A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 5 de julho de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / A VIDE VIROU SARMENTO - Lição: 01

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 05 – 07 – 2015.
Lição: 01.                                  Título da Lição
A VIDE VIROU SARMENTO
Texto Áureo: “E se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.”(2 Cr. 7: 14).

432 – 221- HC

 Leitura Bíblica em Classe: (Jl. 1: 1 a 10)
1 – PALAVRA do Senhor, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.
2 – Ouvi isto, vós, anciãos, e escutai todos os moradores da terra: Aconteceu isto em vossos dias? ou também nos dias de vossos pais?
3 – Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a seus filhos, e os filhos destes à outra geração.
4 – O que ficou da lagarta, o comeu o gafanhoto, e o que ficou do gafanhoto o comeu a locusta, e o que ficou da locusta o comeu o pulgão.
5 – Despertai ébrios, e chorai; gemei todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca.
6 – Porque uma nação subiu sobre a minha terra, poderosa e sem número: os seus dentes são dentes de leão, e têm queixadas de um leão velho.
7 – Fez da minha vide uma assolação, e tirou a casca da minha figueira: despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus sarmentos se embranqueceram.
8 – Lamenta como a virgem que está cingida de saco, pelo marido da sua mocidade.
9 – Foi cortada a oferta de manjar, e a libação da casa do Senhor: os sacerdotes, servos do Senhor, estão entristecidos.
10 – O campo está assolado, e a terra triste, porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o óleo falta.


INTRODUÇÃO


I – A VIDE VIROU SARMENTO
Definição: Sarmento são galhos secos, gravetos, da vide, prontos para o fogo, pois para mais nada serve, assim o Senhor se refere à sua vide no verso 7 da LBC. No verso 6, há algo curioso, diz o Senhor que uma nação subiu sobre a Sua Terra, com poder e incontáveis, e vai descrevendo as figuras medonhas. Podemos entrar no cenário Bíblico e contemplar espiritualmente, o quão terrível deve ter sido essa devastação nas lavouras de Israel. Joel foi um dos profetas usado pelo Senhor numa ocasião em que a situação econômica era desesperadora por conta de uma infestação de gafanhotos, de proporções devastadoras. Voltando ao verso 6, aqui, o Senhor faz alusão também as nações que escravizaram o povo por conta de sua rebelião contra Deus. Joel então parte deste fato para fazer uma narração conforme o mandato do Senhor, que fosse transmitido de pai para filhos, de geração em geração, e assim chegando também até nós, através das Sagradas Escrituras. Joel também não perde tempo, e alerta o povo para a prática da santificação, (Jl. 1: 12 a 14), é certo que tudo quanto sucede nos mundos criados por Deus, alem de ser por sua permissão, há também uma razão de ser, por exemplo: a desobediência, a deslealdade aos preceitos do Senhor, faz com que Ele permita certas ocorrências, mesmo sendo muitas vezes uma devastação ecológica, como no caso dos gafanhotos que são insetos devoradores, coisa comum até mesmo nos dias atuais. Vamos agora procurar entender uma questão muito importante: “E por causa de vós repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo vos não será estéril, diz o Senhor dos exércitos.” (Mal. 3:11). Este texto está se referindo aos Dízimos que se entrega na Casa do Senhor, acontece que é preciso que fique bem claro que, o Senhor não recebe o Dízimo, se a pessoa que o está entregando não estiver em plena Comunhão com Ele. Não basta ser dizimista, é preciso estar em Paz com Deus e com todos, (Mat. 5: 23, 24). O Senhor jamais vai receber ofertas ou Dízimos de alguém que esteja com sua vida fora do Altar. Muitos são dizimistas por puro interesse, fiando nas Promessas contidas principalmente no Livro do profeta Malaquias, aliás, o capítulo 3 de Malaquias, tem sido alvo dos falsos pregadores, pois, estão o tempo todo ameaçando o povo com, uns tais demônios que chamam de gafanhotos. Tenhamos muito cuidado, é preciso buscar muita Sabedoria do alto, e da terra também, buscar santificação através do Fruto do Espírito Santo (Gl. 5: 22 a 26), em fim, ser liberto de ambições, não deturpando a Palavra do Senhor como muitos, sem o devido temor ao Senhor estão fazendo, muito cuidado com a doutrina da prosperidade. Aquela infestação de gafanhotos aconteceu por conta da desobediência do povo. O profeta Daniel diz no último capítulo de seu livro que só chegarão aos Céus os sábios e entendidos, na Palavra. (Dn. 12: 2, 3). Voltando à nossa meditação nesta manhã sobre a terrível devastação, logicamente permitido pelo Senhor. Nos dias atuais estão acontecendo estas devastações ecológicas, os gafanhotos segundo os Entomologistas, um enxame de gafanhotos pode conter bilhões de insetos e consumir  toneladas de vegetação num só dia. Existem mais de 80 variedades de gafanhotos, realmente são insetos devoradores. Entomologia: É a ciência que estuda os insetos. Podemos até ficar imaginando porque, o Senhor criou esses tipos de insetos, que devoram as lavouras? A Bíblia tem resposta para toda e qualquer dúvida ou indagação (Prov. 16: 3,4). Nisto entendemos que tudo, ou seja, toda a natureza lhe pertence e nada pode acontecer sem a Sua permissão. Do verso 15 a 19 do cap. 1, houve o relato das consequências da infestação dos gafanhotos. No cap. 2, o Senhor exorta o povo a entrar no Templo e tocar a buzina e clamar, porque o dia do Senhor estava perto. Este dia do Senhor se refere à Obra Redentora do Senhor Jesus e o dia de sua Ressurreição. (Jl. 2: 1), a partir do verso 2 a 11 Ele anuncia que estava prestes a acontecer uma invasão militar. Mas a partir do verso 12 o Senhor exorta todo o povo a se converter: (12 a 17). São renovadas as Santas Promessas (V. 14). O verso 16 chama claramente a responsabilidade dos sacerdotes, quando diz: “congregai o povo, santificai a congregação...,”. É grande a responsabilidade dos que se dizem pastores, à frente do rebanho do Senhor, quais caminhos estão sendo conduzidas, as ovelhas do rebanho do Senhor? Ou quais ensinamentos estão recebendo? O verso 2, do cap. 2 fala sobre dias de trevas e de tristezas, porventura não estão sendo assim os nossos dias atuais? Parece que a Vide Virou Sarmento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário