A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 16 de agosto de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / JEOVÁ, É MINHA FORÇA! - Lição: 07

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 16 – 08 – 2015.
Lição: 07.                                      Título da Lição
JEOVÁ, É MINHA FORÇA!
Texto Áureo: “SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que fala comigo, e o que eu responderei, quando eu for arguido.” (Hc.2: 1)
103 – 146 – HC
Leitura Bíblica em Classe: (Hc. 1: 1 a 10).

1 – O PESO que viu o profeta Habacuque.
2 – Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? gritarei: Violência! e não me salvarás?
3 – Por que razão me fazes ver a iniquidade, e ver a vexação? porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.
4 – Por esta causa a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.
5 – Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos: porque realizo em vossos dias uma obra, que vós não crereis, quando for contada.
6 – Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas não suas.
7 – Horrível e terrível é, dela mesma sairá o seu juízo e a sua grandeza.
8 – Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos, e mais perspicazes do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda a parte; sim, os seus cavaleiros virão de longe, voarão como águias que se apressam à comida.
9 – Eles todos virão com violência: os seus rostos buscarão o oriente, eles congregarão os cativos como areia.
10 – E escarnecerão dos reis, e dos príncipes farão zombaria: eles se rirão de todas as fortalezas, porque, amontoarão terras, as tomarão.

INTRODUÇÃO

I – JEOVÁ, É MINHA FORÇA!
Definição: Habacuque significa “abraço”, esse livro que leva o nome do profeta, contém apenas três capítulos, é na verdade um pouco diferente dos demais, pois não há por parte de Habacuque, nenhum tipo de profecia contra ou a favor desta, ou daquela nação. Os escritos nos mostra sim, um belo diálogo, entre o Senhor e Habacuque, através da visão que é mostrada a ele. Então Habacuque inicia o livro fazendo interrogações ao Senhor, à medida em que ia contemplando a visão. Mais uma vez podemos nós hoje contemplar a mesma situação, não só em nosso país, mas em todo o mundo. O capítulo 1 é tudo que estamos vivenciando, e quantas vezes fazendo nossas orações pela pátria, repetimos essas mesmas palavras: até quando Senhor? Aprendamos nesta manhã de uma vez por todas, que não se deve fazer mais este tipo de interrogação ao Senhor. Pois, Ele está no comando de tudo, mas devemos procurar sim, estar no Caminho, e na Verdade, só assim teremos condições de compreender a questão da semeadura. (Gl. 6: 7, 8). Mas voltando a Habacuque, ele ali inicia o livro interrogando a Deus e pedindo socorro, como que cansado de contemplar tanta violência na terra, ele ali como nós hoje, contemplava as Leis da terra enfraquecendo e o direito das pessoas distorcido (Hc. 1: 2 a 4). A resposta da parte do Senhor foi para ele um pouco confusa, pois a partir dos versos 5 a 11, ouviu da parte do Senhor uma promessa que o aterrorizou, pois dessa maneira a coisa iria piorar muito. No entender do profeta, o tal invasor descrito no verso 6, era terrível, certamente não viria para corrigir os desmandos, mas sim para acabar de destruir o pouco que restava de dignidade na terra. Assim, Habacuque continua esperando da parte do Senhor uma resposta que o satisfaça. Nos versos 12 a 17 Habacuque continua a falar com Deus em forma de oração, um tanto enaltecendo ao Senhor, mas podemos ver claramente uma oração de tristeza, penalizado por um povo que sempre andou na desobediência diante do Senhor. Mais uma vez devemos lembrar que o Senhor está no controle de tudo! No capítulo 2: 1, Habacuque mais calmo, renova seus votos ao Senhor dizendo que continuaria leal ao Senhor aguardando qual seria a fala do Senhor, e se preparando na questão; o que diria ao Senhor quando fosse por ele argumentado. Nesse clima o Senhor fala, mas na aflição não tem como entendermos os desígnios Dele.  Então vemos que quando Habacuque se acalmou, a resposta da parte do Senhor veio. (Hc. 2: 1 a 4). Certamente ele entendeu que em meio a toda essa devassa mundial, há um povo que foi justificado (salvo) da corrupção, vivendo, e crendo somente nos Escritos Sagrados, automaticamente cumprindo os Mandamentos. No verso 4, o Senhor em poucas palavras diz ao profeta que; a razão de tanta desgraça na terra, vem da alma humana que se incha, inchar-se diante do Senhor é afrontá-lo, e isto o Senhor não suporta, uma das piores coisas que pode acontecer na vida de alguém é a afronta contra as coisas celestiais. E isto é o que mais se vê em todo o mundo, nada diferente dos tempos de Habacuque. Hoje vemos e ouvimos pessoas que se dizem cultas blasfemando contra a Palavra de Deus (Bíblia Sagrada), os comunicadores das redes televisivas se referem à Bíblia como sendo um livro de contos de fadas, a presidenta da republica deseja que se retire das bibliotecas escolares a Bíblia Sagrada, os símbolos sagrados já há muito foram retirados das repartições publicas, inclusive há uma carga serrada contra os ensinamentos nas Escolas de Ensino Infantil e Fundamental sobre Deus. E são várias e várias investidas contra a PALAVRA DE DEUS. Mas voltando a história no livro de Habacuque, o Senhor disse, e continua dizendo que, o pior ainda está por vir (Hc. 2: 3). Dali Habacuque vai discorrendo do verso 5 a 20 em forma de profecia, quais as razões de tanta desgraça na terra? Começando pelos vícios das drogas,  (versos 5 a 8), nesses versículos fica tão clara a terrível situação atual. (versos 9 a 20). Em fim, todos esses versículos retratam a triste situação atual. A causa é uma só: O afastamento de Deus no meio da humanidade. Os crentes envolvidos, desde a famigerada política, ao tráfego, cada “pastor” com sua doutrina particular. No capitulo 3 Habacuque agora bem alegre canta no Templo, transmitindo sua alegria diante do Senhor, não há confirmação de que era levita, mas que a oração dele foi em forma de canto, pois encontramos dentro deste capitulo três pausas musicais, e com seus instrumentos de música. Com alegria ele diz que ainda que não houvesse mais nada, se alegraria no Senhor! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário