A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 4 de junho de 2017

LIÇÕES BÍBLICAS / OS QUERUBINS - Lição: 10

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 04 – 06 – 2017.       
Titulo da Lição:                 OS QUERUBINS                  
Lição: 10
Texto Áureo: “Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra,”; (Sl. 8: 1 a)    
                                                 123 – 179 - HC – .
Leitura Bíblica em Classe:                                               (Sl. 18: 1 a 20).
1 – EU te amarei do coração, ó Senhor fortaleza minha.
2 – O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador, o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refugio.
3 – Invocarei o nome do Senhor, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos.
4 – Cordéis de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram.
5 – Cordas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam.
6 – Na angustia invoquei ao Senhor, e clamei ao meu Deus: desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.
7 – Então a terra se abalou e tremeu; e os fundamentos dos montes também se moveram e se abalaram, porquanto se indignou.
8 – Do seu nariz subiu fumo, e da sua boca saiu fogo que consumia; carvões se acenderam dele.
9 – Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés.
10 – E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento.
11 – Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus.
12 – Ao resplendor da sua presença as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo.
13 – E o Senhor trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e havia saraiva e brasas de fogo.
14 – Despediu as suas setas, e os espalhou: multiplicou raios, e os perturbou.
15 – então foram vistas as profundezas das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo; pela tua repreensão, Senhor, ao soprar das tuas narinas.
16 – Enviou desde o alto, e me tomou: tirou-me das muitas águas.
17 – Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu.
18 – Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o Senhor foi o meu amparo.
19 – Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.
20 – Recompensou-me Senhor conforme a minha justiça, retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos

Título da Lição: OS QUERUBINS
 Definição: Damos inicio a esta lição de Escola Dominical enaltecendo o Nome do Senhor através do texto áureo que diz: “Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua gloria sobre os céus! Esta deve ser nossa oração diária, ou quantas vezes forem necessárias durante todas as horas do dia. Isto começa a acontecer àqueles que buscam dar prazer ao Senhor, vejamos o verso 19 do Salmo 18: “Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.”  O que assim procede, tendo sede de aprender cada dia nas Escrituras os segredos do Senhor, será por Ele bem-aventurado. Quando se toma uma posição reta e vertical na presença do Senhor, então passamos a compreender, através do que vamos aprendendo nas Escrituras Santas, pois não há necessidades de lamurias, ou nenhum tipo de questionamento ao Senhor, pois o Senhor tem seus mensageiros, já desde antes da fundação do mundo a seu serviço, para qualquer eventualidade que ocorrer com seu povo aqui na terra. Há várias classes de Anjos especialmente exercendo a função de guardiões. E essa guarda abrange toda e qualquer necessidade que houver na terra. Vamos hoje aprender um pouquinho sobre uma ordem muito elevada diante do Altíssimo que são; os Querubins, eles constituem essa classe elevada diante do Senhor. Já sabemos que, todos os Anjos foram criados muito antes da fundação do mundo, já os Céus foram feitos antes de tudo. O nome Querubim, ou Querubins teve sua aparição pela primeira vez lá no principio da criação humana, quando entrou o pecado na terra através da obra prima do Senhor, o homem. Se pararmos um pouco para pensar quão grande foi a tristeza no coração do Senhor, sim pois, como está escrito, o Senhor disse: “Façamos o homem à nossa imagem conforme à nossa semelhança;”. (Gn. 1: 26 a). Então, porque somos tão ingratos? Nunca tiramos um minuto sequer para pensar o quanto somos ingratos, e nos tornamos imundos, desprezando, colocando qualquer outra coisa no lugar do Criador, quem somos nós para preterir ao Senhor, como alguns dentro das Congregações agem assim, bastaria um pequeno mover de um dedinho do Senhor e não teríamos condições nem de sair do lugar, aliás, isto já aconteceu com uma certa senhora que nunca se converteu ao Deus de Israel. Aquela que virou uma estátua de sal. Pensar que fomos confeccionados pelas Mãos da Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo), recebendo a sua Imagem, Adão deveria ser lindíssimo! Eva lindíssima, mas quando chega o pecado na alma de ambos, torna-os além de feios, arrogantes, principalmente o chefe da família. Desde o Antigo Testamento o Senhor sempre comparou o pecado com a lepra, aliás, temos referencias que provam que alguns ficaram leprosos por conta da transgressão ao Senhor. Está no Livro de Números Cap. 12: o fato ocorrido na vida de Miriã. Portanto tenhamos cuidado, pois o Antigo Testamento não foi abolido não, tudo que está escrito permanecerá escrito até a consumação dos séculos. Mas vamos voltar aos Querubins: após o pecado lá no Éden, e a expulsão daquela família, vejamos o que o Senhor providenciou: “E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gn. 3: 24). Os Querubins, eles se apresentam em várias formas, de animais, nesta passagem vem com espada inflamada que anda. É muito interessante a ordem que o Senhor deu na confecção dos Querubins na tampa da Arca da Aliança, não foi para serem idolatrados, mas em simbolismo a guarda daquela preciosa Arca da Aliança, sendo único utensílio numa sala, onde só o Sumo sacerdote podia entrar. Aqueles Querubins representavam a guarda da Arca. Tanto guardou que no exato momento em que Jesus expirou na cruz, a natureza se revoltou, houve trevas na face do abismo, relâmpagos e as pedras se fenderam, e a Arca subiu levada certamente pelos Querubins. Isto só quem sabe é a Igreja de Jesus, os crentes não sabem disto, ou seja, o mundo não sabe, quão Grande é o nosso Senhor! lá na ilha de Patmos João viu. “E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo: e houve relâmpagos, e vozes e trovões, e terremotos e grande saraiva.” (Ap. 11: 19). Agora vamos recordar quando, e em que circunstancias isto ocorreu: “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras. E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade, e apareceram a muitos.” (Mt. 27: 50 a 53). Aí está com toda clareza a certeza de que a Arca da Aliança está bem guardada nos Céus. As cousas preciosas do Senhor, não ficam jogadas por aí, assim como o Senhor guarda seus utensílios, muito mais guardará nosso corpo, alma e espírito. Só para esclarecer; a Arca da Aliança não poderia permanecer naquele templo feito por Salomão que se tornou para o Senhor uma abominação da desolação, as coisas do Senhor são Santas. Quando o Senhor descer com todos os seus Anjos, arcanjos e Querubins, e mais os Santos que aqui priorizaram a Ele, descerá também a Cidade Santa e dentro dela a Arca da Aliança! Mas voltando aos Querubins: Eles tem definições e seus aspectos muitas vezes com certas variações; vemos em Ez. 10: 15: “E os querubins se elevaram ao alto: estes são os mesmos animais que vi junto ao rio Quebar. E andando os querubins, andavam as rodas juntamente com eles; e, levantando os querubins as suas asas, para se elevarem de sobre a terra, também as rodas não se separavam deles.” O profeta Ezequiel foi talvez o que mais teve visões de Querubins, procurem ler o livro do profeta Ezequiel. Este livro é riquíssimo em se tratando das profundidades dos Mistérios de Deus que são revelados somente para aqueles que buscam conhecer ao Senhor. é muito bom buscar aprender das cousas do Senhor, outro profeta também que o Senhor muito se agradou foi o menino Daniel, sim pois quando do cativeiro dos 70 anos, lá estava Daniel, bem jovem, adolescente, porém cheio do Espírito Santo, Daniel por divina Revelação disse que só os sábios entrarão no Reino dos Céus: “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os entendidos pois resplandecerão, como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas sempre e eternamente.” (Dn. 12: 2, 3). Pensemos nisto, não há mais tempo a perder, buscar conhecimentos santos, deixar tudo por amor a Cristo, só assim seremos felizes de verdade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário