A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 7 de janeiro de 2018

LIÇÕES BÍBLICAS / O PAI PROCURA INTERCESSORES - Lição: 01

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 07 – 01 – 2018.
Titulo da Lição:           O PAI PROCURA  INTERCESSORES
Lição: 01
Texto Áureo: “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” (Is. 6: 8)
Leitura Bíblica em Classe:         156  – 378  - HC  (Os. 4: 1 a 15)

1 – OUVI a palavra do Senhor, vós, filhos de Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra.
2 – Só prevalecem o perjurar, e o mentir, e o matar, e o furtar, e o adulterar, e há homicídios sobre homicídios.
3 – Por isso a terra se lamentará, e qualquer que morar nela desfalecerá com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar serão tirados.
4 – Todavia, ninguém contenda, nem qualquer repreenda; porque o teu povo é como os que contendem com o sacerdote.
5 – Por isso cairás de dia, e o profeta contigo cairá de noite; e destruirei a tua mãe.
6 – O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
7 – Como eles se multiplicaram, assim contra mim pecaram: eu mudarei a sua honra em vergonha.
8 – Alimentam-se do pecado do meu povo, e da maldade dele têm desejo ardente.
9 – Por isso, como é o povo, assim será o sacerdote; e visitarei sobre ele os seus caminhos, e lhe darei a recompensa das suas obras.
10 – Comerão, mas não se fartarão, entregar-se-ão à luxuria, mas não se multiplicarão; porque deixaram de olhar para o Senhor.
11 – A incontinência, e o vinho, e o mosto tiram a inteligência.
12 – O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito de luxuria os engana, e eles se corrompem, apartando-se da sujeição do seu Deus.
13 – Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso as vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.
14 – Eu não castigarei vossas filhas, que se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram; porque eles mesmos com as prostitutas se desviam e com as meretrizes sacrificam: pois o povo que não tem entendimento será transtornado.
15 – Se tu, ó Israel, queres corromper-te, não se faça culpado Judá; não venhas a Gilgal, e não subais a Bete-Áven, e não jureis, dizendo: Vive o Senhor.

Título da Lição: O PAI PROCURA INTERCESSORES

Definição: Mais um ano se findou, Novo Ano tem inicio, novas perspectivas na vida de todo aquele que procura a Paz e segue-a.
Iniciaremos também em nossa Congregação uma busca muito interessante sobre as cousas, que nosso Pai celeste procura encontrar em cada um de seus filhos aqui na terra. Na verdade, o ser humano vive procurando coisas, procuram lugar para morar, procuram um bom emprego, procuram drogas, procuram bisbilhotar a vida alheia, e tantas e tantas coisas.
Muitas delas sem nenhuma valia para uma vida de paz. Até parece estranho falar que o Nosso Deus na Pessoa de seu Filho Jesus também procura algo, na verdade só se procura algo que está perdido, mesmo sendo Deus Onipotente, Onipresente e Onisciente, Ele ainda procura coisas, ás quais vamos aprender nestas primeiras semanas do novo ano nas Lições de Escola Dominical. Para começar vamos recordar que o Número de Deus é SETE. E há Sete coisas que o Senhor ainda procura. 1ª – Deus procura Intercessores: “Ao povo da terra oprimem gravemente, e andam roubando, e fazem violência ao aflito e ao necessitado, e ao estrangeiro oprimem sem razão. E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.” (Ez. 22: 29, 30). Neste texto do profeta Ezequiel o Senhor está falando dos pecados que estão assolando o mundo, mas porque ele não encontrou, e ainda hoje mais do que nunca Ele não encontra um que esteja tapando o muro? Porque os crentes que existem na face de toda a terra não estão aptos para interceder por ninguém, qual a razão? A resposta é; Ainda não compreenderam os Escritos Sagrados para suas próprias vidas. Estão apegados a feitiçarias, estão apegados aos pecados dos filhos, estão juntos e misturados com mal feitores, sem se falar que, a grande maioria está seguindo os falsos pastores e suas heresias, não discernindo a real vontade do Senhor. Para ser intercessor junto a Jesus; é preciso estar na brecha. Mas o que é na verdade ser intercessor? Ser intercessor é ser medianeiro, advogado, pessoa que entende de Leis, que as estuda a fundo, que ao abrir a sua boca na causa alheia, abra com segurança. Hoje especificamente falaremos de um moço que se consagrou ao Senhor duma tal maneira que, foi um dos escolhidos para estar junto aos cativos de Babilônia naquele cativeiro dos setenta anos. Aos 25 anos foi cativo com o povo rebelde, aos 30 anos foi chamado para Profeta em meio ao cativeiro vejamos: “E DISSE-ME: filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então entrou em mim o espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até este mesmo dia.” (Ez. 2: 1 a 3).
Esta foi a chamada de Deus. É certo que tanto Ezequiel como tantos outros foram levados cativos sem terem transgredido as Leis do Senhor, esta é a prova do grande amor de Deus para com os transgressores. Mas voltando a condição de intercessor, como alguém pode querer ser intercessor de alguém diante de Deus Pai sem ter nenhum conhecimento das Sagradas Escrituras? Já temos muitas vezes aprendido que se não formos estudante da Bíblia Sagrada jamais teremos condições de orar nem sequer o Pai Nosso. Quando vemos no capítulo 2 de Ezequiel a chamada maravilhosa que o Senhor lhe fez: Põe-te de pé e falarei contigo... Esta foi a chamada. É bom que fique bem clara a questão; desde aqueles tempos até aos dias atuais para ser intercessor, ou seja, orar pelas causas das pessoas e dos irmãos em Cristo há uma condição muito séria. Vejamos: “DEPOIS me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel. então abri a minha boca, e me deu a comer o rolo. E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel. E disse-me: Filho do homem, vai entra na casa de Israel, e dize-lhe as minhas palavras. Porque tu não és enviado a um povo de estranha fala, nem de língua difícil, mas à casa de Israel.” (Ez. 3: 1 a 5). Intercessor! Chamada realmente muito bonita e de grande valia, mas de que maneira? Sair por aí impondo as mãos precipitadamente sobre as pessoas? Há um chavão no meio de um povinho crente que não quer nada com a leitura das Sagradas Escrituras; Vamos orar! É só isso que se ouve. Vejamos o que diz Paulo sobre isto: “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios: conserva-te a ti mesmo puro.” (I Tm. 5: 22). Ficou clara esta questão?
Portanto, para que se receba o Ministério de Intercessão é preciso antes, estar afiado nas Sagradas Escrituras, comer o Rolo diariamente.
A verdadeira intercessão acontece na maioria das vezes no Ministrar a Palavra Santa. A grande maioria dos pedidos de oração que o chamado povo de Deus lança aos irmãos, são, problemas puramente fácil de resolver com uma boa aula de Escola Dominical, pois são problemas adquiridos por falta de obediência as Escrituras, aos Mandamentos da Lei de Deus. Vemos que desde o Antigo Testamento o Senhor levantava profetas para apregoar a Palavra do Senhor ao povo, mas o povo sempre rejeitou, o povo só quer oração, mas oração nada resolve quando há desobediência. Agora nesta Nova Aliança temos um Intercessor por Excelência Jesus Cristo! Todo o Poder foi-lhe dado, e Ele está sempre pronto a nos ouvir e muito deseja que o conservemos como nosso Mestre para sempre. Mas voltando a questão que Deus procura intercessores, mas para ser intercessor é preciso estar na brecha; como assim? Estar na brecha é estar, em plena obediência as Sagradas Escrituras, na Doutrina, nos conselhos antigos do Senhor, pois não se pode tirar um til nem uma vírgula da Palavra. Portanto como está escrito “ Ó SENHOR, tu és o meu Deus; exaltar-te-ei, a ti, e louvarei o teu nome, porque fizeste maravilhas: os teus conselhos antigos são verdades e firmeza.” (Is. 25: 1). Estar na brecha é resistir o mal na porta do coração, na porta de morada, em fim por onde andar estar firmado na Rocha que é Jesus Cristo nosso Salvador. Intercessor aqui na terra é ser SEMEADOR da Palavra, pois Jesus está na Glória recebendo o bom trabalho de seus discípulos do século 21. Onde estão os tais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário