A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 23 de outubro de 2016

LIÇÕES BÍBLICAS / O CAMPO ESTÁ BRANCO PARA A CEIFA - Lição: 4

 LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 23 – 10 – 2016.       
Titulo da Lição:   O CAMPO ESTÁ BRANCO PARA A CEIFA
   
Lição: 4. 
Texto Áureo: “O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é.”     (Pv. 11:30).
65 - 601 – HC.
Leitura Bíblica em Classe:                                (Fm: 1 a 19)
                             
1 – PAULO, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador,
2 – E à nossa irmã Àfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa;
3 – Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
4 – Graças dou ao meu Deus, lembrando-me sempre de ti nas minhas orações;
5 – Ouvindo a tua caridade e a fé que tens para com o Senhor Jesus Cristo, e para com todos os santos.
6 – Para que a comunicação da tua fé seja eficaz no conhecimento de todo o bem que em vós há por Cristo Jesus.
7 – Tive grande gozo e consolação da tua caridade, porque por ti, ó irmão, as entranhas dos santos foram recreadas.
8 – Pelo que, ainda que tenha em Cristo grande confiança para te mandar o que te convém,
9 -  todavia peço-te antes por caridade, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora prisioneiro de Jesus Cristo.
10 – Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões;
11 – O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar.
12 – E tu torna a recebê-lo como as minhas entranhas.
13 – Eu bem o quisera conservar comigo, para que por ti me servisse nas prisões do evangelho;
14 – Mas nada quis fazer sem o teu parecer, para que o teu beneficio não fosse como por força, mas voluntário.
15 – Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre.
16 – Não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim: e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor?
17 – Assim pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo.
18 – E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, Poe isso à minha conta.
19 – Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi; eu o pagarei, para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves.

INTRODUÇÃO: O CAMPO ESTÁ BRANCO PARA A CEIFA
Definição: Podemos definir nossa lição desta manhã como sendo uma linda história de reconciliação, através do trabalho de Missão. É de suma importância estar na Missão Evangelística, o Apóstolo Paulo mesmo em cadeias, nunca viu portas fechadas, mas sim um campo branco para a ceifa. Assim devemos ser nós que fazemos menção do Nome do Senhor Jesus Cristo. Há na alma do convertido ao Evangelho uma sede muito grande de levar a Semente, e esta Semente é a Palavra de Deus. Mas hoje vamos aprender mais um pouco sobre o valor da missão, e como o Senhor coopera com seus trabalhadores no campo, por isso encontramos nas Escrituras um pedido de Jesus a nós, que desejamos estar na Missão: “E percorria Jesus por todas as cidades e aldeias, entrando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E vendo a multidão teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que não tem pastor. Então disse aos seus discípulos: Rogai pois ao Senhor da seara que mande ceifeiros para sua seara.” (Mt. 9: 35, 36 e 38). Mas é oportuno falar sobre a carta que Paulo enviou de seu próprio punho ao seu amigo Filemom, que também foi seu filho na Fé, pois foi através da pregação de Paulo que Filemom recebeu Jesus como seu Salvador, e nestas alturas já tinha se tornado um grande cooperador no trabalho da evangelização, pois já em sua casa havia uma Igreja, ou seja; pessoas salvas congregando ali. Este homem chamado Filemom era muito rico. Mas a história, ou seja, a Epístola foi escrita por Paulo como já dissemos dentro de uma cadeia, Paulo e Timóteo estavam presos por causa do Evangelho. E nesta mesma cadeia foi preso um jovem chamado Onésimo, o qual é o pivô desta carta. Foi por causa dele que Paulo escreve a seu amigo e irmão na fé. Onésimo era um escravo fugitivo pelo fato de haver roubado seu senhor que no caso era Filemom e esse moço chamado Onésimo foi cair justamente na mesma cadeia em que Paulo estava. Isto não é nenhuma coincidência, mas sim, plano Divino. O Apóstolo Paulo estava preso em Roma e Filemom morando na cidade de Colossos, bem distante. Mas voltando aos planos Divinos; há ocasiões em que somos levados aos necessitados da Palavra, e há ocasiões em que os necessitados são conduzidos até nós pela Graça de Jesus. É por isto que devemos sempre estar de plantão. Vimos na lição passada o que aconteceu com Paulo e Silas, pretendiam ir a uma cidade, mas na véspera da viagem apareceu um varão que os indicou para outra cidade, ou seja, para Macedônia. Hoje já estamos nos alegrando com esta lição o qual o Senhor envia aquele Onésimo fugindo de uma cidade distante chamada Colossos para estar na mesma cela onde Paulo estava preso, como sempre acorrentado, pois o crime de Paulo era muito terrível perante os magistrados, era o crime de levar a Palavra de salvação, mesmo assim Paulo não perdeu tempo e evangelizou aquele moço, e pelo conteúdo da carta vemos que o moço verdadeiramente se converteu, vejamos o que diz: “Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões; O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu te tornei a enviar. E tu torna a recebê-lo como às minhas entranhas.” (Fm. 11). Então neste tópico podemos ver com clareza que: 1º -  Não foi de um dia para a noite a conversão desse moço, com certeza levou algum bom tempo, podemos sentir que embora não temos relato de quanto tempo ele permaneceu naquela cela com Paulo, mas podemos crer que Onésimo foi solto, e Paulo continuou na cadeia. 2º -  Paulo fala que ele, lhe estava sendo útil, de que maneira? Com certeza se uniu aos irmãos que visitavam Paulo, passando a trabalhar também no Evangelho. O testemunho do Apóstolo acerca de Onésimo a Filemom foi coisa de grande responsabilidade, pois  No verso 13 da carta Paulo ainda diz: “Eu bem o quisera conserva-lo comigo, para que por ti me servisse nas prisões do evangelho;” Portanto analisando, vemos que o moço Onésimo estava realmente convertido ao Senhor. Paulo também refere já estar velho, durante toda a sua vida dedicou-se à pregação do Evangelho, de cadeia em cadeia,  até o fim de seus dias aqui na terra, e foi morto executado preso dentro de sua própria casa em que morava. Mas nunca desistiu da Missão, nunca colocou nenhum obstáculo, à sua chamada, das cadeias e em viagens ele cuidava das muitas igrejas que se levantavam nos lares por onde ele passava com seus companheiros de Missão. Mas será que a chamada à Missão é para alguns ou é para todos? A chamada é obrigatória ou é por vocação? Como saber se tenho chamada para evangelizar? Qual será o prazo certo para começar a evangelizar? São tantas as interrogações, mas tão poucas as ações. A chamada vem exatamente na hora em que me converto ao Senhor, conversão é mudança imediata, a conversão trás muitas alegrias, e a principal delas é sair e levar a mensagem de salvação, dando de graça o que de graça recebeu. Mesmo que ainda não saiba nem muito bem o que vai falar, mas a alma alegre vai, nem que seja observar como os irmãos trabalham na missão.Vai com o grupo, e ali fica aprendendo como é que se faz. Nós temos exemplos dentro das Escrituras de pessoas que estavam caminhando para a Casa do Senhor, porém ainda não estavam convertidas: Vejamos o relato de Isaias sobre o dia em que ele se converteu: Disse que estava no templo, e começou a contemplar visões dos Céus, viu o Trono do Senhor, viu serafins que voavam de um lado para outro, e ouvia também os anjos cantando, adorando e sentiu ali a sua indignidade perante o Senhor, e ali confessou o seu pecado, as suas fraquezas, mas foi tão rápida a ação do Senhor. De repente sai voando um dos serafins já com uma brasa viva do Altar e purificou os lábios de Isaias, pois ele confessou seu terrível pecado, ele tinha os lábios impuros, ou seja, ele falava palavrões e isto é abominável, entristece ao Espírito Santo. Mas logo após esta linda libertação na vida de Isaias, ele pode sentir-se preparado para ser um pregoeiro da Verdade, ou seja, da Palavra de Deus. Então quando ouviu a Voz do Senhor dizendo: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai. Então vemos que a ação do Senhor é rápida. Esta lição nos trás maior responsabilidade sobre a Missão, cada alma que se converte pode ser um lar restaurado, um drogado fora das drogas, um doente sarado, uma criança amparada, um suicídio impedido, PENSE NISTO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário