LIÇÕES
BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data:
28 – 06 – 2015.
Lição: 13. Título da Lição
OSÉIAS
E O AMOR INSISTENTE
Texto Áureo: “OUVI a palavra do Senhor, vós, filhos de
Israel, porque o Senhor tem uma contenda com os habitantes da terra, porque não
há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus na terra” (Os. 4: 1).
461- 119- HC
Leitura
Bíblica em Classe: (Os. 1: 1 a
9)
1 – PALAVRA do Senhor, que foi dita
a Oseias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de
Judá, nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.
2 – O principio da palavra do
Senhor por Oseias: disse pois o Senhor a Oseias: Vai, toma uma mulher de
prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu,
desviando-se do Senhor.
3 – E foi-se, e tomou a Gomer,
filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho.
4 – E disse-lhe o Senhor: Põe-lhe o
nome de Jezreel; porque daqui a pouco visitarei o sangue de Jezreel sobre a
casa de Jeú, e farei cessar o reino da casa de Israel.
5 – E sertã naquele dia que
quebrarei o arco de Israel no vale de Jezreel.
6 – E tornou ela a conceber, e deu
à luz uma filha; e ele disse: Põe-lhe o nome de Lo-Ruama; porque eu nãome
tornarei mais a compadecer da casa de Israel, mas tudo lhe tirarei.
7 – Mas da casa de Judá me
compadecerei, e os salvarei pelo Senhor seu Deus, pois não os salvarei pelo
arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem pelos cavalos nem pelos cavaleiros.
8 – E, depois de haver desmamado a
Lo-Ruama, concebeu e deu à luz um filho.
9 – E, ele disse: Põe-lhe o nome de
Lo-Ami: porque não sois meu povo, nem eu serei vosso Deus.
INTRODUÇÃO
I – OSÉIAS E O
AMOR INSISTENTE
Definição: O titulo desta lição 13, encerrando assim este
segundo trimestre de lições Bíblicas, onde temos tomado conhecimento da
situação que vem desde o principio da história de um povo que foi escolhido por
Deus para ser o seu povo peculiar. Ser peculiar é ser especial, de valor, (Tt.
2:14). Oséias vive nos últimos dias do reino de Israel por conta dos séculos de
pecado do povo. A infidelidade espiritual do povo é comparada ao pecado de
adultério, pois o Senhor Deus se via traído pelo seu povo todo o tempo. O
Senhor era justamente traído porque, o povo deixava de adora-lo, para adorar a
Baal-Peor, isto é coisa vergonhosa, tudo isto está inserido no livro do profeta
Oséias. Vejamos: (Os. 9; 10) e Deut. 4: 2 a 4. O livro de Oséias, mais do que
qualquer outro livro do Antigo Testamento, expõe claramente o sentimento do
Senhor em relação ao proceder de seu povo, ou seja, o grande amor, o zelo desde
que os tirou da servidão do Egito, o amor de Deus é incondicional, como citamos
acima, Oséias estava ali vivendo os últimos dias do reino de Israel, Israel
estava se acabando, o povo estava chegando ao fim, imaginem a tristeza do
Senhor por ver um trabalho de séculos seguidos indo embora sem um bom
resultado. O nome Oséias quer dizer “salvação”, temos visto com frequência nos
livros anteriores que sempre o nome do autor retrata a sua mensagem. O livro de
Oséias pode até ser de difícil compreensão, mas é certo que muitas vezes os
desíguinos do Senhor são vedados ao nosso conhecimento, mais certo ainda é que,
houve realmente o casamento de Oséias com a prostituta. Oséias vive no próprio
casamento o que o Senhor estava passando em relação a Israel. Oséias foi o
homem escolhido para compartilhar com o Senhor a dor de uma traição, pois desde
o principio a união do senhor com seu povo seria comparado a um casamento, uma
união. Portanto o casamento de Oséias com Gomer representa a união de Deus como
seu povo. A questão: “toma uma mulher de prostituições”, isso faz entender que
ela vem de um ambiente de imoralidade, por isso teria uma tendência a ser adultera.
Igualmente a situação espiritual de Israel, sempre caindo na prostituição. O caso de Gomer é paralelo ao de Israel,
que se tornou adultera depois de se unir com Deus, desde a saída do Egito, a
intenção daquele povo era se livrar da escravidão, quanto a seguir os preceitos
do Senhor, isto não estava em seus planos, pois nunca se firmaram, sempre se
rebelando contra o Senhor. O relato fala sobre filhos que nasceram depois do
casamento de Oséias (Os. 1: 3 a 5)), este primeiro filho era de Oséias, e o
Senhor mandou que colocasse o nome de Jezreel que significa: “Deus espalha ou
“Deus semeia”. O nome sugere os planos de Deus para Israel. Jezreel foi a
cidade onde moraram alguns reis de Israel, e onde Jeú acabou com a casa de Acabe. Deus prometeu
trazer castigo sobre a casa de Jeú e fazer cessar o reino e o arco que
significa: (poder militar) de Israel. Obs. O Senhor usou a Jéu para destruir a
casa de Acabe e lhe entregou o reino, mas Jeú não se dedicou ao Senhor, ele
imitou os pecados de Jeroboão (2 Rs. 10: 30, 31). Mas voltando a Oséias, no
verso 6 do cap. 1, diz que Gomer mais uma vez concebeu e deu a luz uma filha,
vejamos o que disse o Senhor: Lo-Ruama (casa de Israel não compadecida). No
verso 8, diz que pela terceira vez Gomer concebe e dá a luz um filho, neste
dois últimos nascimentos não há referencia de que sejam filhos de Oséias, mas
vejamos o que o Senhor diz a respeito do terceiro filho, versos 8 a 11. Então
podemos ver que sobre a menina Lo-Ruama, Ele não mostraria mais favor (graça, Misericórdia)
à casa de Israel, mas ainda teria compaixão para com Judá. este seria salvo,
não pela força militar, ou seja, por Israel, mas pelo Poder de Deus. O terceiro
filho de Gomer outro menino recebeu o nome de Lo-Ami que quer dizer não meu
povo, de novo tudo indica que Oséias não foi pai dessa criança, o nome
simbolizava a rejeição de Israel por Deus. Mas no verso 10 do cp. 1 podemos
sentir que o Senhor embora sentindo a rejeição, Ele se lembra da Promessa de um
Salvador. (Os. 2: 1 a 8), isto desde que os tirou do Egito, (Versos 9 a 13),
estes versos nos faz lembrar o horror do cativeiro, pode-se até incluir aqui o
período de silencio, (versos 14 a 23), estes últimos versos podemos sentir a
presença do Salvador principalmente nos versos 22 e 23. As suas Promessas
sempre se cumprirão, pois o Senhor não mente jamais. Neste resumo do livro, importante
é entender que, o Amor Divino é Incondicional e insistente. (I Pd. 2: 10).