A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 1 de novembro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / JESUS É O CAMINHO! - Lição: 05

                                                           LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 01 – 11 – 2015.
Lição: 05.                                              Título da Lição
                JESUS É O CAMINHO!
Texto Áureo: “A justiça irá adiante dele, e ele nos fará andar no caminho aberto pelos seus passos”.                                                       (Sl. 85: 13)

                                                      97 – 169 – H

 Leitura Bíblica em Classe                                              (Mt. 11: 1 a 17)
1 – E ACONTECEU que, acabando Jesus de dar instruções aos seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles.
2 - E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos,
3 – A dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?
4 – E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que oivis e vedes:
5 – Os cegos veem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.
6 – E bem-aventurado é aquele que se não escandalizar em mim.
7 – E, partindo eles, começou Jesus a dizer as turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento?
8 – Sim, que fostes ver? Um homem ricamente vestido? Os que trajam ricamente estão nas casas dos reis.
9 – Mas então que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta;
10 – Porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará o teu caminho.
11 – Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.
12 – E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
13 – Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
14 – E, se quereis dar credito, é este o Elias que havia de vir.
15 – Quem tem ouvidos para ouvir ouça,
16 – Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros,
17 – E dizem: tocamo-vos flauta, e não dançastes: cantamo-vos lamentações e não chorastes.

INTRODUÇÃO:

I – JESUS É O CAMINHO! 
Definição: Como poderemos melhor definir o Caminho que é Jesus? Recordando daquela Árvore que voltou aos Céus guardada por querubins! O texto áureo bem define, citando a Justiça que agora vem de frente. Já há muito temos conhecimento de que a Justiça Divina representa o perdão dos pecados cometidos nesta vida. Ele foi enviado para oferecer a toda humanidade uma vida abundante. É perigoso nestes últimos dias falar em meio aos evangélicos sobre vida abundante, pois imediatamente os mercenários, os vendilhões dos templos, os que SÓ pensam em riquezas terrenas, bens materiais, e etc., e não se dão conta de que existe algo muito além das coisas terrenas; a salvação da alma, através de Jesus o Caminho que conduz aos Céus através do perdão (Justiça). A Missão do Cristo vindo a essa terra vai bem mais além do perecível, aliás, conduz a Vida Eterna, pois como nos declara a Leitura Bíblica em classe, nos versos 4 e 5, alertando aos discípulos de João que retornassem e contassem a ele, o que estava sendo realizado naquela terra. Jesus veio trocar um fardo pesado de pecados, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para vossas almas”.  (Mt. 11: 28; 29). Ele Jesus, veio para esta missão, pois a terra e seus habitantes estavam sem rumo, sem paz, sem salvação, sem caminho certo, Ele é o Caminho que conduz aos Céus Eternos! O pecado é uma ameaça constante, o pecado é a violação das Leis Divinas, por isso o Senhor Deus Pai providenciou desde o Éden, um Salvador, e Ele com todo Poder, e o principal, usando de Justiça (perdão). Outro fato importantíssimo é a questão da evangelização; no Sermão da Montanha, Jesus teve o cuidado de esclarecer tudo sobre o cumprimento das Leis do Antigo Testamento, para que não ficasse nenhuma dúvida acerca das mesmas. Quem sabe muitos, vendo aquele jovem pregador não pensaram, agora haverá mudança, vamos ficar livres daquelas leis pesadas. ABSOLUTAMENTE! Jesus declara que: “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido”. (Mt. 5: 18) Como vimos na lição passada, Jesus procurava falar de uma maneira mais accessível para que todos pudessem entender, mas nunca adulterando a Palavra do Pai. Jesus sendo o Caminho que conduz aos Céus sabia muito bem como trabalhar com aquele povo, fez tudo por uma ordem, uma Metodologia sem igual! Vejamos: Ele começa pelo Sermão do monte, ali foi discorrendo a Palavra de Deus, com exemplos magníficos. Em seguida na prática, indo para o meio das multidões sofridas, enfermas, oprimidas pelos demônios, atormentadas pelo diabo. E ali curando, limpando, e na continuidade da evangelização, mostrando em todo o tempo o Caminho, ou seja, de que maneira se pode chegar aos Céus.
As pessoas que tem se perdido nos seus próprios caminhos necessitam, além do perdão de Jesus, precisam recuperar a alegria de viver. Sem Cristo não há reconciliação. “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.” (II Cor. 5: 19). Mas voltando ao texto áureo, podemos citar a expressão: ... Ele, Jesus nos fará andar no caminho aberto pelos seus passos. Isto é tão sério que nem sabemos como, de que maneira somos merecedores desse cuidado. Jesus é o caminho que também nos faz sair de certas controvérsias sobre os Escritos Sagrados. Quando mencionamos sobre o cuidado de Jesus ali no monte em que todos devem preservar as Leis Divinas, ou melhor, mais do que preservar as Leis é cumprir os Mandamentos do Antigo Testamento. Hoje podemos muito bem entender o porquê da divina declaração, para que não acontecesse o que já há muito acontece. Os Dez Mandamentos da Lei de Deus foram esculpidas em tábuas de pedra pelo próprio Dedo de Deus (Êx. 32: 16). E as demais seiscentas leis escritas por Moisés, todas aprovadas por Deus. Hoje cada um que se fantasia de pastor tem “doutrina” ao seu bel prazer. São multidões de pontos, ou igrejotas com todas as suas liberalidades, encaminhando um povo que por sua vez, não quer nada com a Verdade para outro caminho, que certamente não é o Caminho, a Verdade e a Vida, pois a Palavra de Deus sempre foi uma só. No tempo em que o Evangelho de Jesus Cristo era pregado em todo o mundo de maneira completa e com Temor e tremor, havia salvação de almas. As pessoas recebiam a Jesus em suas vidas e havia mudanças extraordinárias, havia uma consagração provinda de dentro da alma para fora, o comportamento, o linguajar, as vestes, os maus hábitos, eram imediatamente notório, às vezes mudavam até de profissão, por exemplo: Por que será que hoje não há mais essa mudança? A Palavra de Deus era uma só, os ensinamentos doutrinários abrangiam a todas as Congregações do campo. Não havia bíblia da mulher, nem bíblia da vovó, nem bíblia em quadrinhos para crianças, nem bíblia para o homem globalizado (maçom) e etc. Com essas aberrações minaram o campo do Espírito Santo. Isto é muito sério! Jesus disse aos seus discípulos que iria para o Pai, mas que deixaria outro Consolador. “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (Jo. 14: 26) vejam a importância de se ter uma só Palavra. Jesus foi bem claro na questão de que o Espírito Santo está na terra na função de conservar os bons princípios contidos na Palavra de Deus. O mais triste de tudo isto é que, partiram do próprio povo que se diz “crente em Jesus”, estes bons princípios se refere às Leis morais contidas nas Sagradas Escrituras, desde o Antigo Testamento. Estes tais fantasiados de pastores que andam por aí, minaram o campo do Espírito Santo. Se cada “congregação” tem uma doutrina diferente, longe dos preceitos éticos e morais, para onde foram os ensinamentos de Jesus desde o Sermão da Montanha? Que contas darão esses falsos pregoeiros na vinda de Jesus? O que blasfemar contra o Espírito Santo não tem perdão. (Mt. 12: 31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário