A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 6 de setembro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / E VIRÁ O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES - Lição: 10

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 06 – 09 – 2015.
Lição: 10.                               Título da Lição
E VIRÁ O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES
Texto Áureo: “Exulta e alegra-te, ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o Senhor.” (Zc. 2: 10)
                                       
                                           442  –  157 - HC.
 Leitura Bíblica em Classe:                         (Zc. 14: 1 a 9)
1 – Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.
2 – Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra
Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o resto do povo não será expulso da cidade.
3 – E o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como no dia em que pelejou no dia da batalha.
4 – E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.
5 – E fugireis pelo vale dos meus montes (porque o vale dos montes chegará até Azel), e fugireis assim como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá: então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo, ó Senhor,
6 – E acontecerá naquele dia, que não haverá preciosa luz nem espessa escuridão.
7 – Mas será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; e acontecerá que no tempo da tarde haverá luz.
8 – Naquele dia também acontecerá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas até ao mar ocidental: no estio e no inverno sucederá isto.
9 – E o Senhor será rei sobre toda a terra: naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.


 INTRODUÇÃO:

I- E VIRÁ O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES
Definição: Zacarias, profeta pós-cativeiro, contemporâneo do profeta Ageu. Pelos escritos, o ministério de Zacarias começa dois meses após a missão profética de Ageu (Ag. 1: 1; Zc. 1: 1), portanto um pequeno espaço. As vezes parece ser um pouco confusa a questão de ter havido dois profetas praticamente na mesma ocasião, mas quando passamos a estudar o conteúdo do livro, passamos a compreender que havia algo mais, além da exortação para que o povo se arrependesse e se voltasse para o Senhor. Isto Ageu fez muito bem. Como sempre acontecia desde o êxodo, durante toda a peregrinação pelo deserto, Moisés ali o tempo todo transmitindo a Palavra do Senhor àquele povo rebelde, até chegar ao ponto que o Senhor não tendo mais o que fazer, nem o que falar, permitiu aquele terrível cativeiro de 70 anos. Em fim, o Amor Divino é realmente imensurável! Eis a razão: A Promessa feita lá no Éden, mas estejamos atentos, pois, a Longanimidade do Senhor, ou seja, a paciência um dia terá fim, quando? Após o rapto da Igreja, dali segue-se a grande tribulação e o Juízo final. Portanto vamos aprender nessa manhã uma coisa muito importante: deixando um pouco de lado a questão exortação ao povo. Vejamos nessa lição o lado messiânico do profeta Zacarias, talvez seja ele o profeta mais messiânico de todos os livros do Antigo Testamento. No Novo Testamento vemos as referências que se cumpriram acerca do sofrimento do Messias. Então Zacarias em mensagem profética passa a transmitir mensagens que vão mencionando sobre o Reino do Messias. E logo nos deparamos com o texto do capítulo 3, que faz referência a Jesus como o Renovo (Zc. 3: 8). Realmente, o Senhor Jesus veio para dar Renovo, as coisas velhas são passadas, tudo se faz novo quando Cristo é recebido com alegria (II Co. 5: 17), Jesus também veio para ser nosso Rei e Sacerdote “Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e levará a gloria, e assentar-se-á, e dominará no seu trono, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre eles ambos.” (Zc. 6: 13), Que Maravilha! E este texto também nos chama atenção sobre os terríveis acontecimentos destes tempos presentes, é notório que o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo já não é mais levado a sério, pois já está havendo corrupção no meio do povo que se diz crente, estão criando outras bíblias, estão levando para dentro dos “templos” o paganismo, as festas mundanas, a dissolução do casamento, o comércio da Palavra de Deus a todo vapor não só no pseudo templo, mas também no meio dos cantadores de canções que chamam de hino, mas na verdade sem nenhuma Unção do Espírito Santo, é claro que o Espírito Santo está longe dessa devassa.  Sem se falar na enxurrada de mulheres pastoras. Mas voltando a Promessa do Salvador no livro do profeta Zacarias, ele dá um expressivo relato sobre a traição de Judas por conta de trinta peças de prata (Zc. 11: 12, 13; Mt. 27: 9). Sua crucificação (Zc. 12: 10), seus sofrimentos (Zc. 13: 7 a 9), sua segunda vinda (Zc. 14: 4 a 9). Ainda temos muitas referências sobre o Messias, contendo profundo significado, por exemplo: A entrada de Jesus em Jerusalém (Zc. 9: 9), confere com Mateus cap. 21: 4 a 11. Estas mensagens proferidas por Zacarias aconteceram quatrocentos anos antes do nascimento de Jesus. Antes do silencio que o Senhor fez por conta do grandíssimo desamor do povo que Ele escolheu. As vezes é bom parar um pouco para meditar na questão das escolhas, ser escolhido é ser privilegiado, principalmente se essa escolha é feita por Aquele que deu a seu único Filho para expiação de todos os pecados. Geralmente essa escolha vem no momento mais crucial de nossa vida, quando todas as esperanças já não existem, então vem a providencia Divina, e estende sua mão desde os altos Céus: “Assim diz o Senhor: No tempo favorável te ouvi e no dia da salvação te ajudei, e te guardarei, e te darei por concerto do povo, para restaurares a terra, e lhe dares em herança as herdades assoladas:” (Is. 49: 8). Eis aí a missão, a razão da salvação, eis aí a receita, o que fazer após receber tão grande salvação? Ir, dar de graça o que de graça recebeu (Mt. 10: 8), esse é o primeiro estágio que se faz após a salvação, não há outra forma de integração, de aprimoramento, em fim, todo o desenrolar de uma vida ativa nos trabalhos Sagrados, provém do Ide. O maior exemplo está descrito claramente na vida dos Apóstolos, antes de serem Apóstolos TODOS tiveram que passar pelo discipulado no campo, ou seja, na Evangelização, esta foi a última ordem de Jesus antes de ser oculto pela Nuvem, (At. 1: 8). Portanto, estejamos apercebidos, há uma urgência no trabalho de campo, até que venha o Desejado de todas as nações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário