A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 15 de janeiro de 2017

LIÇÕES BÍBLICAS / SEDE FILHOS DA LUZ! - Lição: 3

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 15 – 01 – 2017.       
Titulo da Lição:             SEDE FILHOS DA LUZ!
Lição:  3
Texto Áureo: “Andai enquanto tendes luz, para que as trevas vos não apanhe; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.”  (Jo. 12: 35 b.)
                                                 75  -  266 – HC.
Leitura Bíblica em Classe:                                   (Ez. 28: 11 a 19; Gn. 1: 1 a 5 ).

11 – Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo:
12 – Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Jeová: Tu és o aferidor da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.
13 – Estavas no Éden, jardim de Deus: toda a pedra preciosa era a tua cobertura, a sardônia, o topázio, o diamante, a turquesa, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo, a esmeralda e o ouro: a obra dos teus tambores e dos teus pífaros estava em ti; no dia em que foste criado foram preparados.
14 – Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci: no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.
15 – Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
16 – Na multiplicação do teu comércio se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei profanado fora do monte de Deus, e te farei perecer, ó querubim protetor, entre pedras afogueadas.
17 – Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus para que olhem para ti.
18 – Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários: eu  pois fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre terra, aos olhos de todos os que te vêm.
19 – todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti: em grande espanto te tornaste, e nunca mais serás para sempre.
1 – NO principio criou Deus os céus e a terra.
2 – E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
3 – E disse Deus: Haja luz. E houve luz.
4 – E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre luz  e as trevas.
5 – E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã o dia primeiro.

INTRODUÇÃO:  SEDE FILHOS DA LUZ!
Definição: A quem os demônios podem possuir? 

Dando continuidade ao estudo sobre o mundo das trevas, vamos nesta manhã tomar conhecimento do que ocorreu logo após a queda de Lúcifer e seus demônios. Na LBC, vemos com toda clareza que, sendo os Céus com todos os seus anjos e arcanjos e querubins a primeira criação do Senhor, incluindo Lúcifer o mais privilegiado, isto já temos aprendido. Aprendemos também na leitura do livro do profeta Ezequiel 28, o posicionamento de todas as pedras preciosas, eram expostas no Céu, estavam por cima, além de fazer cobertura no corpo de Lúcifer, elas tornavam-se como o piso dos Céus: “Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci: no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas”. (Ez. 28: 14). Mas havendo a sua queda, houve uma reviravolta, no momento em que Lúcifer e seus demônios caíram. Fora dos Céus é como está escrito nos primeiros versos de Gênesis, cap. 1: 1e 2, a terra era sem forma e vazia e havia trevas na face do abismo, e águas, para lá desceu o diabo com seus anjos, daí entendemos perfeitamente que, fora dos Céus, era tudo escuridão (trevas). Vamos agora meditar na questão; onde ficou o dragão vermelho? Fazendo o quê, e contra quem? Ele caiu nas águas, pois só havia águas na face do abismo. Imediatamente o Espírito do Senhor desceu e ficou de guarda durante um tempo incontável, vejamos: “A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” E os demônios? Não há relato sobre esses anjos decaídos, mas quanto ao dragão sim, ficou preso dentro das águas naquelas trevas na face do abismo. No livro de Jó, o Senhor faz menção do leviatã que é o mesmo dragão. “PODERÁS pescar com anzol o leviatã, ou ligarás a sua língua com a corda?” (Jó: 41: 1). Aqui o Senhor faz um desafio, não só a Jó, mas principalmente a todos nós, pois se não estivermos bem firmados nas Sagradas Escrituras, seremos presa fácil deste dragão, que na verdade, após ser tirado pelo Senhor daquelas águas lá do principio, quando a terra estava vazia e sem forma, se tornou uma trindade; A besta, o dragão e o falso profeta. Mas voltando a situação caótica do grande abismo, foi necessário que milhões e milhões de anos, ou tempos incontáveis, não há cientista nesta terra que possa descobrir o tempo deste caos, alguns já tentaram saber por quanto tempo a terra ficou naquela situação, mas, até hoje não descobriram. Porém nós quando verdadeiramente nos colocamos nas Divinas Mãos do Senhor, ou seja, o recebendo como nosso único e suficiente Salvador, e daí passando a ser estudantes da Bíblia, então podem acontecer coisas sobrenaturais, o Senhor começa a revelar seus segredos, assim está escrito, mas para que isto comece a acontecer é preciso uma verdadeira conversão em nossas vidas. Está escrito: “O segredo do Senhor é para os que o temem; e ele lhes fará saber o seu concerto”. (Sl. 25: 14). Só tem condições de temer os que são estudantes da Bíblia, devemos aproveitar cada minuto de nosso tempo para estudar, meditar, conversar com Deus sobre sua Palavra, e nunca levar problemas Para Ele, aliás, quem tem Jesus no coração não tem problemas, o fardo de trapos já foi trocado, ou não? Mas voltando ao estudo sobre as coisas que passaram a acontecer quando o Senhor se recuperou de sua tristeza por conta da rebelião de Lúcifer e seus anjos decaídos, sim, pois não é para se escandalizar quando falamos sobre a tristeza do Senhor Jeová, pois muitas vezes já temos aprendido que, Ele é uma Pessoa que tem sentimentos. Então passando aquele período, o Senhor que é a própria Luz, intentou começar a arquitetura do Universo pela Luz, pois ninguém consegue trabalhar em trevas, na escuridão, e ali o Senhor passa para seu Filho Jesus o finíssimo trabalho de ordenar sendo, e usando o verbo HAVER! Então ordenou sobre o abismo: HAJA LUZ! E assim foi do primeiro ao sexto dia. No Sétimo o Senhor descansou. A propósito, é sempre bom termos em mente que, foi no sexto dia confeccionados tanto o homem como os animais com o mesmo fôlego de vida, ou seja, partícula do Espírito Santo. Mas fixemos nosso estudo sobre o destino de Satanás e seus anjos decaídos, o universo foi criado, tudo estava pronto no 5º dia. No 6º dia, criou todos os seres viventes, sendo que, o homem foi o último ser vivente, feito segundo à sua imagem e semelhança, mais uma vez o Senhor não poupa atributos maravilhosos para o homem, e sua fêmea, e deu domínio sobre todas as coisas, depositando toda a sua confiança no ser humano. E agora? Agora o Senhor faz descer dos Céus aquele Éden onde Lúcifer transitava e tinha toda liberdade. Mas agora o Senhor passa a ter mais confiança na sua nova criação, afinal Ele o confeccionou do pó daquela nova terra, onde o Verbo Jesus purificou com sua presença ali, então desce dos Céus o Éden com duas Árvores especiais: a Árvore da Vida (Jesus), e a Árvore do conhecimento do Bem e do mal, representando quem sabe o Espírito Santo. Fora do Jardim, haviam quatro rios, o Senhor na criação de tudo puxou um braço de cada rio para regar o Jardim onde iria habitar toda a sua criação, desde o homem com sua família, e toda a bela natureza. Mas e Agora? Onde ficaria Satanás e seus demônios? Esta parte é a mais importante desta História, o Senhor deixou que Satanás ficasse solto, tendo acesso tanto ao mundo fora do Jardim, como também transitar no Jardim, afinal o homem e a mulher não foram simplesmente criados, mas sim feitos das próprias mãos do Senhor, recebeu todos os seus atributos (Santidade), nesse casal Ele, o Senhor podia confiar, será? Além disto, o Senhor nunca os deixou só nem um momento sequer, nunca lhes faltou Palavras de ensinamento, todas as viradas das tardes havia Culto no Jardim, certamente o Senhor muito lhes falou sobre satanás, pois de outra forma ele não necessitaria de disfarçar-se na serpente. Acontece que, não se pode esquecer que Lúcifer também foi feito pela Mão do Senhor, contudo forjou o pecado da rebelião dentro de si mesmo, ou seja, se auto - tentou, isto tem um nome, “Tentação Eisógena”. Vejamos: “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.” Então lá no Jardim, ele passou a lançar sobre Eva, do que lhe é próprio, usando do pecado da cobiça, deturpando a Palavra de Deus, e este pecado já há muito ele tem lançado sobre os pastores, pois é através da cobiça que toda a criação de Deus, principalmente os seres humanos perderão a salvação, ou seja, não entrarão no lugar donde ele foi expulso

Nenhum comentário:

Postar um comentário