A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 7 de junho de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / NÃO BRINQUES COM DEUS - Lição: 10

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 07 – 06 – 2015.
Lição: 10.                             Título da Lição
NÃO BRINQUES COM DEUS
  Texto Áureo: “De que se queixa o homem vivente? queixe-se cada um dos seus pecados”. (Lm. 3: 39)
374 – 440 – HC.

 Leitura Bíblica em Classe: (Lm. 1: 1 a 7).
ALEFE. COMO se acha solitária aquela cidade, dantes tão populosa! tornou-se como viúva; a qual foi grande entre as nações, a princesa entre as províncias, tornou-se tributária!
BETE. 2 – Continuamente chora de noite, e as suas lágrimas correm pelas suas faces; não tem quem a console entre todos os seus amadores: todos os seus amigos se houveram aleivosamente com ela, tornaram-se seus inimigos.
GUÍMEL. 3 – Judá passou em cativeiro por causa da aflição, e por causa da grandeza da sua servidão: habita entre as nações, não acha descanso: todos os seus perseguidores a surpreenderam nas suas angustias.
DÁLETE. 4 – Os caminhos de Sião pranteiam, porque não há quem venha à reunião solene; todas as suas portas estão desoladas; os seus sacerdotes suspiram: as suas virgens estão tristes, e ela mesma tem amargura.
HÊ. 5 – Os seus adversários a dominaram, os seus inimigos prosperam: porque o Senhor a entristeceu, por causa da multidão das suas prevaricações: os seus filhinhos vão em cativeiro na frente do adversário.
VAU. 6 – E da filha de Sião foi-se toda a sua gloria: os seus príncipes ficaram sendo como veados que não acham pasto e caminham sem força na frente do perseguidor.
ZAIN. 7 - Lembra-se Jerusalém, nos dias da sua aflição e das suas rebeliões, de todas as suas mais queridas cousas, que tivera dos tempos antigos: quando caía o seu povo na mão do adversário, e ela não tinha quem a socorresse, os adversários a viram, e fizeram escárnio dos seus sábados.


INTRODUÇÃO

I – NÃO BRINQUES COM DEUS 

Definição: O lamento, o desgosto do profeta Jeremias é compreensível, pois durante décadas foi transmitida a Palavra que o Senhor lhe ordenava, madrugando, anoitecendo, em fim, dedicou toda a sua vida à tarefa de avisar àquele povo sobre as consequências que viria se não saíssem da vida pecaminosa, mas perseveraram em contrariar constantemente ao Senhor. Povo de dura cerviz (Is. 48: 4, 5; Ne. 9: 29; Ex. 32: 9). Desde a saída do Egito este povo tem se mostrado como acabamos de ver no texto de Êxodo, que é um povo obstinado. Povo que vem para a Casa do Senhor não para serem salvos do pecado, nem para mudar o rumo de suas vidas e entrar no Caminho, aprender a Verdade, para que tenham a verdadeira Vida na Pessoa de Jesus Cristo. Voltando a mencionar sobre o Egito, a verdade é que eles estavam a fim, se livrar dos trabalhos pesados, da chibata, em nenhum momento pensaram em suas almas, pois desde lá já viviam na mistura, e ao saírem do Egito trouxeram os vulgos com eles, para que assim fosse perpetuada as suas tramoias (Nu. 11: 4 a 6). Vemos aqui claramente a influência exercida na vida do que pensa estar enganando ao Senhor. O Senhor é longânime, e no passado atendeu muitas vezes o pedido de Moisés na sua intercessão pelo povo. Hoje temos como intercessor Jesus, que dia e noite intercede diante do Pai, mas até quando? Pode crer, essa intercessão tem limite. Mas voltando ao livro de Lamentações de Jeremias, vemos o profeta profundamente angustiado pelo cumprimento das profecias a qual ele foi o mensageiro. A consequência da desobediência às mensagens entregues através do profeta se cumpriu. Quando a paciência do Senhor chega ao limite a Ira se acende, então vem o cumprimento da Palavra, pois da boca Senhor só saem  verdades: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não faria? ou falaria, e não o confirmaria? (Nu. 23: 19) Os quatro primeiros capítulos de Lamentações de Jeremias são poemas acrósticos, onde cada estrofe inicia com uma letra do alfabeto hebraico. Cada capítulo tem o seu tema: Capitulo 1 -  
Descreve o terrível sofrimento de Jerusalém como uma viúva que perde o marido e ainda e levada à escravidão. “Jerusalém gravemente pecou, por isso se fez instável” (Lm. 1: 8). Ou seja, um povo sem firmeza, sem paradeiro, cai na escravidão, nas garras de Nabucodonosor, fora de sua Pátria. Capitulo 2 – Focaliza o Ato Divino. O Senhor fez cumprir a Sua Palavra. “Tornou-se o Senhor como inimigo; devorou Israel, devorou todos os seus palácios, destruiu as suas fortalezas; e multiplicou na filha de Judá a lamentação e a tristeza”. (Lm. 2: 5). Capítulo 3 – Apresenta Jeremias convidando o povo a reconhecer o seu pecado. Mas é um pouco tarde demais. Jeremias tinha dentro de si a convicção de que o Senhor é misericordioso, e ainda tinha esperança. “Disto me recordarei no meu coração; por isso tenho esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; por que as suas misericórdias não tem fim.” (Lm. 3: 21, 22). Capitulo 4 – A causa de toda essa calamidade descrita nesse livro é sempre a mesma: desobediência. Desde a plebe aos reis e sacerdotes, todos ouviram as mensagens fortes transmitidas pelo profeta Jeremias, mas não deram ouvidos, igualzinho o que acontece nos dias atuais. “Não creram os reis da terra, nem todos os moradores do mundo, que entrasse o adversário e o inimigo pelas portas de Jerusalém”. Capitulo 5 – Este capitulo descreve o arrependimento do povo clamando a Deus e pedindo perdão. O título do livro não poderia ser outro, pois é realmente lamentável a desobediência do povo. No cap. 3: 29, Jeremias ainda aconselha o povo a porem suas  bocas no pó, talvez houvesse esperança, mas acontece que naquelas alturas dos acontecimentos era um pouco tarde. Obedecer é melhor do que sacrificar (I Sm. 15: 22, 23). Ali tiveram que passar por aquele cativeiro por setenta anos. Agora vamos atentar para a situação atual. A Profecia hoje vinda diretamente de Jesus nos fala sobre o principio de dores (Mat. 24: 1 a 14). Mas o sermão continua neste mesmo capitulo: Versos: 36 a 44. Portanto, aviso, informações não faltam dentro deste livro chamado Bíblia Sagrada, e também os grandes sinais de tudo quanto o Senhor Jesus tem nos ensinado acerca do fim desse sistema de coisas. Após o arrebatamento dos que procuram viver como IGREJA, e não dentro de uma igreja, seguir-se-á a grande tribulação, naqueles dias o Espírito Santo não estará mais nessa terra, e agora? Sem o ES como se entenderá a Palavra? Pense nisto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário