A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 29 de março de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / OUVIDOS INCIRCUNCISOS, TRÁS CATIVEIRO - Lição: 13

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 29 – 03 – 2015.
Lição: 13.                
Título da Lição
OUVIDOS INCIRCUNCISOS, TRÁS CATIVEIRO
  
Texto Áureo: “Bendito seja o Senhor Deus de nossos pais, que tal inspirou ao coração do rei, para ornarmos a casa do Senhor, que está em Jerusalém” (Ed. 7: 27).

      HINOS SUGERIDOS: 137 – 158 - HC

Leitura Bíblica em Classe: (Ed. 1: 1 a 6).
1 – NO primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do Senhor, por boca de Jeremias) despertou o Senhor o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito dizendo:
2 – Assim diz Ciro rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra; e ele me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá.
3 – Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja Deus com ele, e suba a Jerusalém, que é em Judá, e edifique a casa do Senhor, Deus de Israel; ele é o Deus que habita em Jerusalém.
4 – E todo aquele que ficar em alguns lugares em que andar peregrinando, os homens do seu lugar o ajudarão com prata e com ouro, e com fazenda e com gados, afora as dádivas voluntárias para a casa do Senhor, que habita em Jerusalém.
5 – Então se levantaram os chefes dos pais de Judá e Benjamim, e os sacerdotes e os levitas, com todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a casa do Senhor, que está em Jerusalém.
6 – E todos que habitavam nos arredores lhes confortaram as mãos com vasos de prata, com ouro, com fazendas, e com gados, e com cousas preciosas; afora tudo o que voluntariamente se deu.

INTRODUÇÃO

I – OUVIDOS INCIRCUNCISOS, TRÁS CATIVEIRO
Definição: O título da lição de hoje trás à nossa lembrança Palavras do Senhor escritas em Jeremias 6; 10: E quem é espiritual, sente e compartilha da tristeza do Senhor, pois Ele é uma Pessoa. Vejam “A quem falarei e testemunharei para que ouça? eis que os seus ouvidos estão incircuncisos, e não podem ouvir; eis que a palavra do Senhor é para eles cousa vergonhosa; não gostam dela.” Chegamos ao livro do Sacerdote Esdras, um livro que nos relata a libertação daquele “povo de Deus” cativo por 70 anos na Babilônia. Qual terá sido a razão deste cativeiro tão terrível? Os crentes tem mania de dizer que são perseguidos, será que foi perseguição ou desobediência a razão desse cativeiro? Sabemos que as coisas nunca acontecem sem ter uma razão de ser, quando da fala desse verso que acabamos de ler em nossa lição, já podemos sentir qual foi razão do tal cativeiro de 70 anos. As Razões do Cativeiro: Há uma clareza muito grande no segundo livro dos Reis: (Cap. 23: 36, 37), aqui fala sobre o rei Jeoaquim, que tinha 25 anos e fez o que era mal aos olhos do Senhor. A partir do Cap. (24: 8 a 17) vemos mais um rei, agora Joaquim com 18 anos, que também fez o que era mau diante do Senhor, daqui começa o cativeiro. Então se juntou: Jeoaquim, Joaquim, e Zedequias, (Matanias) Nabucodonosor tinha mania de mudar os nomes das pessoas, ali se deu o inicio do cativeiro. Mas com certeza o Senhor os havia avisado, alertado, ensinado, e muito se entristecia por ver a situação espiritual daquela gente. Vejamos: (Jr. 5: 26 a 31). Que coisa terrível o verso 28; o Senhor diz aqui claramente que o proceder daquela gente ultrapassa os feitos do diabo.  Então chegou num ponto em que não havia mais o que dizer àquele povo, daí o Senhor permitiu o cativeiro. Nabucodonosor só levou cativos os ricos, sábios e bonitos, os pobres e ignorantes da terra ele deixou para trás, assim nos revela o verso 14. Nessa deportação para o cativeiro foram os jovens: Daniel, Hananias, Misael e Azarias (Dn. 1: 3, 4 e o verso 6). Mas voltando ao texto de Jr. no verso 28 é exatamente o que está ocorrendo nos dias atuais, aliás, podemos ver também em: (Ez: 9: 8 a 11). Vamos atentar aqui para Esse Homem vestido de linho (Jesus), que virá com todo o Poder arrebatar uma IGREJA!  Quais serão contados como IGREJA na vinda do Senhor Jesus? Mas voltando ao exílio sabemos que foi também para lá Ezequiel, Zorobabel e outros, Mas passados os 70 anos da desolação de Jerusalém sob Babilônia que, aliás, tinha a pretensão de nunca soltar seus cativos. Porém no final dos 70 anos o Senhor cumpre a promessa profética através de Jeremias (Jr, 29: 1; 10 a 14), Jr usado pelo Senhor escreve uma carta aos cativos na Babilônia, aliás, a chamada de Jeremias ainda menino foi em prol desse povo cativo. No livro do sacerdote Esdras: cap. 1: 1 a 11. Cumprindo-se assim o que está escrito em Jeremias 29: 10. Usando a Ciro rei da Pérsia, que falou com toda segurança, acerca do requerimento do Senhor para com ele: “Assim diz Ciro rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra; e ele me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que é em Judá.” (Ed. 1: 2). E Ciro disse mais... Versos: 3 a 11. Sete meses depois tudo já estava preparado para levantar o Altar. Como Podemos Tirar Proveito Para Nossos Dias – Em primeiro lugar ver como é proveitoso estar firmes nas promessas do Senhor, o único que não falha. Em Esdras cap. 1: a partir do verso 7 Ciro teve uma atitude dirigida pelo Divino. em tirar da Casa do Senhor todos os vasos contaminados pela atitude pagã de Nabucodonosor. Tudo com o Senhor deve ser limpo, sem contaminação, sem mistura. O Templo restaurado exaltou novamente a adoração de Deus entre seu povo. Apesar de que não era mais como na primeira Casa, não descia mais Fogo do Céu, nem a Nuvem enchia a Casa como no principio, mas o Senhor precisava continuar manifestando seu Poder. Importante hoje para nós é que o livro de Esdras contém lições que são da mais alta valia para nós hoje. Hoje nesse sistema de coisas estamos como que em terra estranha, exilados e com mordaça, como se estivéssemos num cativeiro, onde o mal está na sua porta e você não pode falar absolutamente nada. O mal prevalece sobre a sorte dos justos. De quem será a responsabilidade? A responsabilidade sem dúvida esta sobre todo o falso profeta que anda por aí denegrindo a Palavra do Senhor, e os que o seguem, vejam o que diz Jeremias cap. 5: 30 31. Porventura o que estamos vivenciando ao redor de nós não é exatamente isto? Portanto, atentemos, pois, os olhos do Senhor estão procurando os fieis da terra, para que estejam com Ele, só o que andar num caminho reto o servirá. Sl. 101: 6. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário