sagradas Escrituras. Mas para que fique bem esclarecida a questão Adoração: Ela se resume numa pequena palavra: FÉ! “Ora sem fé é impossível agradar-lhe: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos Que o buscam.” (Hb. 11: 6). Vemos com muita clareza na LBC a verdadeira adoração ao Senhor. O tema central do Salmo 50: “Oferece a Deus sacrifício de louvor; e paga ao Altíssimo os teus votos. E invoca-me no dia da angustia, eu te livrarei, e tu me glorificarás.” Que conselho maravilhoso da parte de nosso Amado Salvador, vemos que o verso anterior nos fala acerca das oferendas abomináveis que se fazem em nome do Senhor, um povo que não busca nenhum conhecimento das Escrituras, aliás é conveniente que o povo que anda seguindo os mercenários da atualidade, não tenha mesmo nenhum contato com a Sagradas Escrituras, pois assim fica mais fácil a ilusão das garrafinhas de água milagrosa. O senhor quer adoração em outro sentido; Com cânticos espirituais, com orações em ações de graças, e principalmente com uma vida separada do pecado, dedicação e aplicação no que diz respeito às Escrituras Santas. A verdadeira Adoração ao Criador teve inicio na sua própria criação; vejamos o primeiro verso do Salmo 50: “O DEUS poderoso, o Senhor, falou e chamou a terra desde o nascimento do sol até ao seu ocaso. Desde Sião, a perfeição da formosura, resplandeceu Deus.” Em nossa adoração diária ao Senhor, deve sempre estar incluída a beleza de sua natureza, por exemplo: Pelas manhãs ao abrir nossa porta, contemplar um novo dia, nunca devemos denominar os dias que o Senhor nos apresenta de mau dia simplesmente por estar chovendo, ou geando, mas sim adorar ao Senhor agradecendo mais um dia que amanhece. Neste Magnífico Salmo 50, podemos observar quantas preciosidades temos em relação à Adoração ao Criador. Os estudantes da Bíblia conhecem muito bem, que a verdadeira adoração a Deus Pai nos trás Reverência e Temor, disto temos exemplos: Houve reações de Temor a Deus na vida de alguns homens ao se deparar com Ele, vejamos: Quando o Senhor encontrou-se com Moisés: “Disse mais o Senhor: eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.” (Êx. 3: 6). Isaias também temeu: “Então disse eu: Ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio dum povo de impuros lábios: e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos!” (Is. 6: 5). Temos ainda Elias: “E depois do terremoto um fogo, porém o Senhor não estava no fogo: e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna: e eis que veio a ele uma voz mansa e delicada.” (I Rs. 19: 12, 13). Esses homens verdadeiramente adoravam a Deus com tremor e temor, e consequentemente com louvor. Adoravam-no. Bastaríamos olhar para a galeria dos heróis da fé; esta galeria nos trás uma Mostra incomparável, todos estes homens e mulheres que provaram pela Fé, o verdadeiro amor ao Senhor transformaram-se em verdadeiros Adoradores, e mais; Relíquias do Senhor Todo Poderoso! Façamos uma meditação bem profunda sobre todo o capítulo 11 do Livro de Hebreus, talvez assim, começaremos a entender o que é verdadeiramente ser Adorador do Senhor. E para encerrar esta Lição: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento;” (Os. 4: 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário