A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 24 de maio de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / A MENSAGEM QUE VEM DE CIMA - Lição: 08

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 24 – 05 – 2015.
Lição: 08.                                         Título da Lição
A MENSAGEM QUE VEM DE CIMA
  Texto Áureo: “Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve: ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” 
(Is. 1: 18).
                                                     221 – 78 – HC
 Leitura Bíblica em Classe: (Is. 1: 1 a 9)
1 – VISÃO de Isaias, filho de Amoz, a qual ele viu a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, reis de Judá.
2 – Ouvi, ó céus, e presta ouvidos, tu ó terra, porque fala o Senhor: Criei filhos, e exalcei-os; mas eles prevaricaram contra mim.
3 – O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.
4 – Ai da nação pecadora, do povo carregado de iniquidade da semente de malignos, dos filhos corruptores: deixaram ao Senhor, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.
5 – Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? toda cabeça está enferma e todo coração fraco.
6 – Desde a planta do pé até à cabeça não há nele cousa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida com óleo.
7 – A vossa terra está assolada, as vossas cidades abrasadas pelo fogo: a vossa região os estranhos a devoram em vossa presença; e está devastada, como numa subversão de estranhos.
8 – E a filha de Sião se ficou como a cabana na vinha, como a choupana no pepinal, como cidade sitiada.
9 – Se o Senhor dos Exércitos nos não deixara algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra.


INTRODUÇÃO

I – A MENSAGEM QUE VEM DE CIMA

Definição: A mensagem de Deus é sempre de cima, Ele está acima das estrelas, de lá Ele mostra os sinais na terra. Para isto Ele tem tido o cuidado desde o principio em preparar locais apropriados, ou seja, Santificados para que com todo conforto pudessem os povos se juntar para ouvir todos, uma mesma Palavra, e juntos aprenderem a se conduzir perante Ele (Dt. 4: 36). Toda a criação é testemunha de que Deus tem falado de várias maneiras ao homem, a mulher, aos jovens, e as crianças (Hb. 1: 1). No verso 3 da LBC, o Senhor faz uma comparação entre os animais irracionais e o povo, expondo uma realidade terrível, o povo que deveria ser pleno de Sabedoria por estar sendo constantemente instruído pelo Senhor dos Exércitos, de repente mostra o quanto estão longe do aprendizado. “O temor do Senhor é o principio da sabedoria, e a ciência do Santo a prudência.” (Prov. 9: 10). Mas nesta semana estamos estudando o livro do Profeta Isaias. Este moço que recebeu a chamada mais linda que alguém pode receber. Mas para que isto acontecesse na vida desse homem foi necessário que algo de muito nobre partisse dele, e somente dele. A Chamada de Isaias (Is. 6: 1 a 7), Isaias tendo conhecimento da morte do rei Uzias e consciente do fracasso nacional e dos perigos a serem enfrentados doravante, entra nos Átrios do Templo sentindo naturalmente uma necessidade muito grande de se aproximar do Senhor, podemos crer que esta foi uma das Obras perfeitas de um Deus que tudo vê, tudo sabe, e a todos conhece. Isaias ali conhecendo bem, até o significado do nome Uzias – “O Senhor é a minha força”. Pode sentir quão grande seriam as dificuldades que a nação iria passar, sem a regência de um rei dotado de força. Vendo agora o trono vazio, e o estado em que se encontrava a nação foi ao Templo. Ali chegando, Isaias relata no texto do cap. 6 do verso 1 ao 5, vejamos o que diz: Que maravilha! É quando alguém entra no Templo no espírito de: Adoração, contrição, com sede de aprender coisas novas, no desejo de louvar a Deus com sua vida deposta no Altar, de lábios puros, e principalmente buscando um renovo, uma melhor condição de vida que possa abranger a todas as necessidades de modo geral. Foi nessa condição que Isaias entrou naquele dia no Templo. Ali chegando teve consciência de seu próprio pecado, e se sentindo perdido exclamou: Ai de mim que vou perecendo! (verso 5a), mas o agir do Senhor foi imediato, rapidamente um dos serafins voou trazendo a brasa viva tirada do Altar. Interessante foi a maneira com que o Senhor lançou a chamada, pois a nação estava passando momentos difíceis  e perigosos com a morte do rei Uzias. Até àquele momento o Senhor olhava e não via um sequer em condições espirituais para ir em Nome do Senhor levar as mensagens de salvação. Então foi lançada a oportunidade em forma de pergunta e Isaias ouviu a voz do Senhor que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? (Is. 1: 8). Que maravilha! O mesmo Isaias que minutos antes se achava perdido devido os seus maus costumes, falando palavras de baixo calão, misturado com os impuros, em corriolas, agora já se achava pronto para o grande trabalho preparado pelo Senhor. Podemos dizer grande e de  difícil tarefa, (verso 9 a 13) na verdade seriam palavras proféticas de  purificação, assolação (destruição), e etc., podemos imaginar que junto as palavras proféticas iam acontecendo a devassa na terra, pela resposta que o Senhor deu a Isaias quando ele faz a pergunta: Até quando Senhor? (verso 11 do cap. 6), a resposta Divina foi que: Até que fiquem sem habitantes, e nas casas não fique morador, e a terra seja assolada de todo. E mesmo que ficasse da cidade a décima parte dela, teria que ser novamente pastada para que se pudesse extrair dela pelo menos alguns, para que pudessem receber a Semente Santa e se firmarem (verso 13). Nesse finalzinho do verso 13 entendemos qual o Mistério contido aí, O Senhor está claramente se referindo a Pessoa de Jesus Cristo. Esta também foi mais uma missão do profeta Isaias, depois dessa purificação Isaias profetizaria acerca da vinda do Messias. Mas infelizmente nem o Senhor, com todo o seu Poder e Autoridade conseguiu o seu intento, pois, além de Isaias, quantos outros profetas foram levantados no Antigo Testamento? Muitos, mas o povo venceu a todos eles com suas rebeldias por conta da desobediência. E assim, o Senhor achou por bem se calar, e calado ficou durante quatrocentos anos. Pelos escritos vemos que apenas duas únicas famílias conservaram suas raízes benditas no Senhor, a família de João Batista e a família de Maria Mãe de Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário