A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 10 de dezembro de 2017

LIÇÕES BÍBLICAS / JESUS O PURIFICADOR - Lição: 11

 LIÇÕES BÍBLICAS
  Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
  Data: - 10 – 12 – 2017.     
  Titulo da Lição:         JESUS O PURIFICADOR     
  Lição: 11
Texto Áureo: “Logo muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Rm. 5: 9).
Leitura Bíblica em Classe:         306 – 499 - HC                        (Lv. 1: 1 a 15).
1 – E CHAMOU o Senhor a Moisés, e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
2 – Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e de ovelhas.
3 – Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem mancha: à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.
4 – E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito por ele, para a sua expiação.
5 – Depois degolará o bezerro perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue, e espargirão o sangue à roda sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
6 – Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços.
7 – E os filhos de Arão, os sacerdotes, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
8 – Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar;
9 – Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isto queimará sobre o altar: holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
10 – E se a sua oferta for de gado miúdo, de ovelhas ou de cabras, para holocausto, oferecerá macho sem mancha,
11 – E a degolará ao lado do altar, para a banda do norte perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, espargirão o seu sangue à roda sobre o altar.
12 – Depois a partirá nos seus pedaços, como também a sua cabeça e o seu redenho: e os sacerdotes os porá em ordem sobre a lenha que está no fogo sobre o altar.
13 – Porém a fressura e as pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo oferecerá, e o queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
14 – E se a sua oferta ao Senhor for holocausto de aves, oferecerá a sua oferta de rolas ou de pombinhos;
15 – E o sacerdote oferecerá sobre o altar, e lhe torcerá o pescoço com a sua unha, e a queimará sobre o altar; e o seu sangue será espremido na parede do altar;
Título da Lição: JESUS O PURIFICADOR

Definição: Ao abrirmos a Bíblia, que é o álbum fotográfico de Deus, vemos um retrato, ou melhor, um, outro retrato do Senhor Jesus Cristo. Nesta 2ª lição sobre o Tabernáculo o  veremos como: “O PURIFICADOR”. Vamos atravessar a Porta de Cortinas da Cerca e entrar no Pátio do Tabernáculo. O chão era a própria areia do deserto. Quando o pecador entrava no pátio do Tabernáculo vinha para receber o perdão de seus pecados, e para adorar a Deus. Nenhum dos filhos de Israel podia atravessar a porta e ir até ao pátio, sem que levasse alguma coisa em suas mãos. O israelita tinha que trazer um animal perfeito e vivo como sacrifício,  como temos visto na LBC. Então, quando ele entrava, o Sacerdote estava esperando para receber o sacrifício, ali o animal era morto e colocado sobre o Altar de bronze. A palavra Altar significa: Lugar de Sacrifício. Portanto, a cruz foi o Altar de Deus ou lugar de sacrifício para seu Filho Jesus Cristo. Ali quando o animal era sacrificado e ateado o fogo no Altar, representava então a ira de Deus, e quando ali o animal era consumido pelo fogo, tornava-se em cinzas. Essas cinzas representavam a obra consumada.  Vejamos: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.” (Jo. 10: 28, 29). Há uma diferença daquele tempo ali no deserto em relação à Nova Aliança; todo este cerimonial, era anual, chamado o dia da expiação, era o mais solene e sagrado, chamado também de; o dia da purificação não somente do povo, mas também do Santuário. Outro detalhe importantíssimo; era celebrado no sétimo mês do calendário judaico. Vejamos: “Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel dizendo: no mês sétimo ao primeiro do mês, tereis descanso, memória de jubilação, santa convocação. Nenhuma obra servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao Senhor.” (Lv. 23: 23 a 25). Outra peça de grande importância que havia naquele Pátio era a Pia de cobre = Palavra de Deus “E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar e a porás entre a tenda da congregação e o altar; e deitarás água nela. E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés.” (Ex. 30: 17 a 19). Quando lemos na Bíblia, toda a construção do Tabernáculo, vemos que; todos os utensílios, todas as cortinas, peça por peça, tem suas respectivas medidas, esta Pia ou Bacia de lavar, é a única peça do Tabernáculo que não encontramos as suas medidas, pois esta Bacia representa a Palavra de Deus, ou seja, o Livro Santo, e a água contida nela, todos os Escritos Sagrados, e esta água é sem medida. Assim Ele, Jesus se expressou àquela mulher samaritana lá no poço de Jacó: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte d’água que salte para a vida eterna.” (Jo. 4: 14). Era impossível entrar no Tabernáculo e não passar pela Pia. Mas porque será que eram lavados apenas as mãos e os pés? Esta ordem vem desde o Êxodo: “E falou o Senhor a Moisés farás também uma pia de cobre com a sua base de cobre, para lavar e a porás entre a tenda da congregação e o altar; e deitarás água nela. E Arão e seus filhos nela lavarão as suas mãos e os seus pés.” Voltamos a dizer que era muito importante; esta pia de lavar, pois nela não há medidas, pois representa o Livro Santo que ostentamos em nossas mãos. Portanto é impossível entrar no Tabernáculo, Casa de Deus, e desejar estar nela e não passar pela Palavra, ou ainda mais, permanecer Nela. Tudo isto foi confirmado pelo Senhor Jesus quando por aqui andou. Vejamos: “Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e ia para Deus, levantou-se da ceia, tirou os vestidos, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: o que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.” (Jo. 13: 3 a 9). Aí está se cumprindo em Jesus o que foi predito lá no deserto. É motivo de grande alegria estarmos aprendendo nestas manhãs do Domingo dia do Senhor, que rejeitar as Sagradas Escritura, ou seja, não aplicar em nossa vida os Divinos ensinamentos é estar sujo e consequentemente morto em vida, pois quem não se deixa lavar por Ele, sim, pois como está escrito; Jesus é o Verbo,  não terá parte com  Ele. Jesus o Purificador! Escrito está que Jesus virá receber a Igreja, a Noiva purificada pela Palavra. Portanto naquela pia não haviam medidas. Outro detalhe importantíssimo! Aquela pia refletia o rosto natural, pois ela foi confeccionada com os espelhos das mulheres daquele tempo. Os espelhos eram de cobre polido, vejamos: “Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se ajuntavam, ajuntando-se à porta da tenda da congregação.” ( Êx.38: 8). Ela refletia o rosto natural, isto é muito significativo, pois é sempre na face que vem o reflexo do que vai na alma, temos referencias no Novo Testamento: “Pelo que rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malicia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao varão que contempla ao espelho o seu rosto natural.” (Tg. 1: 21). Portanto,  a Pia de cobre é um retrato da Palavra de Deus, pois a Palavra de Deus é uma fonte inesgotável! Ela também fala de regeneração: “Não pela obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo. (Tt. 3: 5). Fala de Purificação: Ele, Jesus naquele Ato do lava-pés deixou bem claro que, se não for pela Palavra nunca teremos parte com Ele. Estar limpo. Uma vez regenerado, muitas vezes Purificado pela Palavra dia e noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário