A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 9 de agosto de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / O SENHOR, FORTALEZA NO DIA DA ANGUSTIA - Lição: 06

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 09 – 08 – 2015.
Lição: 06.                Título da Lição
O SENHOR, FORTALEZA NO DIA DA ANGUSTIA
Texto Áureo:
“Eis sobre os montes os pés do que trás boas novas, do que anuncia a paz.” (Na. 1: 15).
                                             
                                     254 – 272- HC
Leitura Bíblica em Classe:                    (Na. 1: 1 a 10)
1 – PESO de Nínive. Livro da visão de Naum, o elcosita.
2 – O Senhor é um Deus zeloso e que toma vingança, o Senhor toma vingança e é cheio de furor: o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos.
3 – O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força, e ao culpado não tem por inocente: o Senhor tem o seu caminho na tormenta, e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.
4 – Ele repreende o mar, e o faz secar, e esgota todos os rios; desfalecem Basã e Carmelo, e a flor do Líbano se murcha.
5 – Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta na sua presença; e o mundo, e todos os que nele habitam.
6 – Quem parará diante de seu furor? e quem subsistirá diante do ardor da sua ira? a sua cólera se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derribadas.
7 – O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angustia, e conhece os que confiam nele.
8 – E com uma inundação transbordante acabará duma vez com o seu lugar, e as trevas perseguirão os seus inimigos.
9 – Que pensais vós contra o Senhor? ele mesmo vos consumirá de todo: não se levantará por duas vezes a angústia.
10 – Porque, ainda que eles se entrelacem como os espinhos, e se saturem como de vinho como bêbados, serão inteiramente consumidos como palha seca.


INTRODUÇÃO

I – O SENHOR, FORTALEZA NO DIA DA ANGUSTIA
Definição: Naum, significa: consolador, ou confortador. Naum trás uma mensagem muito forte da parte do Senhor. Logo de inicio nos deparamos com as palavras: PESO de Nínive, em seguida transmite toda a mensagem que o Senhor  coloca em seus lábios, e discorre sobre o Zelo que Deus tem para com seus filhos diante de seus adversários. O qual Ele toma vingança. Assim tem inicio o Oráculo contra a cidade de Nínive. Jonas havia estado em Nínive ha um século e meio atrás, (150 anos) e como aprendemos no livro de Jonas toda aquela cidade se converteu ao Senhor. Isto está confirmado em Mateus cap. 12: 41. Deixando bem claro que toda aquela geração está salva. Mas o tempo passou e, novas gerações foram crescendo e as mesmas práticas perversas foram sendo retomadas, as mesmas perseguições contra Israel, contra Judá renasce. Naum, dentre os profetas de mensagens curtas, mas de grande conteúdo, entrega da parte do Senhor uma advertência a Nínive, não com a finalidade, ou seja, esperando que houvesse arrependimento naquela cidade, por parte daquela gente, mas sim de condenação, destruição total. Naum consola o povo de Judá dizendo que aguardassem o que o Senhor iria fazer, contra todos aqueles que usavam de injustiça contra seu povo. Portanto a ruína de Nínive foi inevitável, desta vez não houve salvação naquela cidade, mas sim uma destruição total (Na. 3: 1 a 4). Vemos a triste situação, novamente o mesmo quadro de nossos dias, havia ali, mentiras, roubo, mortandades através dos crimes hediondos, feitiçarias. Dos versos 5 a 10, fica claro que Nínive foi levada ao cativeiro de Babilônia, todo aquele apogeu, o esplendor dos imperadores da Assíria, sofrem extinção, e fica agora sob o domínio de Babilônia. Esta mensagem do livro de Naum, trás hoje para nós uma bela retratação dos dias que se seguem neste sistema de coisas que estamos presenciando em nosso dia a dia. A estrutura do livro nos fala sobre três situações que nos dá o que pensar: 1° - O Juízo de Deus no meio dessa geração em todo o mundo. Estamos vivendo os últimos dias em que ainda podemos usufruir da Justiça Divina. A Justiça divina está em Jesus o Cristo que deu sua vida para que essa humanidade pudesse alcançar a vida eterna. Em outras palavras: A Justiça de Deus representa o perdão pelos pecados cometidos e arrependidos. Mas para que isto aconteça é necessário que haja o reconhecimento do que é pecado. Já há muito que, não há esse reconhecimento, o chamado povo de Deus na terra já não sabe mais distinguir as coisas que são contrárias a vontade do Senhor, não há mais quem ensine a Palavra do Senhor, este tempo presente nos faz lembrar de João Batista, quando vinha pelo deserto pregando o arrependimento (Mt. 3: 1 a 8), essa fala era dirigida ao povo que estava todo desnorteado por conta do silencio que o Senhor fez durante 400 anos. Mas no verso 7e 8 João chama a atenção dos responsáveis da Lei, eles vinham ao batismo de João para assistir, e João aproveitou esta oportunidade e falou fortemente a eles, pois eram aqueles tais quem tinham a responsabilidade de transmitir ao povo os ensinamentos da Lei. No verso 8, João Batista deixa muito clara a questão dos frutos que eles estavam produzindo, o povo estava sendo levado a perdição, exatamente o que acontece atualmente, esses frutos são o povo sem o ensinamento da Palavra, os Mandamentos da Lei de Deus. É uma responsabilidade muito grande a condução de um povo sob os preceitos do Senhor. 2º- A Queda – Infelizmente já se pode contemplar a queda do povo que se diz crente em Jesus, aliás, até quando ficarão na condição de crente? Crente até o diabo é. Diz as Sagradas Escrituras que, Jesus vem buscar a Igreja, noiva, pura, imaculada. Os crentes estão numa condição muito ruim, pois há uma mistura muito grande, não há mais aquele sinal do sangue de Jesus, há uma devassa no meio desse povinho crente, falsos pastores por toda parte arrancando dinheiro dos trouxas, sem se falar nas tais pastoras, coisa inventada pelo diabo, e o povo que não quer nada com a Verdade (Palavra do Senhor) vai seguindo um caminho que jamais será o Caminho, a Verdade e a Vida, ou seja: JESUS CRISTO! Mas quando o Senhor desistir dessa geração como desistiu de Nínive acontecerá a terceira situação: 3º - O lamento – haverá  lamentação, pois após o arrebatamento da IGREJA seguir-se-á a grande tribulação. Vemos na mensagem profética de Naum, uma referência aos que confiam Nele, em meio a devassa no meio dos crentes, estão alguns poucos, mas que ainda procuram conservar os preceitos do Senhor. Estes serão poupados. “O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele.” (Na. 1: 7). PENSEM NISSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário