A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 27 de agosto de 2017

LIÇÕES BÍBLICAS / FÉ, DOM DO ESPÍRITO! - Lição: 9

LIÇÕES BÍBLICAS
  Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
  Data: - 27 – 08 – 2017.     
  Titulo da Lição:               FÉ, DOM DO ESPÍRITO!         
  Lição: 9
  Texto Áureo: “Mas o justo viverá da fé ”            (Rm. 1: 17 b.).   
                                                 107– 101 - HC
Leitura Bíblica em Classe:                                      (Hb. 11: 1 a 15).
1 – ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.
2 – Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
3 – Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
4 – Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.
5 – Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
6 – Ora, sem fé é impossível agradar-lhe: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
7 – Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, temeu, e, para salvação da sua família preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
8 – Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
9 – Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
10 – Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.
11 – Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.
12 – Pelo que também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.
13 – Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas, mas vendo-as de longe e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
14 – Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria.
15 – E se, na verdade, se lembrassem daquela donde haviam saído, teriam oportunidade de tornar.

Título da Lição: FÉ, DOM DO ESPÍRITO!

Definição: Mas afinal, como poderemos definir este Dom ilimitado? Entre todos os demais Dons do Santo Espírito, podemos dizer que este Dom é uma alavanca que vai conduzindo o salvo em Jesus Cristo aos Céus com louvor! Atentamos para o que nos diz o verso 6 na parte a: de nossa LBC: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe...”. O texto fala de uma fé salvadora, pois já se tem aprendido que, o revestimento do Espírito Santo, ou seja o Batismo do Espírito Santo não salva, portanto basta a fé salvadora para levar aos Céus. Infelizmente temos em nosso meio, ou seja, em todo o mundo crentes que não conseguem ser Igrejas por causa da ausência da fé, sinal evidente que são pessoas que não leem a Bíblia, então vão perdendo dia após dia aquela pouca fé que por instantes o fez receber a Jesus como Salvador, até voltar ao estado primitivo por não cultivar a fé, simplesmente por não meditar diariamente nos Escritos Sagrados e pô-los em prática, que dirá estuda-la. Mas está escrito, que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a Palavra de Deus, na verdade,  quando abrimos este Livro Santo não lemos, mas ouvimos  de Deus as palavras escritas, isto também é fé, é crer que verdadeiramente este Livro é Santo. Portanto é preciso que fique bem clara esta questão da diferença entre Fé salvadora e Fé Dom do Espírito Santo. A Fé como Dom, é especial pois, fornece a pessoa que o recebe uma confiança extraordinária nas suas promessas, poder para tomar posições heroicas tanto na sua vida em particular, como na vida da Igreja, e também no campo da evangelização, pois como está escrito também na LBC: “ORA. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.” (Hb. 11: 1, 2). Aí está o X da questão, isto aconteceu com Noé. Vejamos como se explica Noé ter aceitado aquela tão grande incumbência de construir uma arca com todas as medidas dadas pelo Senhor para guardar sua família, e preservar a vida e espécie de cada animal, se ele nunca tinha viso uma chuva? O verso 7 LBC diz que Noé foi divinamente avisado das coisas que ainda se não viam, ou seja, chuva. Até então conta-se a história em Gênesis cap. 2: 8 a 17, que até então nunca havia chovido na terra. Eis a importância de sermos estudantes da Bíblia. Mas voltando ao Dom da Fé, que fé extraordinária tinha Noé, ele já possuía o Dom da Fé, fazendo jus ao verso acima. Ele nunca tinha visto uma chuva nem forte, nem fraca, apenas aquele vapor que saia da terra para regar a plantação e as águas dos rios. E esta galeria dos heróis da Fé vai mostrando a cada um, a começar por Abel até ao último dos profetas, apóstolos, discípulos. Incontáveis os que receberam o Dom da Fé. Este Dom é exibido por alguém com confiança forte, com atitudes fortes, nunca se acovarda ante qualquer situação, passam a ser extremamente obedientes a tudo quanto está escrito na Bíblia, aliás, o Senhor Jesus jamais vai entregar seus Dons do Espírito a quem não tem conhecimentos Bíblicos, ou melhor, a quem não os cumpre, são pessoas Que aprendem, mas na hora de executar se acovardam, ou não creem nos Escritos Sagrados. O Dom da Fé também vai excluindo da vida do que o recebe, a necessidade extrema de orar por qualquer bobagem que aconteça em suas vidas, pois pela Fé crê que já alcançou todas as benesses que Deus tem para seus filhos, e passam a compreender que, basta obedecer fielmente as ordenanças, os Santos Mandamentos. Basta, agradecer. As orações passam a ser agradáveis ao Senhor, porventura o Pai não sabe de tudo quanto precisamos, do que gostamos e do que esperamos? Ele sabe. Aos obedientes nada faltará, Davi cheio do Espírito Santo e por meio do Dom da Fé disse: “O SENHOR é meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam...”. Aí está uma Fé Dom do Espírito Santo. Todos os salvos em Jesus deveriam ser grandes pensadores, existem na história geral, mundial, grandes trabalhos através de grandes pensadores, isto é tão bonito! Homens que se dedicaram a pensar e assim chegaram a grandes conclusões de tantas coisas úteis, para uma vida cotidiana, e muitas coisas deixaram escritas, assim deveriam ser os crentes, pois rapidamente se tornariam em Igrejas, reconhecidas pelo Senhor e chamadas de Pedras vivas! Mas tudo isto só será possível através da busca constante nos Escritos Sagrados, pois este Livro é incomparável, pois nos trás a História de como o Senhor através daquela ocorrência tão desastrosa acontecida lá no Jardim, durante quase cem anos o Senhor ali ministrando a Palavra todas as tardes havia Culto da Palavra, em apenas vinte e nove segundos o homem e a mulher Perde todo o direito de permanecer naquele Céu, sim pois, ali era o Céu, o Paraíso que havia descido. Porque isto aconteceu? Pelo fato de não darem importância  à Palavra do Senhor. Com tudo isto, o Senhor naquele mesmo dia fez a grande Promessa do Salvador, ou seja Seu próprio Filho e já na promessa dizendo tudo quanto iria acontecer com este Filho amado, pois para nos dar a vida eterna, ele teria que derramar o seu Sangue, pois segundo a Palavra do Senhor; “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.” (Hb. 9: 22). Então fica bem esclarecido que, no ato de receber a Jesus como Salvador, a criatura humana fica purificada de seus pecados, por intermédio do Sangue derramado por Cristo na cruz. Agora podemos perguntar: Será que depois de tantas vezes aprendido isto, ainda é preciso continuar atormentando ao Senhor em oração, por intermédio Daquele que derramou Seu Sangue para nos dar vida e vida em abundancia? Será que depois de tudo isto e mais; O Derramamento do Seu Santo Espírito com os Dons e em especial oDom da Fé para dar a quem o pedir, será preciso continuar atormentando o Senhor com orações imprecatórias? Será que nossas orações ou conversas com o Senhor não podem ser agradáveis, como conversas de amigos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário