A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 20 de setembro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / APÓS O SILÊNCIO, SURGE UMA VOZ NO DESERTO - Lição: 12

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”
Data: 20 – 09 – 2015.
Lição: 12.                              Título da Lição
 APÓS O SILÊNCIO, SURGE UMA VOZ NO DESERTO
Texto Áureo: “E eis uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”.          (Mt. 3. 1 a )
                                         32– 79 - HC. 
 Leitura Bíblica em Classe                        (Mt. 3: 1 a 11).

1 – E, NAQUELES dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia.
2 – E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
3 – Porque este é o anunciado pelo profeta Isaias, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
4 – E este João tinha o seu vestido de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.
5 – Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judeia, e toda a província adjacente ao Jordão.
6 – E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
7 – E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
8 – Produzi pois frutos dignos de arrependimento.
9 – E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão, porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.
10 – E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
11 – E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o espírito Santo e com fogo.


 INTRODUÇÃO:
I-  APÓS O SILÊNCIO, SURGE UMA VOZ NO DESERTO

Definição: Assim como havia sido predito pelo profeta derradeiro do Antigo Testamento, cumpre-se o inicio da grande Promessa, ou seja, o nascimento do Salvador. Jesus ao completar seus trinta anos de idade, tempo em que poderia dar segundo a Lei, inicio ao seu Ministério terreno. Mas como já estava predito, João que recebeu cognome de Batista por causa dos batismos que realizava no rio Jordão, preparou o Caminho, alertando o remanescente daquele povo que havia ficado sem profeta durante quatrocentos anos. E  João, dizia que, em verdade batizava com água, mas o que viria após ele, iria batizar com o Espírito Santo e com fogo. E alertava àquele povo que Jesus, também viria com a pá, para limpar a sua eira e recolher no celeiro o seu trigo, quanto a palha que para nada presta, mandaria para o fogo (Mt. 3: 12). Observação: EIRA, é um terreno que serve para plantio, o Senhor comparou a seu Templo, onde são plantados os seus filhos, está escrito: (Sl. 92: 12 a 15), portanto todos que estão plantados com Cristo, sente alegria em servi-lo. Mas voltemos aos versos 13 a 17, Jesus vem chegando junto ao Jordão para ser batizado por João, para que se cumprisse toda a justiça (Lei). Naquele momento Jesus é aclamado pelo Pai, e o Espírito Santo vem sobre Ele em forma de pomba. Dali recebeu Virtude (Mt. 3: 16, 17). No capítulo 4, Jesus é conduzido pelo Espírito Santo para ser tentado pelo diabo, vejamos que interessante, fica então provado que: Jesus se submeteu vindo de sua Gloria, descer para mostrar a todos nós mediante seu testemunho, do que somos capazes, pois Ele se fez carne, se fez homem, ou seja, humano embora sendo cem por cento Deus. O Pai submeteu o Seu Filho para exemplo. Vejamos a prova: (Mt.4:1 a 11). Na Igreja primitiva acontecia exatamente como aconteceu com Jesus ali no rio Jordão, batizado nas águas, batizado no Espírito Santo, Prontinho para resistir ao diabo. Hoje nem se recebe mais o Senhor Jesus como Salvador. O que o povinho néscio está recebendo é a promessa de ficar rico, pois os falsos profetas que andam por aí, estão ensinando ao povo que, a Semente a qual Jesus fala, não é mais a Palavra, mas sim o dinheiro. E o pior é que o povinho crente que não quer ser estudante da Bíblia, vai caindo na conversa do mercenário. Mas voltemos a nosso estudo desta manhã sobre os feitos Maravilhosos de Jesus quando por aqui andou. Neste mesmo capitulo quatro, vemos a chamada dos primeiros discípulos, exatamente como foi predito pelo profeta Isaias (Mt. 4: 12 a 20; Is. 9: 1, 2). Assim deveria acontecer, pois o Senhor Jesus iria trabalhar com exemplos, ilustrações, e vendo ali homens pescadores, comparou as almas perdidas aos peixes fora d´água, (Palavra e salvação). Sendo assim fez a primeira chamada. Verso 19. Então ali foram chamados os quatro primeiros discípulos, com esses, Jesus passou a percorrer toda a Galiléia, mostrando a eles como se faz o trabalho da evangelização, (versos 23 a 25). E os discípulos vivenciando toda aquela maravilha que o Senhor Jesus operava, a intenção do Senhor era justamente que eles aprendessem, pois Ele sabia que seu tempo seria limitado aqui na terra. Quando Jesus viu tão grande multidão, sentiu que seria necessário subir ao monte para ministrar sua Palavra (Mt. 5: 1 a 12), é certo que os discípulos aproximaram-se Dele, para escutar mais de perto, eles não foram ali para orar, mas sim para ouvir a Palavra de ensinamento. Dos versos 13 a 16, os discípulos ali receberam um verdadeiro Maná dos Céus, pois ali Jesus enaltece, dispõe a Sua Luz a cada um daqueles, e a nós hoje também desde o momento em que, verdadeiramente o recebemos como Nosso Senhor e Salvador. Que valor, estamos dando a essas Dádivas? Dos versos 17 em diante Ele passa a limpar a eira, a Palavra agora passa a ser mais exortativa, pois se virava para o povo que estava lá embaixo. Todo aquele povo remanescente do silêncio, vivendo uma vida de horror por conta dos escribas e fariseus, partidários, pois homens ligados a política do império romano, hipócritas, usavam a Lei Divina sem amor, apenas para justificar o judaísmo. Mas porque tudo isso acontecia? É simples de entender: quando o Senhor não tendo mais o que falar áquele povo, calou-se, quando isso aconteceu o Espírito Santo permaneceu no Céu, não haveria mais profeta, o que Ele ficaria fazendo na terra? Então podemos imaginar, a situação que o Senhor Jesus encontrou aquele povo. O maligno havia tomado conta, vemos quantas libertações e curas, foram realizadas por Jesus. Eram muitas opressões e possessões demoníacas. Não temos espaço aqui para enumerá-las. Qual seria a causa da proximidade do mau? O pecado da blasfêmia, da heresia, João Batista chamou os fariseus e saduceus  raça de víboras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário