A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 27 de dezembro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / JESUS, O ALFA E O ÔMEGA - Lição: 13

                                                                  LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 27 – 12 – 2015.
Lição: 13.                                          Título da Lição
 JESUS, O ALFA E O ÔMEGA
Texto Áureo: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. (Ap. 1: 1)
                                                 176– 70 – HC.

 Leitura Bíblica em Classe:                                       (Ap. 1: 1 a 11)

1 – Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo,
2 – o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
3 – Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
4 – João, as sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono;
5 – e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
6 – e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, gloria e poder para todo o sempre. Amém!
7 – Eis que com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o transpassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!
8 – Eu sou o Alfa e o ômega, o Principio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo Poderoso.
9 – Eu, João, que também sou vosso irmão e companheiro na aflição, e no Reino, e na paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e pelo testemunho de Jesus Cristo.
10 – Eu fui arrebatado em espírito, no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

11 – que dizia: O que vês, escreve-o num livro e envia-o as sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodiceia.

INTRODUÇÃO:

I – JESUS, O ALFA E O ÔMEGA

Definição: Jesus desde a Eternidade. Nesta lição vamos procurar compreender o valor da lealdade, da coragem, e principalmente do amor dedicado de forma espontânea, assim aconteceu com o discípulo João, estamos falando do João que ficou até o fim ao lado de Jesus, agarrado ao pé da cruz. Para que possamos encerrar este ano de 2015, nada melhor do que meditar nas Sagradas Escrituras, pois estamos vivendo dias ainda melhores aos que viveram todos os discípulos que andaram com Jesus, passando por grandes perseguições por causa do Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Hoje parece que certos papeis se inverteram, pois são os crentes da atualidade junto a seus líderes, é quem estão perseguindo o Evangelho de Jesus. De que maneira? Da maneira mais sórdida possível. Quando não ministram a Palavra de Deus, quando não ensinam as verdades contidas no Livro Sagrado que é a BÍBLIA, torcem as Palavras de Jesus, quando trabalham todo tempo em rebaixar as Leis do Antigo Testamento, quando permitem que seus seguidores frequentem montes como cabritos, anulando o Mandamento de Jesus quando disse lá no Sermão da Montanha: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.” (Mt. 6: 6) Então, quem vai orar no monte está transgredindo a Lei de Deus. Mas na lição desta manhã, serão mencionadas as sete igrejas da Ásia. A cada uma das sete igrejas da Ásia Jesus viu que era necessário que fossem escritas para posteridade, e não poderia ser outro a realizar este tão precioso trabalho senão o Apóstolo João, o que ficou ao pá da cruz. E assim foi feito, João após ter sido mergulhado num tonel de azeite fervente, assim nos conta a história da Igreja, foi desterrado na ilha de Patmos, mas sua dores por conta da queimadura intensa, foram suavizadas pelo arrebatamento de espírito. Tudo isto ele passou por causa da Palavra. LBC verso: 9. Cada uma das sete cartas que Jesus mandou que João escrevesse são dirigidas ao “anjo da igreja”, ou seja, ao pastor, aquele que é responsável pelo rebanho que lhe foi confiado, e consequentemente também ao povo que congrega nos templos. Na numerologia que é Divina, aliás tudo é divino, depende de como se faz uso de seus atributos, o Sete representa a Perfeição de Deus Pai, pela Bíblia a fora, vamos encontrar milhares de exemplos de uso do numero sete. Mas voltando a situação de cada conjunto de pessoas que formavam as igrejas da Ásia, cada homem ali colocado à frente do trabalho com as ovelhas era chamado de anjo. Mas porque o Senhor sempre se referiu aos homens colocados à frente do seu rebanho de anjo? A resposta é muito simples e clara; Ele os compara aos anjos, pois os anjos lá no Céu são extremamente obedientes a Deus, os anjos nunca contra-dizem a ordem do Senhor, e assim o Senhor sempre esperou que o  homem que Ele chamasse para a frente de seu rebanho fosse também extremamente seguidor da Verdade. E não se tornassem mercenários, falsos. Estas sete igrejas nos fornecem modelos de todas as “igrejas” em todas as épocas. São representativas: Mas vamos rapidamente observar certos aspectos: 1ª- Igreja: Éfeso: O pastor desta igreja estava atento, fazendo um bom trabalho, mas foi relatado pelo Senhor que ele havia deixado o primeiro amor, o u seja, o Senhor Jesus não sentia mais nesse pastor aquela alegria do principio de sua fé, pois ele havia caído, e precisava de arrependimento: “Lembra-te, pois de onde caíste, e arrepende-te e pratica as primeiras obras; quando não virei e tirarei do seu lugar o seu castiçal, se não te arrependeres.” (Ap. 2: 5). - Igreja: Esmirna: Nesta Igreja nenhuma queixa da parte do Senhor Jesus, apenas uma advertência sobre permanecer fiel até a morte. 3ª – Igreja: Pérgamo: O pastor desta igreja permitia toda sorte de misturas dentro do templo, acoitava os rebelados de Nicolau, aquele diácono que se rebelou contra a Palavra e formou um grupo, e achou cabida no templo de Pérgamo. E o Senhor falou: “arrepende-te, pois; quando não em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca” (Ap. 2: 16). 4ª – Igreja: Tiatira: A situação desta igreja estava muito difícil, pois o pastor deixava que uma mulher prostituta ensinasse no templo, enganando com falsas profecias, e ensinava o povo a se prostituir. “Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetiza, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.” (Ap. 2: 20). 5ª – Igreja: Sardes: Nesta igreja Jesus estava totalmente descontente com aquele pastor, pois só tinha aparência de que estava vivo, mas estava morto espiritualmente. Mas em meio à situação triste de muitos ali, o Senhor diz que: “Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não se contaminaram suas veste e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso.” (Ap. 3: 4). 6ª- Igreja: Filadélfia: Este Pastor não sofreu nenhuma repreensão da parte do Senhor Jesus. Sem duvida das sete Congregações, Filadélfia foi a única que teve a felicidade de ter um pastor que primou pela Palavra de Deus na integra. Ainda que alguns não tenham alcançado a salvação, mas o importante é manter firme o ensino dos Mandamentos da Lei de Deus. 7ª- Igreja: Laodicéia:  O pastor de Laodicéia é o que mais se assemelha com os modernos “pastores” da atualidade, nem é frio, nem quente, mas mornos e leva toda a congregação a ser também morna. Não pode haver o Calor do Espírito Santo na vida de quem anda de qualquer maneira, só enriquecendo os falsos pastores. O negócio destes mercenários da atualidade é NEGÓCIO, nada mais que negócio. Muito dinheiro no banco, muitos trouxas mandando dinheiro para eles, povo iludido, com prosperidade. Mas e a salvação? Através do que irão se salvar? As Bíblias já foram adulteradas, a versão atualizada, inspirada por Satanás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário