A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 7 de fevereiro de 2016

LIÇÕES BÍBLICAS - DO ALTO FALA O SENHOR! - Lição: 06

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor”.
Data: - 07 – 02 – 2016.
Lição: 06
Titulo da Lição:                       DO ALTO FALA O SENHOR!

   176 – 133 – HC          
          

Texto Áureo: “Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia vieram ao deserto de Sinai.” (Êx. 19: 1).                                               
                                                  
Leitura Bíblica em Classe:                                            (Êx. 3: 1 a 14).
1 – E APASCENTAVA Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e veio ao monte de Deus, a Horebe.
2 –.E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.
3 – E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça se não queima.
4 – E vendo o Senhor que se virava para lá a ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. E ele disse: Eis-me aqui.
5 – E disse: Não te chegues para cá; tira os teus sapatos de teus pés; por que o lugar em que tu estás é terra santa.
6 – Disse mais: Eu sou o Deus de pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto , porque temeu olhar para Deus.
7 – E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
8 – Portanto desci para livra-lo da mão dos egípcios, e para faze-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do ferezeu, e do heveu, e do jebuseu.
9 – E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel chegou a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
10 – Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo (os filhos de Israel), do Egito.
11 – Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
12 – E Deus disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
13 – Então disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
14 – E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais. Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

INTRODUÇÃO: 
I – DO ALTO FALA O SENHOR!
Definição: Monte Sinai – Nesta manhã faremos menção deste Monte localizado num lugar rochoso, de difícil acesso, mas foi para este local que o Senhor conduziu o seu povo recém-saído da escravidão do Egito. Ali estava o monte que tem um nome hebraico que traduzido é: Monte da Aliança. Os israelitas acamparam-se na planície defronte ao monte. “Tendo partido de Refidim, vieram ao deserto de Sinai, e acamparam-se defronte do monte. E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:” (Êx. 19: 2, 3). Mais uma vez podemos sentir o que já muitas vezes temos aprendido que; Deus tem sempre muitas coisas, e muito boas, Excelentes, para seu povo. Então, quando o povo acampou-se defronte ao Monte Sinai, o Senhor logo chamou a Moisés lá do alto e passou para Moisés todo o seu planejamento, para que da mesma forma Moisés transmitisse ao seu povo. Vamos ouvir os planos do Senhor: “E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz, e guardardes o meu concerto, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos: porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e um povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” (Êx. 19: 3 a 6).   Sem sombra de dúvidas, esta foi a Primeira Aliança que o Senhor fez com o seu querido povo. Podemos aqui já sentir, a menção do Senhor, referindo-se ao tempo escatológico, ou seja, aquela descida ao Monte das Oliveiras que ainda está para acontecer lá, bem no final dos tempos, no Juízo Final, para juntamente com Ele e aos seus anjos possam, os salvos do Senhor julgar aos que ficaram para a grande tribulação. Isto fica muito claro, pois Ele ali já fala em coloca-los como reis e sacerdotes, sem se falar na palavra chave: “Sereis minha propriedade peculiar dentre os povos”. (Tt. 2: 14). Peculiar = Especial! O que o povo crente está fazendo com essas promessas? O mesmo que aquele povo obstinado (teimoso) fez durante toda a peregrinação pelo deserto. Mas voltando àquela Aliança, logo de imediato o Senhor instituiu os Mandamentos de sua Lei, seria o melhor meio de santifica-los, pois na exortação, ou seja, requerendo deles adoração somente a Ele, Deus Pai, não colocando diante de si outros deuses, nem imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, ou embaixo na terra, em fim, amar somente ao Senhor que os tirou da terra do Egito com mão muito forte. Bastaria isto para serem completamente salvos e felizes. Mas acontece que, todo o trabalho e esmero com que o Senhor juntamente a Moisés trabalhou para que aquele povo fosse santificado, preparado para entrar na Terra Prometida, Terra que mana, leite e mel,  foi em vão, havia essa necessidade pois,  lá dentro  havia um povo de dura cerviz, portanto o seu povo teria que estar muito em preparado quanto as Leis. Após o Senhor instituir todas as Leis, é ordenado povo trazer ofertas para construção do Tabernáculo. Quem é estudante da Bíblia sabe que Israel falhou não somente na Primeira Aliança, mas em todas as Leis que o Senhor instituiu. Com a confecção do Tabernáculo no deserto, o Senhor institui o altar dos holocaustos, para que fosse dada continuidade ao Sacrifício de Expiação pelos pecados do povo. Lembrando o ocorrido lá no Jardim do Éden, quando o  homem pecou, o Senhor imolou cordeiros, e com a pele fez túnicas para Adão e Eva. (Gn. 3: 21). Ali houve o primeiro derramamento de sangue, para que houvesse remissão naquele do casal. “E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não remissão.” (Hb. 9: 21, 22).  No Tabernáculo os pecados do povo eram expiados (perdoados) mediante o cordeiro imolado. Portanto o propósito de Deus  em ministrar tantas Leis era o de revelar a Sua perfeita Santidade, e assim demonstrar o estado pecaminoso do homem. Ainda hoje nos dias de Jesus, está-se perdendo diante do Filho, do Pai e do Espírito Santo. “Portanto eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos.” (Mt. 21: 43). Vemos que o povo hebreu só perdeu por conta de sua desobediência, foram parar num cativeiro de setenta anos, por fim o Senhor se calou durante quatrocentos anos, isto significa que o Senhor perde a confiança em seu povo, não tendo mais o que fazer, nem o que dizer se cala, faz silencio. Mas a Promessa estava de pé, ou seja a promessa do Salvador. Por isso vem Jesus, subindo o monte e de lá ministrando todo o seu mandamento, nem se sabe quantos dias ficou Jesus naquela montanha, discorrendo e confirmando as Divinas promessas. Novo Testamento, Nova Aliança! Agora mediante a Graça, e a Graça é Jesus, Ele veio como um Cordeiro, Ele é a Figura, representativa lá no Tabernáculo, até que se cumprisse a plenitude dos tempos como está escrito na Epístola aos gálatas. Podemos imaginar a tristeza do Senhor após tanto trabalho para introduzir seu povo na terra Prometida, ter um saldo negativo. Em comparação ao numero dos que saíram da escravidão do Egito; ultrapassaram a dois milhões de pessoas entre homens, mulheres as crianças e os estrangeiros que vieram com os hebreus. Somente dois homens entraram; Josué e Calebe. Nesta lição, vemos que o Senhor não se esquece de nenhum detalhe de todos os acontecimentos, ou seja, do proceder da humanidade. No Livro de Números cap. 14: 36 a 38 diz: “E os homens que Moisés mandara a espiar a terra e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra, aqueles mesmos homens, que infamaram a terra, morreram de praga perante o Senhor. Mas Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos homens que foram espiar a terra, ficaram com vida.”  Agora imaginemos a situação; se o Senhor não suportou o escárnio que fizeram em relação à terra de Canaã, quanto mais contra a Sua Palavra, as deturpações e descasos que estão havendo por toda a parte. Mas, na Moral da lição desta manhã o Senhor quer saber qual o valor da Aliança que foi cravada na cruz por preço do Sangue do Cordeiro Imaculado. E qual o valor que eu estou dando a Aliança? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário