A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 8 de janeiro de 2017

LIÇÕES BÍBLICAS / A ARMADURA DE DEUS - Lição: 2

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 08 – 01 – 2017.       
Titulo da Lição:        A ARMADURA DE DEUS
Lição: 2
Texto Áureo: “E ser-me-eis santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e separei-vos dos povos, para serdes meus”.           (Lv. 20: 26).
                                                 176  -  133 – HC.
Leitura Bíblica em Classe:                                     (Is. 14: 9 a  23).

9 – O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda: despertou por ti os mortos, e todos os príncipes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações.
10 – Estes todos responderão, e te dirão: tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós.
11 – Já foi derribada no inferno a tua soberba com o som dos teus alaúdes: os bichinhos debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão.
12 – Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!
13 – E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte.
14 – Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
15 – E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.
16 – Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: é este o varão que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos?
17 – Que punha o mundo como um deserto, e assolava as suas cidades? Que a seus cativos não deixava ir soltos para suas casas?
18 – Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua casa.
19 – Mas tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como um vestido de mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como corpo morto e pisado.
20 – Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo: a descendência dos malignos não será nomeada para sempre.
21 – Preparai a matança para os filhos por causa da maldade de seus pais, para que não se levantem, e possuam a terra, e encham o mundo de cidades.
22 – Porque me levantarei contra eles, diz o Senhor dos Exércitos, e desarraigarei de Babilônia o nome, e os resíduos, e o filho, e o neto, diz o Senhor.
23 -  E reduzi-la-ei à possessão de corujas e a lagoas de águas: e varrê-la-ei com vassoura de perdição, diz o Senhor dos Exércitos.

INTRODUÇÃO:  A ARMADURA DE DEUS

DefiniçãoA quem os demônios podem possuir? A resposta a essa indagação se encontra em vários textos Bíblicos, podemos mencionar alguns, para que não haja nenhuma duvida, aliás, esse tipo de trabalho satânico teve inicio lá no Céu, quando Lúcifer ambicionou ser mais que o Altíssimo, e não somente isto, mas fez com que a terça parte dos anjos se rebelassem contra o Senhor, e com a cauda os derrubou dos Céus a baixo. “E viu-se outro sinal no céu: e eis que era um grande dragão vermelho que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lanço-as sobre a terra.” (Ap. 12: 3, 4). Aí está com toda clareza o que houve no Céu, o texto é bem claro quando diz que; estando Lúcifer ainda no Céu foi transformado num grande dragão, e quando o texto menciona a terça parte das estrelas esta se referindo aos anjos, o Senhor assim se referia aos anjos. Até mesmo Lúcifer foi chamado de estrela da alva: LBC verso 12:”Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançada por terra”... (Is. 14: 12ª). Portanto, assim o Senhor se referia aos seus anjos, e Satanás era um dos mais privilegiados, os melhores cargos estavam com ele, ele aprendeu a fazer anjos, o Senhor não lhe escondeu nada, tinha plena confiança nele, mas porquê? Porque o Senhor é uma Pessoa, que ama, confia, espera, se alegra, se entristece, em fim, ao confeccionar o homem à sua imagem e semelhança colocou nesse homem todos os seus atributos, ao convertido o Senhor não nega nem esconde coisa alguma aos que lhe amam, assim está escrito: “Porque o Senhor Deus é um sol e escudo: o Senhor dará graça e gloria; não negará bem algum aos que andam na retidão.” (Sl. 84:11). Sendo assim, Lúcifer era de plena confiança, o Senhor não lhe escondeu nada, e ele tratou de promover a rebelião no Céu, conseguindo que a terça parte dos anjos passassem para seu lado. Numa das cartas aos coríntios, o Apóstolo Paulo menciona algo muito interessante sobre alguns anjos que no exato momento da descida brusca dos que se rebelaram contra o Senhor arrastados pela cauda do dragão (Satanás), desistiram de seguir a Satanás; vejamos: “Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? (I Co. 6: 2, 3). Ficou claro? Penso que sim, podemos ainda entender melhor com o texto que encontramos em Judas 1: 6: “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão, e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;” (Jd. 1: 6). É de parar para pensar em que condições deve estar  a Igreja, a Noiva de Jesus? Será que de qualquer maneira alguém vai ter condições morais, espirituais, santificação para julgar lá no Monte das Oliveiras junto a Jesus esses anjos, que pelo que podemos discernir pela Santíssima Palavra do Senhor julgar esses anjos que na hora da descida dos Céus pela cauda de Satanás se arrependeram, e desejaram permanecer nos Céus, porém o Senhor não Os perdoou, mas os reservou na escuridão, nas trevas amarrados como feixe, até o Juízo Final. Agora, é parar para pensar; Satanás sabe de tudo isto, é por essas e muitas outras razões que ele não perde tempo em tentar, tentar e tentar, a todos os moradores da terra, principalmente os crentes, pois crente, ele também é. Infelizmente temos que aceitar, ou não há o que fazer? A não ser cuidar da nossa salvação que corre constantemente um grande perigo. Satanás em relação aos crentes ele está tranquilo, pois alcançou o seu objetivo, ter do seu lado, mais que a terça parte dos anjos que com ele desceram naquele dia. Embora ele saiba que no final quem vai ficar na pior situação é ele mesmo, ou será que ele não sabe que tudo já está preparado pelo Senhor? Mas vamos mostrar mais algumas provas confirmadas sobre a questão a Igreja de Jesus terá essa honra de ao lado do Senhor Jesus julgar aquele anjos arrependidos: “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservado para o juízo;” (II Pd. 2: 4). E por falar nessa situação dos anjos “arrependidos” que como acabamos de ver, estão aprisionados onde? Vejamos: “E eu, quando o vi, cai aos seus pés como morto; e ele pós sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amem. E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Ap. 1: 17, 18). Vamos bem analisar a questão Jesus tem a chave do inferno, isto que dizer que após a Sua Ressurreição todo o Poder foi dado a Ele, então tudo está em suas mãos, Satanás nada pode fazer, ou mover nos Céus ou na terra sem a permissão de Jesus. Agora vamos ver um fato muito importante que ocorreu no exato momento em que Jesus expirou na cruz: “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucos (isto é, oito) almas se salvaram pela água:” (I Pd. 3: 18 a 20). Tudo isto aconteceu no exato momento em que Jesus expirou na cruz. Este é o Zelo do Senhor, não deixou ninguém sem ter a sua oportunidade de salvação. Todo o Poder está nas Mãos de Jesus, eis aí a fúria do opositor. Vamos ver um detalhe também muito importante: é a questão do Jardim do Éden. Fica nesta lição com muita clareza que o Céu foi a primeira criação do Senhor, portanto o Jardim do Éden estava no Céu quando Lúcifer se rebelou contra o Senhor: “Estavas no Éden, jardim de Deus: toda pedra preciosa era a sua cobertura, ...” (Ez.28: 13). Antes de encerrarmos esta lição, vamos ver a confirmação pela Palavra do Senhor, quem descerá no monte das Oliveiras no Juízo Final? “E fugireis pelo vale dos meus montes (porque o vale dos montes chegará até Azem), e fugireis assim como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá: então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo, ó Senhor.” Quem são os santos do Senhor? Os separados do pecado, os que ouvem e guardam a Palavra do Senhor, ou seja, a IGREJA DE JESUS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário