A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 9 de julho de 2017

LIÇÕES BÍBLICAS / ANDAI EM ESPÍRITO - Lição: 2

LIÇÕES BÍBLICAS
  Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
  Data: - 09 – 07 – 2017.     
  Titulo da Lição:                    ANDAI EM ESPÍRITO            
  Lição: 2
 Texto Áureo: “A boca do justo fala da sabedoria; a sua língua fala do que é reto.” (Sl. 37: 30).    
                                                 355 – 225 - HC – .
   Leitura Bíblica em Classe:                                      (Mt. 3: 1 a 17. )

  1 - E, NAQUELES dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia.
  2 -  E dizendo: Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus.
 3  - Porque este é o anunciado pelo profeta Isaias, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
4 – E este João tinha os seus vestidos de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
5 - Então ia ter com ele em Jerusalém, e toda a Judeia, e toda a província adjacente ao Jordão;
6 – E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
7 – E, vendo ele muitos dos fariseus e saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
8 – Produzi pois frutos dignos de arrependimento;
9 – E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abrão.
10 – E também agora está posto o machado à raiz das árvores, toda a árvore, pois, que não produz fruto, é cortada e lançada no fogo.
11 – E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
12 – Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
13 – Então veio Jesus da Galiléia ter com João junto ao Jordão, para ser batizado por ele.
14 – Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
15 – Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
16 – E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e
viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17 – E eis que uma voz dos céus dizia: este é o meu Filho amado, em quem me    comprazo

Título da Lição: ANDAI EM ESPÍRITO

Definição: Andar em Espírito é ser alimentado do Fruto do Espírito Santo. Isto só vai começar a acontecer quando houver a verdadeira conversão no interior do crente, pois não basta crer, para Deus Pai, que permitiu que seu único Filho morresse pendurado numa cruz com os malfeitores, não basta crer, é preciso cumprir toda a Escritura, como acabamos de ler no verso 8 da LBC; “Produzi pois frutos dignos de arrependimento;”. E isto deve acontecer todos os dias de nossa vida aqui na terra, pois como está escrito; “Não vos inquieteis pois  pelo dia d’amanhã, porque o dia d’amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mt. 6: 34). Geralmente quando nos convertemos ao Senhor, é travado cada dia um grande conflito: É o Espírito contra a carne, e a carne contra o Espírito do Senhor, porque são opostos. É realmente muito difícil vencer as convenções, aqueles apegos familiares, costumes pagãos, as comadres, os compadres, as críticas de “amigos”, e etc. Mas quando há realmente uma aceitação à Verdade, ou seja, a Jesus Cristo tudo se torna fácil, pois através da alegria que se sente instantaneamente, como sempre estamos aprendendo que, a pedra que atrapalhava, ou que havia em nossa vida, rola dentro das primeiras 24 horas de conversão, se assim não for, não houve nenhuma conversão. Nunca devemos esquecer, daquela conversão do ladrão da cruz, ou seja, a reposta que o Senhor Jesus lhe deu em meio aquela agonia. (Hoje mesmo estarás comigo no paraíso). Portanto, a salvação da alma e consequentemente do corpo e espírito é imediata ao arrependimento. E é desta maneira que vamos produzindo frutos, interessante esta fala de Jesus deixando bem claro que sou eu e você que produzimos em nós mesmos esse fruto que provém do Espírito Santo repartido em nove quesitos, que alimenta nossa alma, corpo e espírito. Andávamos sozinhos até o dia da conversão, ou melhor, estávamos morrendo, não vivendo, até o dia da conversão ao Senhor. Ao nascer de novo, o Espírito Santo veio habitar em nós com o objetivo de controlar e mudar nossa vida. Aí é que vem o conflito, mas quando há verdadeiramente a salvação em Jesus, o que vai acontecer? Ficamos valentes e vencemos; a carne e suas concupiscências, este é o sinal evidente de conversão, e a Igreja, ou seja; os irmãos e seu Ministério percebe a mudança na vida daquele ou daquela nova convertida. O primeiro espírito perturbador que vai embora da nossa vida é o medo. Daí, teremos condições de começar uma obediência vital, sem o medo partimos para provar ao Senhor e a nós mesmos o quanto o amamos, sim, pois o primeiro Mandamento da Lei de Deus é: O Amor! “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento” (Mt. 22: 37). Aí está o X da questão, tudo a partir daí se torna muito fácil de vencer, sem amar a Deus sobre TODAS as coisas jamais seremos vencedores em coisa alguma nesta vida. Tudo parte do grau de amor que estamos dedicando ao Senhor, por que se assim procedemos, passamos não somente para o Senhor, ser testemunhas de Jesus, mas desde a nossa casa de morada até aos confins da terra estaremos dando Testemunho Do Senhor. O Amor ao Senhor é o que comanda tudo na vida do salvo por Jesus Cristo. Hoje estamos estudando sobre o Primeiro quesito do Fruto do Espírito Santo que é o Amor: O Senhor, ou toda Trindade Santa, espera que possamos produzi-lo, pois esta é a parte mais difícil, de se produzir, porque durante uma vida inteira produzimos amor a tantas coisas, tantas pessoas, dedicações muitas vezes a quem nunca na verdade mereceu de nossa parte tanto desvelo não é verdade? Muitos de nós nos tornamos verdadeiros escravos de convenções, com o cuidado de não magoar este ou aquele, e assim vai se passando uma vida de amargor. Mas, quando chega Jesus em nossa vida tudo muda, não por um dia, mas para sempre e sempre melhorando. Ele chega para fazer uma troca Maravilhosa, Ele vem para carregar para bem longe os lixos que ajuntamos durante uma vida inteira. Então chega diante daquela porta interior, e toca,  batendo quem sabe quantas vezes Ele bateu, e nós não atendemos, pois nem escutamos, envolvidos em tantos males; “Eis que estou à porta, e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Ap. 3: 20), mas Ele insistiu e conseguiu que eu e você um dia abrisse, e o verso que se segue a este, adverte justamente o que estamos estudando nesta manhã, Jesus diz: ao que vencer concederá que se assente com Ele no seu trono. Que Maravilha! Nem queremos tanto. Mas Jesus quer fazer isto conosco, basta  abrir a porta, deixa-lo entrar como fez Zaqueu, Ele entrou e fez a limpeza, e a transformação daquele homem foi instantânea. Portanto o Maravilhoso Sinal é quando nos desprendemos, e caímos no campo levando de graça o que de graça recebemos, ou seja, a salvação por meio da Palavra Escrita, falada etc. Isto é o sinal evidente do primeiro quesito do Espírito Santo: o AMOR. O Apóstolo Paulo em sua maravilhosa carta aos coríntios cap. 13: Ele nos apresenta quinze características do Amor a qual Paulo descreve como Caridade: vejamos: É sofredora, é benigna, não é invejosa, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Portanto estamos vendo e aprendendo que logo de inicio, neste primeiro quesito a relevância de possuirmos este quesito chamado Amor, pois este Amor é a Essência do Caráter Divino em nós. Sem este Primeiro quesito, nunca chegaremos aos Céus, pois seremos inúteis nesta terra, apenas nos tornaremos ou continuaremos a ser como aquelas figuras vista pelo cego em fase de cura ocular; ele via árvores que caminham, com certeza sem nenhuma direção. Mas para ser Árvore plantada na Casa do Senhor, tem que ser portador deste Amor; Fruto do Espírito Santo. Ser portador é ser Embaixador do Rei Jesus aqui na terra, cuidando dos negócios pertinentes à nossa Pátria Celestial, não é isto que  um Embaixador faz por seu País? Jesus aos doze anos foi pregar para os sacerdotes, doutores da Lei no Templo, quando chamado atenção por sua mãe, Ele respondeu  para ela: “E ele disse: porque me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? (Lc. 2:  49). Ali Ele estava como Embaixador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário