A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 10 de setembro de 2017

LIÇÕES BÍBLICAS / MARAVILHOSO É JESUS! - Lição: 11

LIÇÕES BÍBLICAS
  Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
  Data: - 10 – 09 – 2017.     
  Titulo da Lição:         MARAVILHOSO É JESUS!         
  Lição: 11
  Texto Áureo: “E estes sinais seguirão aos que crerem.” (Mc. 16: 17 a).   
                                                 437– 349 – HC
Leitura Bíblica em Classe:                                      (Ex 4: 1 a 16).
1 – ENTÃO respondeu Moisés, e disse: mas eis que me não crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O Senhor não te apareceu.
2 – E o Senhor disse-lhe: que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara.
3 – E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.
4 – Então disse o Senhor a Moisés: estende a tua mão, e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se  em  vara na sua mão.
5 – Para que creiam que te apareceu o Senhor, Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
6 – E disse-lhe mais o Senhor: Mete agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.
7 – E disse: Torna a meter a tua mão no teu seio. E tornou a meter sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a outra carne.
8 – E acontecerá que, se eles te não crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal; crerão a voz do derradeiro sinal;
9 – E se acontecer que ainda não creiam a estes dois sinais, nem ouçam a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio tornar-se-ão em sangue sobre a terra seca.
10 – Então disse Moisés ao Senhor; Ah! Senhor! eu não sou homem eloquente nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
11 – E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo e o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu o Senhor?
12 – Vai, pois agora, e eu serei com a tua boca, e te ensinarei o que hás de falar.
13 – Ele, porém disse: Ah! Senhor! Envia por mão daquele a quem tu hás de enviar.
14 – Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração.
15 – E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a sua boca, ensinando-vos o que haveis de fazer.
16 – E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
Título da Lição: MARAVILHOSO É JESUS!

Definição: Estamos nesta manhã para aprender sobre o Dom do Espírito Santo chamado: Operação de Milagres ou Maravilhas. O texto da Leitura Bíblica em Classe nos mostra com toda clareza as Maravilhas operadas por Moisés lá no Egito, para que pelos Sinais provindos diretamente do Espírito Santo pudesse mover o coração do Faraó, e deixar sair de lá aquele povo. Este Dom de Milagres ou Maravilhas é distinto dos Dons de curar, pois este Dom diz respeito à operação de Sinais e Prodígios vários. Vejamos a recomendação do Senhor a Moisés quando ele chegasse ao Egito: “E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão;” (Ex. 4: 21). São incontáveis os Sinais, Prodígios e Maravilhas operados não somente por Moisés, mas, também por profetas e apóstolos, que bem conhecemos através das Sagradas Escrituras. No livro de Apocalipse no capítulo 11, são citadas as duas testemunhas que foi revelado a João, que; na grande tribulação receberão poder de profetizar por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco, vejamos: “E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Estas são duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.” (Ap. 11: 3, 4). Essas evidencias não deixam nenhuma dúvida sobre quem são estas duas testemunhas mencionadas neste livro da Revelação, pois este é o significado do nome Apocalipse. Portanto fala de dois homens que foram tremendamente usados no Dom de operar Maravilhas, Moisés e Elias. Mas houve também outros que receberam este Dom. Este Dom tem muito a ver com as coisas da natureza, ou seja, opera Sinais e Prodígios, vimos os primeiros sinais através de Moisés com a vara que estava em sua mão, semelhante as magias realizadas pelos magos de Faraó. Mas voltando às duas testemunhas descritas em apocalipse, porque podemos ter certeza que são Moisés e Elias? 1º - ambos não passaram pela morte, mas foram arrebatados, 2º - ambos operaram sinais e prodígios na terra em seus ministérios. Falemos um pouco sobre Elias quando foi tremendamente usado pelo Senhor no Dom de Maravilhas, após restaurar o Altar do Senhor que estava quebrado e diante daqueles 400 profetas de Baal, fez um rego em volta do altar e ali colocou muita água então orou ao Senhor e disse: “Responde-me, Senhor, responde-me, para que o povo conheça que tu, Senhor, és Deus, e que tu fizeste tornar o seu coração para trás. Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.” (I Rs. 18: 37, 38). Este grande exemplo temos como prova de que o Senhor ainda é o mesmo, e muitos destes Sinais e Prodígios Elias foi usado pelo Senhor, e no final ele foi arrebatado aos Céus numa carruagem de fogo. Seu sucessor Eliseu acompanhou o profeta Elias até velo  arrebatado numa carruagem de fogo, e naquele exato momento, Eliseu fez um pedido ousado, mas  o importante é que o Senhor concedeu o que ele pediu. Vamos ver: “Então Elias tomou a sua capa, e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para as duas bandas: e passaram ambos em seco. Sucedeu pois, que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que, queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Cousa dura pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro: e Elias subiu ao céu num redemoinho.” (2 Rs. 2: 8 a 11). Então já temos aprendido que Elias sendo a segunda testemunha de que fala em Apocalipse, pois o primeiro a ser usado no Dom de Operação de Maravilhas foi Moisés. Mas, Eliseu fez aquele pedido que nós citamos acima, como ousado, ele pediu porção dobrada do espírito de Elias, observamos que, no texto a palavra espírito está em letra minúscula, portanto refere-se a pessoa de Elias, ou seja a santidade de vida que Elias levava, por essa razão, ou seja, pelo amor com que Elias se dedicava ao trabalho do Senhor, ele foi recebendo Dons Maravilhoso, e diz em sua história de vida que ele realizou através do Santo Espírito 7 Milagres de Maravilhas, todos estão escritos no Livro Santo (Bíblia). Mas Eliseu como pediu porção dobrada da Fé, da dedicação de Elias, fez o dobro dos Milagres de Maravilha, ou seja 14. Vemos nas referencias acima qual foi a resposta de Elias quando ouviu acerca do pedido de Eliseu? “Se me vires quando for tomado de ti”. Acontece que Eliseu estava tão ligado com o Senhor quanto Elias, ambos sabiam que seria naquele dia o arrebatamento de Elias aos Céus. Ele não passou pela morte. Se você ler todo o capitulo 2, do Livro de 2 Reis, você entenderá melhor o que estamos relatando na lição desta manhã. Magnífica a história destes dois profetas! Eliseu realizou seu último Milagre quando só restava dele, os ossos naquela cova aberta. “E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram um bando, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu: e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés.” (Rs. 13: 21). Que coisa linda é a vida do salvo em Jesus Cristo! Esta é mais uma prova de que; quem é salvo em Jesus nunca morrerá, dormirá até o dia da Ressurreição, ou seja, a vinda de Jesus para levar sua Noiva, a Igreja lavada e remida pelo Sangue de Jesus. Busque com Fé os Dons do Espírito Santo, Ele, ainda nestes dias tão conturbados na terra por conta do pecado procura os seus verdadeiros adoradores, mas que o adorem em espírito e em verdade, percebemos aqui que a palavra espírito está em letra minúscula, porque se refere ao nosso espírito que o nosso pensar, nosso querer, da mesma maneira Eliseu naquele pedido da porção dobrada do espírito de Elias, ou seja, ele desejou ser tão leal ao Senhor quanto Elias era, pois só através da lealdade, obediência, ter alegria Em ser estudante da Bíblia Sagrada, o que assim proceder receberá não somente o Batismo com o Espírito Santo, mas sim os Dons Especiais que vem do Alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário