A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 18 de setembro de 2016

LIÇÕES BÍBLICAS / ESPERANÇA, ÂNCORA DA ALMA! - Lição: 12

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 18 – 09 – 2016.       
Titulo da Lição:       ESPERANÇA, ÂNCORA DA ALMA!
   
Lição: 12. 
Texto Áureo: “BEM-AVENTURADOS os que trilham caminhos retos, e andam na lei do Senhor”                   (Sl. 119: 1).
227 - 78 – HC.
Leitura Bíblica em Classe:                                        (Dt. 28: 1 a 15)

1 – E SERÁ que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
2 – E todas essas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus.
3 – Bendito serás tu na cidade, e bendito serás no campo.
4 – Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas.
5 – Bendito o teu cesto e a tua amassadeira;
6 – Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres.
7 – O Senhor entregará os teus inimigos, que se levantarem contra ti, feridos diante de ti: por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão diante de ti.
8 – O Senhor mandará que a benção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão: e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus.
9 – O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor teu Deus, e andares nos seus caminhos.
10 – E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor, e terão temor de ti.
11 – E o Senhor te fará abundar de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar.
12 – O Senhor te abrirá o teu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.
13 – E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estará em cima, e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer.
14 – E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires.
15 – Será porém que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus para não cuidares em fazer todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então sobre ti virão todas essas maldições, e te alcançarão.

INTRODUÇÃO: ESPERANÇA, ÂNCORA DA ALMA!
Definição: Âncora da alma! É tão linda essa expressão, continuação de um versículo que fala sobre um dos nove quesitos do Fruto do Espírito: “Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refugio em reter a esperança proposta; A qual temos como âncora da alma segura e firme, e que penetra até ao interior do véu.” (Hb. 6: 18, 19). A esperança é um dos três quesitos que permanecerá nos Céus junto aos salvos que lá entrarem. Mas vamos começar nossa meditação no texto que norteia nossa lição desta manhã: A Lição Bíblica em Classe; que trás a condição única para se alcançar a vida eterna com Cristo, mais uma vez podemos sentir os Santos propósitos do Senhor, sempre ao ministrar seus propósitos através das preciosas promessas ao povo, procurou falar, ou melhor, lançar sempre do alto, dos montes, pois Ele está sempre acima de tudo quanto se possa imaginar. Este capítulo 28 do livro chamado Deuteronômio, que tem como significado; Segunda Lei, sendo uma tradução hebraica: Deutero = segundo – nômio = Lei. Pois estas mesmas Leis já teriam sido dadas no livro de Êxodo. Mas voltando a nossa meditação, a condição é sempre a mesma, se ouvires, se guardares, se cumprires. São, portanto, três  passos importantíssimos para se alcançar a PAZ. Tendo sempre em mente que; a Paz é Jesus, afinal o preço foi muito alto, preço de Sangue. Falando em repetições, em Deuteronômio representando a repetição de tudo quanto Moisés recebendo diretamente do Senhor, sempre nos altos montes transmitia imediatamente para o aquele povo obstinado. (teimoso, pertinaz, relutante cabeçudo), mas ainda existem muitos outros adjetivos terríveis àqueles que decididamente não recebem as Leis Divinas: Por exemplo: Vejamos o que nos diz o Livro de Jó: “Mas o homem vão é falto de entendimento; sim, o homem nasce como a cria do jumento montês.” (Jó: 11: 12). Ainda temos a referência sobre a mula sem cabeça, muitos pensam que ela não existe, vejamos: “Instrir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula que não tem entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio, para que se não atirem a ti.” (Sl. 32: 8, 9). Que tristeza ser comparado à mula sem cabeça, pois quando o texto fala sobre entendimento está se referindo ao que existe dentro da cabeça, que não pode ser outra coisa a não ser; raciocínio, entendimento, aliás, o Senhor sempre menciona acerca do nosso espírito, e tantas vezes já foi ensinado que; nosso espírito é o nosso raciocínio, que deve estar muito bem preparado para poder domar a alma que é ávida por pecar. Os ouvidos feitos para se ouvir, não para escutar, o que escuta não aprende nada, somente os que ouvem de bom grado, interessados, em colocar em prática tudo quanto se tem ouvido. Esse sim, será abençoado na terra, no mar, no ar, por onde quer que for, pois conserva a Esperança que  é Fruto do Espírito Santo, e esta Esperança como diz o texto acima, torna-se como Âncora que mantém firme a embarcação, ainda que o mar  esteja revolto. Quanto à alma, ela, a âncora  não a deixará ser tragada pelas ondas revoltas. Para os que fazem menção do Nome do Senhor e segue passo a passo TODOS os ensinamentos em forma de mandamentos, esculpidos com o próprio Dedo de Deus, já colocou sua casa em ordem, dedica todo o seu tempo e amor em Primeiro lugar ao Senhor, estão envolvidos na Missão da salvação das almas perdidas, amando os irmãos em Cristo, afastando-se dos que blasfemam contra Deus, amam a Casa do Senhor, respeitam os novos convertidos, tendo por eles grande apresso e cuidado para não causar escândalos no meio deles, os que assim procedem, podemos crer que haverá renovo a cada manhã na vida desses que assim procederem. Vamos voltar um pouco na questão do primeiro versículo de Deuteronômio 28: 1: “E SERÁ que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.” Só há essa condição; se ouvires... o que ouve aprende, o que escuta, não aprende nada. O que só escuta vive desgostoso, fraco, triste, perdido, caído, nervoso, sem paz e sem salvação. É bom sempre lembrar que a Palavra do Senhor quando se refere à salvação, deixa bem clara a questão: entrega total. Nossa entrega, ou seja, o nosso receber a Jesus no profundo da alma, é um passo realmente muito sério, pois, Ele, Jesus não quer apenas nos fazer uma visita e daí a pouco vai embora, não, Ele vem para ficar e mudar tudo, por essa razão Ele enviou, e ainda está enviando discípulos a pregar ao povo as condições, ou melhor, os planos que  Ele tem para uma vida de Paz. Ninguém é obrigado a absolutamente nada. Porém a partir do momento em que eu aceito que Ele entre em meu coração, que representa a minha casa espiritual, o lugar aonde vai se acumulando durante uma vida inteira as piores teias de aranha que representam os sofrimentos, os recalques, as mágoas, os remorsos, e etc., enfim, ela está na pior condição que um ser humano possa estar, então, Jesus começa a bater nesta porta fechada a tudo quanto se diz paz, tranquilidade, felicidade, de que forma Jesus começa a bater? Enviando seus discípulos ao encontro dessa alma perdida sem saída por conta de tantos dissabores, mas quem está preparado para esse trabalho esmerado? Certa vez em meio a uma reunião de Culto, ali estava Isaias, em meio a reunião, ele sentiu o seu pecado e confessou  que tinha os lábios impuros, no mesmo instante foi purificado o seu pecado com uma brasa viva tirada do Altar por um dos serafins. Então algo aconteceu. O Senhor olhando a situação daquele povo ali reunido fez a seguinte interrogação: “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Então disse ele: Vai,” (Is. 6: 1 a 8). Portanto, fica claríssimo que para ir, é preciso estar purificado de todo o pecado, basta querer, Isaias quis. Para irmos encerrando esta maravilhosa lição, precisamos aprender que não há mais tempo a perder, as coisas com o Senhor são muito rápidas, as alegrias são instantâneas, e perenes, a grande pedra deve rolar da vida do que recebe Jesus, nas primeiras doze horas, vemos que as últimas doze horas do martírio de Jesus foram as piores, as nossas primeiras doze horas com Jesus, sãos as melhores e decisivas. Pense no exemplo do ladrão la na cruz, Jesus disse: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário