A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 30 de agosto de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / RECONSTRUINDO O TEMPLO - Lição: 09

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 30 – 08 – 2015.
Lição: 09.                                       Título da Lição
RECONSTRUINDO O TEMPLO
Texto Áureo: “ASSIM diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela sua mão direita, para abater as nações diante de sua face; eu soltarei os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.” (Is. 45: 1)
115   16 - HC.

 Leitura Bíblica em Classe:                        (Ag. 1: 1 a 10).

1 – NO segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor pelo ministério do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, príncipe de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote dizendo:
2 – Assim fala o Senhor dos Exércitos dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada.
3 – Veio pois, a palavra do Senhor, pelo ministério do profeta Ageu, dizendo:
4 – É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas, e esta casa há de ficar deserta?
5 – Ora pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos.
6 – Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, mas não fartais; bebeis, mas não saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece, e o que recebe salário, recebe salário num saco furado.
7 – Assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos.
8 – Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa, e dela me agradarei; e eu serei glorificado, diz o Senhor.
9 – Olhastes para muito, mas eis que alcançastes pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu lhe assoprei. Por que causa? disse o Senhor dos Exércitos: por causa da minha casa, que está deserta, e cada um de vós corre à sua própria casa.

INTRODUÇÃO:
I- RECONSTRUINDO O TEMPLO
Definição: Ageu, é um dos profetas pós – cativeiro, os judeus voltaram daquele cativeiro de 70 anos em Babilônia. Agora sob a regência do Império Persa. O Senhor é Soberano e vai chamando para executar seu trabalho a alma que estiver Acesa. Por esta razão o Senhor chamou o rei Ciro da Persa (Ed. 1: 1 a 3; Is. 45: 1a 7). Assim é o nosso Senhor! Quando da saída do Egito o Senhor encontrou Moisés com a alma iluminada, mas na hora de findar o tempo do cativeiro determinado, a quem o Senhor poderia usar para tira-los da Babilônia? (Sl. 101: 6, 7), onde estavam os fieis? Mas voltando ao tema principal do livro de Ageu, o qual é: A Reconstrução do Templo. Acontece que, o povo que voltava do cativeiro estava a principio até um pouco animado, deram até inicio a construção, mas logo cessou a obra (Ed. 3: 1 a 3). Daí, cuidaram em refazer suas casas, e não reconstruir a Casa do Senhor que estava em ruínas. Logo no primeiro cap. no verso 2, vemos o descontentamento do Senhor, em estar sendo deixado para depois, ou seja, a reconstrução de sua Casa. LBC. Nessa profecia de Ageu pode-se tomar como exemplo para nós hoje, quando colocamos em primeiro lugar nossa vida pessoal, nossa casa, nossos filhos, os “netos” que não posso deixar de cuidar, e etc. Quanto às responsabilidades com a alma, ou seja: O trabalho em prol das almas perdidas, a começar pela nossa própria, a qual, se deve estar, todos os dias evangelizando-a, conversando com ela, e etc., isso vamos deixando para depois, mais tarde, ainda não é o tempo, mas ainda vai chegar o dia em que vou me dedicar totalmente ao Senhor e etc. Sabe quando esse tempo vai chegar? Nunca! (Sl. 126: 5, 6). E ali naquele pós - cativeiro que, aliás, parece que de nada adiantou o castigo, pois voltaram pior. Isto é o que nos diz o capitulo primeiro de Ageu. No livro de Esdras capitulo 4, é relatado com clareza, a razão pela qual a construção do Templo foi impedida. Após ter sido colocado os alicerces do Templo, estavam até um tanto entusiasmados, porém começa a oposição não da parte dos judeus, mas dos descendentes dos gentílicos, esses descendentes haviam sido trazidos pelo rei da Assíria que os fez habitar em Samaria. No lugar dos filhos de Israel. Então,
ali se casaram com israelitas, e por isso foram chamados de povo da terra”. Verso 3 de Ed. cap. 3. (II Rs. 17: 24 a 29). Aí aparece o resultado da mistura. Esta pressão, ou seja, a oposição à reconstrução do Templo, motivada pelo desejo de continuar na religião, a qual, estavam acostumados. Prestando culto ao Senhor, mas também servindo a outros deuses, mas não é isto o que está acontecendo? Nunca em tempo algum houve tanta mistura como nos tempos atuais no meio dos crentes. Muitos não querem construir o que é bom, não querem iluminar a sua própria alma, fazem questão de deixa-la bem apagada, pois assim não serão importunados pelo Senhor, claro, o Senhor é da Luz e não das trevas. Quantos crentes atuais estão dizendo: Me deixa quieto no meu canto. Mas voltando ao povo misturado que também está descrito em Esdras cap. 4: 1 a 3 usaram de uma tática, a de oferecerem ajuda para participar na obra de reconstrução, é uma tática diabólica, pois, a Luz não pode coabitar com as trevas. O Senhor ilustrou isto muito bem (II Co. 6: 14). Mas Zorobabel e os demais foram firmes com esses tais embusteiros. Acontece que a partir daí, eles usaram de uma, outra tática; agora seria a difamação vejamos: (Ed. 4: 11 a 24). Assim, a Obra da reconstrução ficou parada 16 anos, até que após as palavras proferidas pelo profeta Ageu no cap. 1 do livro em questão, a partir do verso 12, houve o despertar em Zorobabel e nos demais que estavam com ele, como diz o verso 14, o Senhor levantou o espírito de Zorobabel... E dali para frente não houve mais impedimento, muitas foram as promessas proferidas no capítulo 2: 1 a 9. A partir dos versos 10 a 23, o Senhor nos deixa uma Palavra muito forte, pois Ele faz algumas interrogações aos sacerdotes (pastores, líderes) muito sérias acerca da Lei da santificação: (Ag. 2: 10 a 19). Vemos que a situação ali estava feia, a miséria campeava por causa unicamente de uma coisa chamada: Desobediência. Mas, o mais incrível é que tinham voltado do cativeiro. Em todo este relato, podemos muito bem entender o seguinte: Todo esse requerimento do Senhor em relação ao seu povo, ou seja, a todo aquele que voluntariamente faz voto de o seguir, o mais importante é cumprir o Primeiro Mandamento: (Mt. 22: 37 a 40). Pronto, se assim não for, o resultado não será promissor. Mas como posso conseguir essa proeza? Quando eu recebo de VERDADE a Jesus como meu Único e Suficiente Salvador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário