A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 15 de novembro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / JESUS, O GRANDE EU SOU! - Lição: 07

                                                         LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 15 – 11 – 2015.
Lição: 07.                                      Título da Lição
 JESUS, O GRANDE EU SOU!
Texto Áureo: “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade”  (Sl. 145: 18).
                                                      
    465 – 158 - HC  
 Leitura Bíblica em Classe:                                              (Mt. 12: 38 a 49)
38 – Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal,
39 – Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adultera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas;
40 – Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
41 – Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui quem é mais do que Jonas.
42 – A rainha do meio-dia se levantará no dia do juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui quem é mais do que Salomão.
43 – E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra.
44 – Então diz: Voltarei para minha casa donde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada.
45 – Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando, habitam ali: e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim é esta geração má.
46 – E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe.
47 – E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.
48 – Porem ele, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos?
49 – E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.


INTRODUÇÃO:

I – JESUS, O GRANDE EU SOU!
Definição: ELE é desde, antes do principio! É sempre bom estarmos recordando as coisas boas do passado, principalmente em se tratando do nosso Amado Salvador. Quando Houve a recusa de Moisés quanto a ir ao Egito, buscar aquele povo medonho, Jesus ali se apresenta com o Verbo SER; EU SOU! (Êx. 3: 13, 14). Podemos ter certeza que era Jesus, pois a missão era de libertação, e quem É o Libertador desde o principio, se não Jesus? Mas voltando ao assunto desta manhã, sobre o sinal de Jonas, os escribas dos fariseus chegaram a Jesus querendo ver um sinal. A resposta foi perfeita, pois aquela geração ali, diante Dele, estava na mesma situação ou pior, pois aquela geração de Nínive se arrependeu de seu pecado pela pregação de Jonas, é certo que o afastamento do Senhor  Pai para com Israel, havia sido muito forte, 400 anos sem ouvir a voz do Senhor é muito tempo,  mas é bom lembrar que os Escritos, os Pergaminhos, o Senhor não recolheu, ficaram todos  ao alcance de todos os fariseus, saduceus e escribas, de geração a geração.  Se assim não fosse, Jesus não poderia relembra-los de histórias que eles nunca houvesse lido. E de que maneira a família terrena de Jesus sobreviveria espiritualmente, se não houvesse os Escritos Sagrados?  De onde Maria tirou toda aquela santidade para ser  a escolhida mãe de Jesus? De onde João Batista tirou todo aquele conhecimento? Mas, vejamos de que maneira Jesus responde aos escribas ávidos por sinais: “Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adultera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas”. Podemos até imaginar pela expressão, que Jesus mencionou essas palavras com muita naturalidade, ou seja, simplesmente relembrando a eles uma história já conhecida por todos eles. Eles que bem transparecem na pergunta um toque de irônia, comparando o Senhor Jesus a um mágico, e, portanto queriam ver sinais de magia. É como muitos crentes da atualidade, procurando os Cultos de Libertação, para passar uma tarde ou manhã diferente, ou seja, assistir algumas manifestações de pantomima (espetáculo circense).  Podemos assim dizer, pois se não fosse desta maneira, estaríamos contemplando em nosso meio, muitas transformações de vida, através da Palavra que a cada Culto é transmitida. Mas não é isto que está acontecendo. Assim estava aquela geração diante do Mestre. Porém o senhor Jesus não perdeu tempo em evasivas, foi direto ao assunto; Ah! Tenho sim, um sinal, excelente para uma geração má e adultera. O sinal de Jonas, aquele que esteve três dias e três noites no ventre da baleia (LBC- 39, 40). Acontece que aquela geração se salvou, e ressurgirá no Juízo com essa geração, e a condenará, porque se arrependeram.  Ali Jesus estava diretamente se referindo a todos eles, judeus, e não deixou de mencionar que, ali diante deles estava o que era maior do que Jonas, ou seja, Ele mesmo. É bom estar atento, pois Jesus se referiu àqueles judeus que estavam ali, pois sabia Ele, muito bem tudo que iria acontecer, pois seriam exatamente aqueles, os que o levaria ao Sinédrio,  e consequentemente ao calvário. E ali também foi bem lembrada a rainha de Sabá, vinda de longe conhecer de perto a Salomão. (I Rs. 10: 6 a 9). O mais importante é que houve salvação na vida desta rainha, como disse Jesus, ela se levantará no Juízo final como Igreja de Jesus. Sendo assim vemos que não houve mais nenhuma reação da parte dos escribas, e ali o Senhor continua na sua missão de desvendar os mistérios ocultos ao entendimento humano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário