A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 25 de setembro de 2016

LIÇÕES BÍBLICAS / A CASA DO SENHOR É SANTA - Lição: 13

 LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 25 – 09 – 2016.       
Titulo da Lição:       A CASA DO SENHOR É SANTA
   
Lição: 13. 
Texto Áureo: “Mui fieis são os teus testemunhos: a santidade convém à tua casa, Senhor, para sempre.”                   (Sl. 93: 5).
53 - 215 – HC.
Leitura Bíblica em Classe:                                  (Gn. 28: 10 a 22: 29: 1 e 2).    

10 – Partiu, pois Jacó de Berseba, e foi-se a Harã;
11 – E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por sua cabeceira, e deitou-se naquele lugar,
12 – E sonhou: e eis uma escada era posta na terra, cujo topo tocava nos céus: e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
13 – E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque: esta terra, em que estás deitado, ta darei a ti e à tua semente:
14 – E a tua semente será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra:
15 – E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra: porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.
16 – Acordado pois Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está nesse lugar; e eu não sabia.
17 – E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.
18 – Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por sua cabeceira, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela.
19 – E chamou o nome daquele lugar Betel: o nome porém daquela cidade dantes era Luz.
20 – E Jacó votou um voto dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestidos para vestir;
21 – E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus;
22 – E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
1 – ENTÃO pôs-se Jacó a pé, e foi-se a terra dos filhos do oriente;
2 – E olhou, e eis um poço no campo, e eis três rebanhos de ovelhas que estavam deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos: e havia uma grande pedra sobre a boca do poço.

INTRODUÇÃO: A CASA DO SENHOR É SANTA

Definição: Através da Leitura Bíblica em Classe, tomo conhecimento dos grandes Mistérios provindos dos Céus, ou seja, diretamente do Senhor Todo Poderoso. O que nos chama mais a atenção é a questão da Pedra, fundação da primeira Casa denominada; Casa de Deus. Ali Jacó afirma; “E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.” Pelo texto vemos que Jacó até então não tinha muita noção, ou melhor, nunca havia passado por uma experiência tão real, pois foi através do sonho que o Senhor lhe fez entender todos os planos que tinha para sua vida dali para frente. O ato de pegar uma pedra e fazê-la de travesseiro é muito significativa, aquela pedra não estava ali por acaso, mas o Senhor dirigindo a caminhada de Jacó até àquele lugar, preparou, escolheu a Pedra que significa o Fundador da Igreja; JESUS CRISTO! Não brinques com Deus! Jacó ao acordar do sonho, temeu e reconheceu que ali o Senhor havia colocado um marco, edificando a sua primeira Casa. Quando Jacó chama aquele lugar de terrível, ele se refere ao temor que sentiu em forma de respeito, o mesmo respeito que se deve ter ao adentrar hoje as portas da Casa do Senhor. Mas vamos continuar um pouco ainda meditando no mistério da Pedra: Interessante que no sonho de Jacó, o Senhor lhe fez promessas maravilhosas, as promessas que se estenderiam como se estendeu, ou seja, a salvação chegaria até nós hoje, aliás, foi mais uma confirmação, pois Abraão também havia recebido esta incumbência. Mas agora era com Jacó o compromisso. Vejamos as palavras do Senhor no sonho para Jacó de cima da escada: “Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque: esta terra, em que estais deitado, ta darei a ti e à tua semente: e a tua semente será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra:” (Gn. 28: 13, 14). Voltando a questão da Pedra, ao acordar, Jacó sentiu pelo Espírito do Senhor que aquela pedra não era uma pedra comum, mas era digna de ser colocada como, Coluna. Verso: 18 LBC. Ali se erigia a Casa do Senhor. Em tudo isto vejo com muita clareza o Zelo do Senhor pela sua Casa. São incontáveis as referências na Bíblia Sagrada a este respeito. Salomão em seu livro Eclesiastes no capitulo 5: 1, 2 diz:  “GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras.” A Casa do Senhor é lugar de Solenidades, nunca lugar de briga, ou de tristezas, pois os habitantes da Casa do Senhor são pessoas que se preparam através dos ensinamentos Bíblicos, para ter condições espirituais,  serem pessoas cheias do Fruto do Espírito Santo para que possam espiritualmente,  receber aqueles, ou aquelas pessoas  quer sejam crianças ou adultas que entrarem pela porta da Casa do Senhor, sem paz e sem salvação. De repente entra alguém que recebeu um folheto em algum lugar, das mãos de um mensageiro da Palavra de Deus, e de repente essa pessoa se sentiu tão bem com aquela mensagem que aquele senhor lhe entregou, ou aquela senhora tão simpática, e este folheto falou tanto ao coração que sentiu vontade de ir até àquele endereço. Quando chega, se depara com aquele ou aquela brigando dentro da Casa do Senhor. Como é que fica essa situação? Vamos ver o que Jesus falou a esse respeito: “Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! (Mt. 18: 6, 7). Nessa fala o Senhor Jesus deixa muito claro quando se refere aos escândalos como coisa do mundão pecador, nunca dentro de Sua Casa. Não brinques com Deus! o que está escrito vai se cumprir, passe o tempo que passar. A Casa do Senhor é Santa, e os que habitam dentro de suas portas devem  ser santos do contrário, mais cedo ou mais tarde vai embora. Posso falar assim pois, é a Palavra do Senhor quem garante que sim: “Os meus olhos procurarão os fieis da terra, para que estejam comigo: o que anda num caminho reto, esse me servirá”. O que usa de engano não ficará dentro da minha casa: o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.” (Sl. 101: 6, 7). Portanto, não há como fugir da ira futura, assim nos adverte as Sagradas Escrituras, quando João Batista vinha pelo deserto pregando falava com muita clareza a respeito de uma vida nova, ele veio na missão do batismo em águas, pois, a limpeza vem através de muitas águas, mas antes do batismo em águas ele, João Batista ensinava, com autoridade, e advertia sobre a salvação: “E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Porque este é o anunciado pelo profeta Isaias, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.” (Mt. 3: 2, 3). Então João, o Batista pregou o Evangelho, ele pregava e batizava nas águas, todos sabem que, o batismo nas águas é o ato de sepultamento dos pecados nas águas correntes, ao levantar e sair das águas batismais, a pessoa sai em novidade de vida “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que como Cristo ressuscitou dos mortos pela gloria do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Rm. 6: 4). Então este ato de sair das águas batismais, representa uma ressurreição. Dali para frente é uma nova criatura em Cristo Jesus, as coisas velhas passaram, tudo se faz novo. E isto é para ser conservado para sempre. E esta vida nova conduz  a pessoa no caminhar para uma Casa especial, onde se contempla a beleza do Senhor, e mais ainda, cada dia aprende coisas novas, melhor ainda, quando começo a por em prática o aprendizado,  essa prática me faz sentir com mais força, vigor, saúde e alegria na alma. Olha que bonito o Senhor deixa para nós nesta manhã! “Bem-aventurados os que habitam em tua casa: louvar-te-ão continuamente. (Selá) Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplainados. Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus. (Sl. 84: 5 a 7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário