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domingo, 17 de maio de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / A NOIVA DO CORDEIRO - Lição: 07

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 17 – 05 – 2015.
Lição: 07.                                                
Título da Lição 
A NOIVA DO CORDEIRO
  Texto Áureo: “Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumo, perfumada de mirra, de incenso, e de toda a sorte de pós aromáticos?” (Cant. 3: 6).

416 – 70 – HC.

Leitura Bíblica em Classe: (Cant. 2: 1 a 12).
1 – EU sou a rosa de Sarom, o lírio dos vales.
2 – Qual o lírio entre os espinhos, tal é a minha amiga entre as filhas.
3 – Qual a macieira entre as árvores do bosque tal é o meu amado entre os filhos: desejo muito a sua sobra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.
4 – Levou-me a sala do banquete, e o seu estandarte em mim era o amor.
5 – Sustentai-me com passas, confortai-me com maçãs, porque desfaleço de amor.
6 – A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace.
7 – Conjuro-vos ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que  não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.
8 – Esta é a voz do meu amado: ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros.
9 – O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado: eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, reluzindo pelas grades.
10 – O meu amado fala e me diz: Levanta-te, amiga minha, formosa minha, e vem.
11 – Porque eis que passou o inverno: a chuva passou, e se foi.
12 – Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chega, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.

INTRODUÇÃO

I – A NOIVA DO CORDEIRO

Definição: O Livro Cantares de Salomão é um dos 1005 que ele, Salomão escreveu (I Rs. 4: 32). É um poema escrito e cantado para exaltação das virtudes do amor entre o esposo para com sua esposa. Apresenta o casamento como um plano Divino onde o amor deve ser mútuo. A poesia toma forma de um diálogo entre um marido e sua esposa, no caso o rei Salomão e a Sulamita, morena, queimada do sol (Cant. 1: 5 a 8). Este livro combate dois extremos: o ascetismo (a negação de todo o prazer) e o hedonismo (busca do prazer somente). Mas há quem diga que o livro de Cantares de Salomão é uma representação de Cristo e a Igreja, penso que não devemos ficar colocando coisas além, devemos sim procurar compreender que o livro fala sobre uma união marido e mulher no casamento, como deve ser, com muito amor, compreensão, carinho, e o principal, o respeito acima de tudo. União respeitosa, em fim, uma valorização mútua. Quanto à união da Igreja com Cristo que tem sido pelas Escrituras apresentada como: A Noiva do Cordeiro,  temos a confirmação em Ap. 19: 7 a 10, João viu e ouviu as multidões celestiais louvando a Deus porque era chegado o tempo, no verso 7 diz claramente sobre a questão se aprontar. Na verdade o que a visão de João em Apocalipse retrata é a festa das bodas do Cordeiro (Jesus Cristo) e sua Noiva (a Igreja). Devemos estar sempre procurando aprender cada vez mais através das Escrituras (A Bíblia Sagrada), pois somente através dela é que poderemos compreender muito mistérios contidos Nela. Muitos textos que se escuta sem dar a devida atenção, concorre para o fracasso espiritual, é por esta razão que devemos ser estudantes da Bíblia. Há dentro das Congregações os que não são estudantes da Bíblia, e há ainda aqueles que às vezes dão uma olhadinha nela de vez em quando, esses tais estão fadados ao fracasso. Mas vamos voltar ao nosso maravilhoso estudo desta manhã: É sobre as Bodas do Cordeiro, em Apoc. 19: 8 diz que a Noiva (a Igreja) se vestirá de linho fino, puro e resplandecente. Isto tem um significado brilhante, pois representa as Justiças dos Santos. No verso 9 vamos fazendo muitas descobertas interessantes, vejamos, quem serão os chamados, os convidados à Ceia do Cordeiro? Vamos ver: (João 3: 28, 29), Aqui João, o Batista deixa bem clara a questão de que ele é amigo do noivo, e que ele foi um dos últimos Santos do Antigo Testamento, ele anunciou a chegada do Cordeiro que tira os pecados do mundo, e apregoou o arrependimento ao povo judeu de uma maneira forte, sem evasivas, (Mat. 3: 1 a 7), pois na verdade aquele povo se encontrava totalmente perdido por conta do longo período do silêncio Divino. Então, os Santos do Antigo Testamento como por exemplo,  os profetas que anunciavam o Messias que havia de vir, estarão entre os convidados para a Ceia das Bodas do Cordeiro. Esta festa maravilhosa só ocorrerá no final da grande tribulação. Ali desde o Arrebatamento da Igreja (Noiva), até o juízo final, onde a Igreja irá julgar com Jesus junto a todos os anjos e Santos, então desce a Cidade Santa à terra, e aí chega o momento da festa. Vejamos a Parábola das Bodas: (MAt. 22: 1 a 14). Esta Parábola representa o Juízo do Pai, as Bodas (festa de casamento), o casamento do Filho, todos os convidados deverão estar com vestes nupciais, pois estas vestes demonstram o Caráter puro e Imaculado (sem manchas). Aquele personagem que se apresentou no meio dos convidados representa: O Falso, o traidor, o mentiroso, o que semeia contenda entre os irmãos, o que anda misturado com o imundo, e os que se rebelam contra a Palavra de Deus.  Mas voltando ao Apocalipse 19: 8, o que diz? Diz que a Noiva foi vestida de linho fino, o qual representa a Justiça de Deus. Justiça é: SANTIDADE! O Fundador da Igreja é Jesus Cristo, Ele a edificou sobre uma Rocha, sendo Ele mesmo essa Rocha Firme, desde o principio (I Cor. 10: 1 a 5), vimos que é a mesma gente incrédula, maligna, perversa, ingrata, e etc., só que nesta Nova Aliança, não há nenhuma punição aqui. O Trono Branco não está aqui na terra (Apoc. 20: 11 a 15). Ficou claro que, os que passarem para o Juízo final foram os que ficaram para a grande tribulação, ou seja, não subiram com Cristo no Arrebatamento. Outra coisa terrível que podemos observar nesse texto é a questão da mistura, verso 13, o mar deu seus corpos, a morte e o inferno deram seus mortos, que mistura. Após essa limpeza, João viu Um novo Céu, e uma nova Terra. Porque já o primeiro céu, e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. (Ap. 21: 1).

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