A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 22 de fevereiro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / QUE ESTOU EU FAZENDO NESTE MUNDO? - Lição: 08

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 22 – 02 – 2015.
Lição: 08.           Título da Lição

 QUE ESTOU EU FAZENDO NESTE MUNDO?

Texto Áureo: “Então veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque teu servo ouve.” (I Sam. 3: 10)
HINOS SUGERIDOS:
210 – 158 - HC

Leitura Bíblica em Classe: (I Sam. 1: 20 a 27).

20 – E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel; porque dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.
21 – E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a sacrificar ao Senhor o sacrifício anual e a cumprir o seu voto.
22 – Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre.
23 – E ELCANA, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer em teus olhos, fica até que o desmames, tão-somente confirme o Senhor a sua palavra: assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou.
24 – E, havendo-o desmamado, o levou consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e o trouxe à casa do Senhor, a Siló, e era o menino ainda muito criança.
25 – E degolaram um bezerro: e assim trouxeram o menino a Eli.
26 – E disse ela: Ah! meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao Senhor.
27 – Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a minha petição, que eu lhe tinha pedido.


INTRODUÇÃO

I – QUE ESTOU EU FAZENDO NESTE MUNDO?
Definição: Mediante o que vamos aprender nessa manhã, ficará essa interrogação em nós, e é bom que fique, pois ainda não chegamos ao estágio que o Senhor quer, ou melhor, deseja, para nosso próprio bem. Portanto estejamos bem atentos e guardemos na tábua do coração. ”Samuel, o Personagem Mais Importante Entre Moisés e Davi. Pelo que está escrito no verso 24 do capítulo 1 do livro de Samuel, ele era bem pequeno quando foi deixado na Casa do Senhor em Siló. Samuel foi deixado num ambiente religioso, porém corrupto, e vivendo ali num período onde a nação de Israel servia a outros deuses. Mesmo assim não se deixou corromper, com mais ou menos doze anos já Ministrava perante o Senhor (I Sam. 2: 18 a 20), enquanto os filhos do sacerdote Eli continuavam em delitos e pecados, e o Senhor avisando. O sacerdote Eli também era o Juiz naqueles dias, ele foi o primeiro a concentrar as duas funções: Sacerdote e Juiz. Eli já era um Senhor, embora pessoalmente fosse puro, permitiu que os gravíssimos pecados de seus filhos ficassem sem nenhuma repreensão de sua parte, já tendo sido advertido pelo Senhor (I Sam. 2: 27 a 30; 34 a 36). E Este mesmo Senhor que avisou a Eli, é o mesmo que nos avisa hoje. Ele sempre avisa antes, qual será a consequência dos erros cometidos, não é a mão do Senhor que pesa, ou o que coloca enfermidades, mas sim são os nossos pecados que fazem divisão, entre Deus e nós (Is. 59: 1, 2) (Lam. 3: 39). No verso 40 o Senhor ensina como se concertar para que tudo volte a ser um mar de rosas em nossa vida. Esquadrinhar é examinar-se, é reconhecer que errou. Experimentar: é voltar a ter a alegria perdida, a Comunhão com o Senhor. Mas já sabemos o triste fim do pai Eli, e dos seus filhos, e até sua nora estando grávida não suportou a triste noticia (I Sam. 4: 18 a 22). Quanta desgraça acontece quando recusamos entrar no caminho da obediência, quando nos acovardamos diante dos obstáculos que se apresentam, ou nos tornamos mesmo coniventes com os erros à nossa volta, ai acontece o que veremos a seguir: “Os Filisteus Vencem os Israelitas”. Após Samuel ter relatado ao sacerdote Eli a mensagem que o Senhor havia lhe dado, diz o texto que o Senhor não deixou cair nem uma só palavra por terra (I Sam. 3: 18 a 20).
Samuel foi confirmado por profeta do Senhor. E realmente veio a Palavra a Samuel avisando ao povo que os filisteus eram vindos (I Sam 4: 1 a 4), acontece que os filhos de Eli ali estavam. Por conta disto todos pereceram inclusive eles. As vezes fico pensando: Sobre a responsabilidade que temos em dizer que somos salvos em Cristo, estando em desobediência, vemos que por causa de uma família, ou seja, a família de Eli quantos pereceram. Quem sabe a situação em que o Brasil se encontra, não só o Brasil, nas o mundo inteiro está nessa decadência, nessa imoralidade, fracasso, a culpa não seja dos falsos crentes que mencionam o nome do Senhor, mas na verdade estão longe do Senhor? ... Então pelejaram os filisteus, e Israel foi ferido, e fugiram cada um para sua tenda; e foi tão grande o estrago, que caíram de Israel trinta mil homens de pé. E foi tomada a arca de Deus: e os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, morreram.”  (I Sam. 4: 10, 11). Estes dois versículos nos faz lembrar o que está escrito no cap. 2 verso 34 e 35: Vamos ler. O que me chama a atenção e quero que chame também a vossa atenção, é o final do verso 35, quando o Senhor menciona a palavra Ungido.  Ele está se referindo a arca, e a arca representa JESUS. Essa fala do Senhor se cumpriu no verso 4 do cap. 4 e verso 11. Eles morreram por chegar-se diante da arca sendo pecadores, desobedientes à Palavra. E a pessoa que o Senhor se refere a qual Ele levantaria como Sacerdote fiel,  é Samuel. “A Arca, na Terra dos Filisteus, Causa-lhes Aflições”. Vejamos as consequências que os pecados de Eli e sua casa causaram: (I Sam. 5: 1 a 12). Que transtorno foi causado a cidades inteiras por conta das irresponsabilidades de Eli, por não colocar ordem em sua casa. Que doença terrível e vergonhosa foram acometidos todos que se aproximavam da arca, a peste foi de cidade em cidade, e para que se aplacasse  vejamos o que teriam de fazer: (I Sam. 6: 1 a 6). Que vexação! O verso 5 diz que teriam de fazer as imagens de suas hemorroidas e dos ratos que andavam destruindo, e um detalhe: Dando Glorias ao Deus de Israel. De que maneira se poderia fazer essas imagens de ouro? Principalmente das hemorroidas? tirando os moldes. Penso que os moldes dos ratos seriam mais fáceis. Muitos desobediente vão dizer: Ah! Mais isto é coisa do Antigo Testamento. Cuidado! A entrada no Céu no tempo da Graça se tornou mais séria ainda: (Apoc. 22: 14 a 21). A Bíblia deve ser observada por inteiro, De Gn. a Apoc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário