A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 27 de setembro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / AS BEM-AVENTURANÇAS - Lição: 13

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”
Data: 27 – 09 – 2015.
Lição: 13.                                Título da Lição
 AS BEM-AVENTURANÇAS
Texto Áureo: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;” (Mt. 5: 3)
                                       
                                         126– 97 - HC.

 Leitura Bíblica em Classe:                  (Sl. 34: 1 a 14)

1 – LOUVAREI ao Senhor em todo o tempo: o seu louvor estará continuamente na minha boca.
2 – A minha alma se gloriará no Senhor: os mansos o ouvirão e se alegrarão.
3 – Engrandecei o Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.
4 – Busquei ao senhor; e ele me respondeu: livrou-me de todos os meus temores.
5 – Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos.
6 – Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angustias.
7 – O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
8 – Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
9 – Temei ao senhor, vós, os seus santos, pois não tem falta alguma aqueles que o temem.
10 – Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta.
11 – Vinde, meninos, ouvi-me: eu vos ensinarei o temor do Senhor.
12 – Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?
13 – Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem enganosamente.
14 – Aparta-te do mal, e faze o bem: procura a paz e segue-a.


INTRODUÇÃO:

I - AS BEM-AVENTURANÇAS
Definição: As Bem-aventuranças definem como uma pessoa pode e deve ser feliz. Cristo é a Felicidade, anunciado desde o Antigo Testamento pelos profetas. Dentre eles destaca-se Isaias quando faz menção dos cinco nomes de Jesus, dentre eles; como Príncipe da Paz! (Is. 9: 6). Se assim o recebermos todos os dias de nossa existência, jamais haverá problemas sem solução. Não poderíamos sequer falar, sentir, viver de outra maneira, a não ser conviver com a Dádiva a nós pelo Pai concedida. É muito importante que se observe o esmero, da Metodologia com que Jesus organizou o Sermão da montanha. Após aquele pequeno estágio pelo campo com os seus primeiros discípulos, mostrando a eles não somente como se faz o trabalho da evangelização, mas principalmente o estado em que se encontrava aquela nação. Agora já com muito povo o acompanhando por causa dos milagres que Ele passou a realizar, decide subir a montanha. Interessante que Jesus dá inicio Às Bem-aventuranças citando o espírito humano, “Bem aventurados os pobres de espírito, por que deles é o reino dos céus;” (Mt. 5: 3). Sabemos muito bem que, nosso espírito é o pensamento, é o que vai pelas cabeças voadas, por isso a primeira advertência, foi dada ali ao povo que se juntou naquela ocasião ao pé do monte. Muitos crentes sentem uma grande dificuldade para entender o significado dessa primeira Bem-aventurança, mas é fácil de entender, ser pobre de espírito não é ser altivo, autossuficiente, orgulhoso etc., foi desta maneira que Jesus encontrou aquele povo, pois todos estavam sendo guiados pelos fariseus e saduçeus, sem a presença Divina por quatrocentos anos. João Batista já os havia repreendido e até feito uma pergunta: “...Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?” (Mt. 3: 7). Então na verdade o que o Senhor Jesus ali nesta primeira Bem aventurança, deixa claro para todos ali presentes, é que ser pobre de espírito é sentir a necessidade de ter Deus em suas vidas, ou seja, é sentir-se incapaz, sem condições de viver sem ser filho de Deus, e para que isso aconteça há uma grande necessidade de entregar-se ao Senhor por inteiro. Para melhor discernir esta primeira Bem-aventurança, temos o Salmo 37: 5 a 11.
Esta é a conduta perfeita do pobre de espírito. Chegamos a conclusão que na vida do pobre de espírito não há tristeza, não há problemas que não tenham solução, não há discórdia entre os irmãos na Fé, todos são unidos, sendo assim todos os dias no Templo haverá testemunhos de gratidão ao Senhor. Jesus veio para alegrar, está escrito no profeta Isaias que o povo que andava em trevas viu uma grande luz! Quem está na luz está alegre. Eis a razão de ser a primeira Bem-aventurança. O Senhor na sua infinita Sabedoria sabe como preparar o Caminho, tudo numa sequencia maravilhosa. Vejamos a segunda Bem-aventurança: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;” Após a entrega, a aceitação de Jesus no coração, é claro que quando houver necessidade de chorar aos pés do Senhor, haverá o consolo, pois certamente esse choro não será um choro de ira, de remorso, com desejo de vingança, mas de reconhecimento de alguma falha cometida, ou por alguma notícia ruim, pelas provas que possam estar passando, discernindo muito bem o que é prova e o que é luta, pois há uma diferença muito grande entre ambas. Podemos até mostrar qual a diferença: As provas vem da parte do Senhor para testar a nossa Fé. O que passar a prova cantando e não praguejando, esse vai passar na prova. E a questão da luta? A luta vem quando o crente desobedece os Mandamentos do Senhor, atualmente grande parte dos crentes estão passando luta, pois a desobediência é total no meio dos tais. É preciso ser Igreja de Jesus e não crente, pois crente todo o mundo é. O que é Igreja passa prova e vive, o que é somente crente passa luta e morre. Crente é todo aquele que despreza os Mandamentos do Senhor desde Gênesis a Apocalipse e passa a seguir o homem travestido de pastor ou a mulher que se diz pastora, aliás esta praga se alastrou em todo o mundo, cuidado por conta disto, cada dia aumenta o numero de crentes deprimidos, onde habita o Espírito Santo não pode habitar espírito de tristeza. Nós daremos continuidade as Bem-aventuranças, pois o assunto é Maravilhoso e extenso. Vamos durante toda a semana; estar alegre com Jesus. É só receber o Seu Nome “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da Paz.” E a parte “a” do versículo 7 ainda reforça dizendo: “Do incremento deste principado e da paz não haverá fim.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário