A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 22 de janeiro de 2017

LIÇÕES BÍBLICAS / OLHA PARA JESUS! - Lição: 4

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 22 – 01 – 2017.       
Título da Lição:             OLHA PARA JESUS!
Lição: 4
Texto Áureo: “Olha para Sião, a cidade das nossas solenidades: os teus olhos verão a Jerusalém, habitação quieta, tenda que não será derribada,”  (Is. 33: 20 a.)
                                                 165  -  183 – HC.
Leitura Bíblica em Classe:                                   (Is. 13: 6 a 22).
6 – Uivai, porque o dia do Senhor está perto: vem o todo poderoso como assolação.
9 – Eis que o dia do Senhor vem, horrendo, com furor e ira ardente, para por a terra em assolação, e destruir os pecadores dela.
10 – Porque as estrelas dos céus e os astros não deixarão brilhar a sua luz.
11 – E visitarei sobre o mundo a maldade, e sobre os ímpios a sua iniquidade: e farei cessar a arrogância dos atrevidos, e abaterei a soberba dos tiranos.
12 – Farei que um homem seja mais precioso do que o ouro puro, e mais raro do que o ouro fino de Ofir.
13 – Pelo que farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos Exércitos e por causa do dia da sua ardente ira.
14 – E cada um será como a corsa que foge, e como a ovelha que ninguém recolhe: cada um voltará para o seu povo, e cada um fugirá para a sua terra.
15 – Todo o que for achado será traspassado: e Todo o que for apanhado, cairá a espada.
16 – E suas crianças serão despedaçadas perante os seus olhos: as suas casas serão saqueadas, e as suas mulheres violadas.
17 – Eis que eu despertarei contra eles os medos, que não farão caso da prata, nem tão poucos desejarão ouro.
18 – E os seus arcos despedaçarão os mancebos, e não se compadecerão do fruto do ventre; o seu olho não poupará os filhos.
19 – E Babilônia, o ornamento dos reinos, a gloria e a soberba dos caldeus será como Sodoma e Gomorra,  quando Deus as transportou.
20 – Nunca mais será habitada, nem reedificada de geração em geração: nem o árabe armará ali a sua tenda, nem tão pouco os pastores ali farão deitar os seus rebanhos.
21 – Mas as feras do deserto repousarão ali, e as suas casas se encherão de horríveis animais; e ali habitarão as avestruzes, e os sátiros pularão ali.
22 – E as feras que uivam gritarão umas as outras nos seus palácios vazios, como também os chacais nos seus palácios de prazer; pois bem perto já vem chegando o seu tempo, e os seus dias não se prolongarão.

INTRODUÇÃO:  OLHA PARA JESUS!

Definição: A quem os demônios podem possuir?
Aos crentes que não observam as Escrituras. Desde o Antigo Testamento se fala na existência dos demônios. São seres espirituais do mundo tenebroso. Mas vamos focar nesta manhã no texto de nossa LBC, que fala com toda clareza a situação do mundo de então. Infelizmente temos que reconhecer que, Satanás com todos os seus demônios alcançou seu único objetivo, MATAR, ROUBAR E DESTRUIR!(Jo. 10: 10), trabalhando em oposição;  primeiro contra a Pessoa de Jesus, e a tudo que se diz Santificação, pois, sabedor das Sagradas Escrituras como ninguém, ele foi lançando suas controvérsias, quando Jesus diz: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância,” (Jo. 10: 10b). Assim como fez com a Eva, afinal ele é o OPOSITOR. A Bíblia fala dos sátiros (demônios), incontáveis, que significa bode por gostarem de habitar nos lugares ermos, principalmente nos montes, eis a razão do Senhor abominar os tais ajuntamentos de crentes nos montes, Jesus foi bem claro: (Mt. 6: 6). Mas voltando aos demônios que são incontáveis e vivem sob o comando de Satanás, são as potestades do ar. Muitos textos paulinos nos falam dessas organizações do mundo satânico denominando-as de: autoridades, potestades, tronos e principados, no sentido invisível especifico de entes invisíveis. Os demônios são tão numerosos que tornam a audácia de Satanás muito extensa. Assim estava  a terra quando na plenitude dos tempos Jesus nasceu, após o silencio de 400 anos.Vejamos os o que diz a Epístola de;  Col. 2: 13 a 15: “E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,  Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” Será que há necessidade de falar mais alguma coisa? Essas potestades são os demônios que haviam tomado conta da terra, exatamente como está acontecendo agora em nossos dias, em nossas portas, Será que não estamos entendendo o grande sacrifício de Jesus na cruz? Pelo texto de Isaías 13, a situação ali retrata a mesma situação que estamos vivendo nos dias atuais, ou seja, Satanás com todos os seus demônios dominou ali naquela ocasião, como está dominando agora, eis a razão do silencio do Senhor por 400 anos. Em Isaías cap. 35: 1, o Senhor alimenta a esperança de que após o silêncio, se cumprirá o que foi predito lá no Jardim em consequência da amizade que Eva travou com Satanás. Vejamos: “O DESERTO e os lugares secos se alegrarão disto; e o ermo exultará e florescerá como a rosa.” (Is. 35: 1). Que Esperança maravilhosa o Senhor cultivou em si mesmo, de que na vinda de seu Amado Filho, com todos os ensinamentos trazidos com amor, certamente o povo contemplando e recebendo os Milagres que seriam operados diretamente das Mãos de Jesus, aquelas Palavras doces, a sua firmeza, Jesus ali no Sermão da Montanha, Ah! Não é possível, resistir a tanto amor. Mas infelizmente, mais uma vez Satanás com sua astúcia, “vence”, não ao Senhor Todo Poderoso, mas aos crentes, Satanás conservou em si o modelo único de tentar, aquela forma que ele lançou em Jesus na descida do monte. Desde então Satanás usa sempre a mesma fórmula contendo três quesitos; milagres, poder e cobiça, dessa maneira ele tentou persuadir a Jesus. Com estes três quesitos, ele conseguiu desde o Éden lançando naquela primeira mulher, aguçar nela ser igual a Deus. vejamos a astúcia: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Pronto! Ali a obra estava feita, dali para frente nenhuma dificuldade haveria mais na existência do dragão. Ele estava vingado, pois um dia ele foi também confeccionado pelas Mãos do Criador, recebeu tudo de suas mãos, mas perdeu e foi expulso do Céu, daquele mesmo Jardim que agora estavam vivendo aquele casal, Satanás intentou e conseguiu; eles serão também expulsos deste mesmo Jardim e nunca mais voltarão, como eu não mais voltarei. E é assim que ele continuou, e continua cada vez mais agindo, trabalhando em oposição ao Criador. Com todos os demônios ao seu comando, ficou ainda mais fácil, são tantos os demônios a seu serviço, que Satanás quase se torna uni presente por toda a parte. Acontece que, Jesus os venceu a todos, pois o verdadeiro desejo de Satanás, embora ele tenha muito trabalhado por conseguir, não conseguiu, era exterminar aquela mulher a qual o Senhor haveria de escolher para ser a mãe de Salvador, Aquele que venceu na cruz, mas ele não consegui impedir o nascimento do Cristo, o tentou até o fim, mas cumpriu-se a Promessa, Jesus nasceu! O demônio da morte entrou em Herodes para matar o Menino, não conseguiu, em fim como vimos no texto acima; Jesus venceu a morte por amor de mim e de você. Na Ressurreição,  Triunfou sobre estas hostes espirituais da maldade, deixando para nós uma condição, ou seja, um escape para que nós, seres mortais possamos também ser glorificados como Nosso Senhor Jesus foi glorificado pelo Pai. É através da única forma, é preciso tomar uma decisão firme, a de receber Jesus como Único e Suficiente Salvador,  quando a palavra diz suficiente, é porque muitos dos que se dizem salvos em Jesus Cristo, ainda idolatram o homem fantasiado de pastor, agora nestes dias atuais, foi lançado uma forma de cobiça nas mulheres, serem pastoras, mas foi tão fácil este lance, interessante; o opositor usou um texto bíblico para justificar a situação da mulher pastora, tomando o lugar do homem na direção da Igreja de Jesus: nunca podemos esquecer que na criação do Senhor quem foi primeiro tentado foi a mulher, através da mulher cai o homem, cai as crianças, os jovens, cai tudo. Mas o texto que o demônio da morte lançou na questão pastora foi o seguinte: “Estando ele ainda falando com eles, veio Raquel com as ovelhas de seu pai; porque ela era pastora”. (Gn. 29: 9). Pronto! Não poderia ser outro exemplo, pois os sátiros são quadrúpedes, eles falam de si mesmos. Continuaremos na próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário