A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 19 de abril de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / SATANÁS O ACUSADOR - Lição: 03

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 19 – 04 – 2015.
Lição: 03.                Título da Lição
SATANÁS O ACUSADOR
  
Texto Áureo: “Porque eu sei que o meu Redento vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” (Jó. 19: 25).
                                                      HINOS SUGERIDOS: 
28 – 110 – HC

Leitura Bíblica em Classe: (Jó1: 6 a 12).
4 – E iam seus filhos, e faziam banquetes em casa de cada um no seu dia; e enviavam, e convidavam as suas três irmãs a comerem e a beberem com eles.
5 – Sucedeu, pois que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocausto segundo o numero de todos eles; porque dizia Jó: porventura pecaram meus filhos, e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.
6 – E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
7 – Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.
8 – E disse o Senhor a Satanás: observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus e desviando-se do mal.
9 – Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
10 – Porventura não cercaste tu de bens a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado está aumentando na terra.
11 – Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema de ti na tua face.

INTRODUÇÃO

I – SATANÁS O ACUSADOR
Definição: Nesta manhã após passar pelo Pentateuco, pelos livros Históricos que são doze: de Josué a Ester, meditaremos um pouco no livro de Jó, dando inicio a coleção dos livros Poéticos que são cinco: O titulo da lição se refere ao que está escrito em Apocalipse 12: 10: Este relato é feito pelo Apóstolo João, quando desterrado na Ilha de Patmos, após ter sido mergulhado num tonel de óleo fervente. João ouviu uma grande voz no céu que dizia: “Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino de nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” É bom atentarmos para um detalhe muito importante, Satanás é acusador dos irmãos, ou seja, dos que estão em plena COMUNHÃO com o Senhor, pois os que estão por aí na perdição ele não quer saber, ele é opositor a Deus e aos que ainda procuram desviar-se do mal, como fazia o servo Jó. Vejamos as qualidades mencionadas por Deus acerca de Jó, no diálogo com Satanás (Jó. 1: 6 a 8), então Jó era: Sincero, reto, temente a Deus e se desviava do mal. Agora vamos ver as características de Satanás: Ele anda misturado com os filhos de Deus (verso 6), anda atento (verso 7), sempre observando os filhos de Deus (verso 8), mas o pior de todas essas observações é a sua velha profissão: Acusar e lançar duvida (9 a 11). Outra observação que não podemos deixar de fazer é que, em momento algum Satanás pede para tocar em Jó, ele insinua, pois por mais audaz que seja ele treme diante do Senhor (Tg. 2: 19), vemos no diálogo, que houve acusações, insinuações etc., porém Satanás sempre sugerindo que o Senhor tocasse em Jó, nunca pedindo para toca-lo. O Senhor permitiu que Jó passasse por SETE provas bem fortes seguidamente. Mas é bom que fique claro que só foram permitidas essas duras provas na vida de Jó, porque o Senhor Deus bem sabia que ele iria suportar, (I Cor. 10: 13), interessante este verso de Coríntios, pois confirma que as provas que passamos são provenientes das acusações do opositor. É por isto que sempre estamos aqui aprendendo a discernir bem a diferença que há entre: luta e prova. Mas o Senhor conhece os que são seus. No Cap. 1:11, 12, findando ali as primeiras acusações, o Senhor entrega nas mãos de Satanás todos os bens materiais de Jó, em três etapas (Jó 1: 13 a 17). Na quarta prova Jó perde seus filhos (verso 18, 19). Nesta prova Satanás tira a vida de seus dez filhos de uma só vez. Nesta Jó se levantou rasgou os seus vestidos (versos 20 a 22). E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio de novo Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor (Jó. 2: 1 a 8). Eis ai a quinta prova, Jó perde a saúde. A prova que vem a seguir também é bem dolorosa, pois estando ele já totalmente fragilizado, sem riqueza, sem os filhos, sem saúde, recebe a revolta de sua mulher por vê-lo naquele estado e ainda mantendo a Fé em Deus. Ela chega a sugerir-lhe suicídio sexta prova (verso 9, 10). É compreensível a dor dessa mulher, ela não era feita da mesma fibra de Jó, ela deveria estar em estado de choque diante de tanta desgraça. O certo é que ela não o abandonou. Jó ao rejeitar a sugestão dela reafirma a sua fé e passa pela sexta prova com louvor (verso 10). Vamos então, nos aproximando da sétima prova, Jó recebe a visita dos três amigos que vieram de longe: Elifaz, Bildade e Zofar. Eles vieram com dois propósitos: Para condoer-se dele e consolá-lo. Acontece que eles não estavam preparados para o choque (versos 11 a 13). Ali estiveram sete dias em total silêncio, ali eles mostraram uma atitude distinta, louvável, pois aquele silêncio significou respeito pela dor que Jò estava sentindo, não propriamente física, mas uma dor na alma. E Jó fez um desabafo. Vamos conhecer um pouco mais sobre Jó. A Bíblia relata que Jó habitava em Uz atual Arábia, era um homem muito rico, não só de bens materiais, mas também rico em conhecimentos, bem como aquele seus amigos, pois permaneceram calados, deixou que Jó desabafasse. O que lemos no capitulo 3, pode até nos chocar, mas esse desabafo é muito comum na terapêutica psicanalítica, essa atitude de Jó na psicanálise tem o nome de catarse, o que isto quer dizer? Catarse é o extravasar de emoções, Freud chama de: “purificação” dos sentimentos. Jó sentiu a necessidade de falar, do contrário ele poderia morrer, ou ficar desorientado, desmemoriado ante tantas tragédias em sua vida. A história de Jó teve um final feliz. Seus amigos agiram daquela forma, porque só conheciam a teoria da prosperidade. Mas no final também foram perdoados pelo Senhor, recebendo a oração feita por Jó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário