A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 13 de dezembro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / JESUS, NOSSA ESPERANÇA - Lição: 11

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 13 – 12 – 2015.
Lição: 11.                                         Título da Lição
 JESUS, NOSSA ESPERANÇA.
Texto Áureo: “Agora, pois, que espero eu? A minha esperança está em ti.” (Sl. 39: 7).
                                                      410 – 345 - HC     
                                                             
 Leitura Bíblica em Classe:             (João: 14: 1 a 13)                                
1 – NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 – Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar.
3 – E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
4 – Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
5 – Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
6 – Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7 – Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
8 – Disse-lhe Filipe: Senhor mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9 – Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? quem me vê a mim vê o Pai: e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10 – Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim é quem faz as obras.
11 – Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim: crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
12 – Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para meu Pai.
13 – E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 

 INTRODUÇÃO:

I – JESUS, NOSSA ESPERANÇA.

Definição: Fazendo um retrospecto no capitulo anterior, podemos ver que Jesus sentia que era chegada a sua hora de partir, então após a triste ocorrência à mesa naquela última ceia, onde foi declarada a traição do discípulo que mais tinha intimidade com Ele, pois metia a mão no mesmo prato. Mesmo assim, Jesus procura demonstrar num ato muito forte e significativo que foi o ato de lavar os pés dos discípulos que ficaram com Ele. Neste ato, Jesus se cingido com uma toalha lava, e enxuga os pés de cada um. Pedro sempre muito adiantado, expressa uma reação de que não era digno de Jesus lavar os seus pés, mas nesse momento, Jesus faz uma declaração que certamente alegrou a todos, pois foi declarado que todos aqueles ali presentes recebiam a promessa de que estavam salvos em Jesus Cristo, vejamos “Disse-lhe Simão Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo” (Jo. 13: 8 a 10). Esta última fala de Jesus neste texto sobre lavar somente os pés também tem um grande significado, pois eles haviam acabado de participar da ceia com Jesus, que, aliás, foi declarado que seria a última aqui na terra. Mas voltando ao lava pés, Jesus declara para seus discípulos que há uma necessidade de ter sempre os pés limpos, pois na verdade muitas vezes somos conduzidos por um espírito que, não é o espírito do diabo, muito menos o Espírito Santo, mas o nosso espírito (pensamento) a levar nossos pés por caminhos que não são nada agradáveis ao Senhor. “Assim também ficar a alma sem conhecimento não é bom, e o que se apressa com seus pés peca” (Prov. 19: 2). Judas por exemplo; muito andou para conseguir através da traição um cargo alto no império romano. Mas prosseguindo no capitulo 14, Jesus havia passado algumas tristezas, também predisse a negação de Pedro: “Responde-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo: não cantará o galo enquanto me não tiveres negado três vezes.” (Jo. 13: 38) Portanto Jesus tinha motivos de sobra para estar muito angustiado, e principalmente decepcionado com todos. Mas vemos logo no primeiro versículo do capitulo 14 suas Palavras tão confortadoras dizendo: “Não se turbe o vosso coração...” É certo que as moradas celestiais estão preparadas desde a fundação do mundo, assim está escrito em Mat. 25: 34. É certo que as moradas estão prontas, e diz o texto que são muitas, mas a casa é do Pai. Agora devemos procurar entender um pouco a começar pelo verso 1: Aqui o Senhor fala de Fé, CRER, diferente de acreditar, Fé e fruto do Espírito, é Dom de Deus. Vejamos agora o verso 3: parece que aqui começa a surgir uma certa dificuldade, ou uma dúvida? Não há nenhuma duvida da parte do Senhor Jesus, acontece que, as moradas estão na Casa do Pai (Céu). Vamos lembrar que ao expirar na cruz Jesus disse: “Está consumado”. (Jo. 19: 30). Jesus consumou todo o seu trabalho aqui na terra. Ao ser recebido nos céus, sentado à direita de Deus Pai, agora juntos vão continuar o trabalho numa União Perfeita, tudo muito bem organizado: O Espírito Santo na terra num trabalho intenso, é o Consolador dos salvos, é o que vai ao encontro das almas perdidas, Ele convence o coração das pessoas sobre a Verdade que é a Palavra de Deus, o Espírito Santo atua em nossos corações e mentes para o arrependimento de pecados. Enquanto que Jesus apesar de ter todo o Poder nos Céus e na terra, atua no presente tempo a função de: Intercessor de todos que tem seus nomes escritos no Livro da Vida. Quem escreve é Jesus, mas quem autentifica, e sela é o Espírito Santo. “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. (Ef, 4: 30), portanto isto é coisa muito séria, quando lemos que a salvação deve ser cada dia renovada, para que haja a perpetuação da mesma, pois a Trindade espera isto de seu povo, afinal o preço foi muito alto, foi preço de Sangue. Mas voltando ao trabalho de Jesus no Céu; trabalho de Intercessor. Vejamos mais uma vez os versos 2 e 3 da LBC: No verso 2 Jesus declara que lá no Céu tem muitas moradas, todas prontinhas desde a fundação do mundo, já no verso 3 Ele diz que vai preparar lugar, ou seja, vai Interceder junto ao Pai. Portanto só depende de nós. Que fique bem claro para todos que não basta levantar a mão, dizer que recebeu a Jesus como Salvador e etc. e tal, isto para Deus Pai é muito pouco, e quase nada, vamos recordar o que foi dito por Jesus e resumido quando os fariseus fez-lhe uma pergunta para o embaraçar sobre qual seria o grande mandamento da Lei? Jesus resumiu em apenas dois mandamentos dizendo: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas.” (Mt. 22: 37 a 40). Pronto! Tudo resumido em apenas dois mandamentos é automático o segundo mandamento é cumprimento do primeiro. Então estamos muito bem informados nesta manhã quanto à questão do verso 3 LBC. Imaginemos: Se pelo menos um terço do povo que diz ter recebido a Jesus como Salvador, estivesse cumprindo estes dois mandamentos há muito Jesus já teria vindo com Poder e Grande Gloria. Então fica claro que, a Vida de Jesus lá no Céu é interceder, ou seja, preparar lugar, mas até quando? A longanimidade (paciência) do Senhor está chegando ao fim, os espirituais entendem. A LBC de hoje é perfeita e completa, não há mais o que acrescentar. Encerramos esta lição relembrando à nossa memória mais uma vez que o reino de Deus que está no Céu, lugar que tanto desejamos ir, nunca será dividido. Não adianta tentar, o reino dos céus foi preparado para os salvos, ou seja, os SOLTOS, os LIVRES, e LEVES para voar. Os que dão as premissas ao Senhor, os que não podem descer, pois estão numa grande obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário