A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 1 de fevereiro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / NÃO SE ALIE AOS DESLEAIS - Lição: 05

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 01 – 02 – 2015.
Lição: 05.      
Título da Lição
 NÃO SE ALIE AOS DESLEAIS

Texto Áureo: “Guarda-te que não faças concerto com os moradores da terra aonde hás de entrar; para que não seja por laço no meio de ti”. (Êxodo 34: 12)

HINOS SUGERIDOS: 
102 – 165 - HC

Leitura Bíblica em Classe (Deut. 7: 1 a 1 a 7).
1 – QUANDO o Senhor teu Deus te tiver introduzido na terra, a qual vais possuir, e tiver lançado fora muitas gentes de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete gentes mais numerosas e mais poderosas do que tu;
2 – E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas concerto, nem terás piedade delas;
3 – Nem te aparentarás com elas: não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;
4 – Pois fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.
5 – Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura.
6 – Porque povo santo és ao Senhor teu Deus: o Senhor teu Deus te escolheu, para que fosses o seu povo próprio, de todos os povos que sobre a terra há.
7 – O Senhor não tomou prazer em vós, nem vos escolheu, porque a vossa multidão era mais do que a de todos os outros povos, pois éreis menos em numero do que todos os povos...

INTRODUÇÃO:

I – NÃO SE ALIE AOS DESLEAIS
Definição: Se aliar, fazer qualquer tipo de negócio com os infiéis, isto contraria os preceitos do Senhor, isto passa a ser jugo desigual (II Cor. 6: 14, 15). Na lição passada estudamos sobre a derrota do povo tirado do Egito com a Mão Forte do Senhor. Fracassaram, não entraram na Terra Prometida, mas os menores de vinte anos não pereceram no deserto como seus pais, (Nu. 32: 11). Mas a promessa do Senhor permaneceu de pé. No Livro de Deutereonômio que significa: Repetição das Leis Divinas, Moisés vai contando e repetindo as Leis para os descendentes daqueles que foram perecendo pelo deserto. Josué Substitui a Moisés e Passa o Jordão, Jericó e Ai é Tomada.
E a recomendação do Senhor é que Josué não tema, avance (Js. 8: 1 a 6), vemos a sabedoria desse homem temente e obediente ao Senhor, seguindo a instrução do Senhor (verso 2). A obediência a Deus trás a Sabedoria divina, trás coragem, e etc., ali Josué dá ordens, ao povo com segurança. Mas de uma coisa não podemos esquecer, que o personagem chamado diabo, é mais perigoso em suas astúcias do que na sua fúria. Ele é também mais perigoso quando trabalha no oculto. Principalmente no caso de Josué, Satanás que também não nos perde de vista, esteve todo o tempo observando o valoroso Josué, viu que com Josué não se pode ir cara a cara. Então armou um estratagema astucioso que levou Josué a tomar uma decisão precipitada. Então no capítulo 8: 30 a 35 vemos que Josué na alegria daquela grande conquista edificou um Altar ao Senhor e fez tudo conforme Moisés o tinha orientado. (Js. 8: 31 32) Os Gibeonitas Enganam Josué que faz Aliança Com Eles. Vemos então (Js. 9: 1 a 15). Eis ai o perigo, mas o Senhor é claro que já tinha advertido quanto a tudo isto. Lá em Êxodo cap. 34:12, Deut. 7:  1 a 3. Sempre foi ordem do Senhor para o povo que Ele chama de SANTO. O nome diz separado, e ali Josué caiu na cilada do diabo. Em apenas três dias tomaram conhecimento de que eram dali mesmo, daquelas paragens. E agora? Essa maldita aliança com esse povo vizinho era uma cilada para Israel. Mas por quê?  Porque o opositor (diabo), nunca se conformou com a questão: SEPARAÇÃO, que representa diante do Senhor ser SANTO. Satanás tenta por todas as maneiras, introduzir a mistura na vida daqueles que se propõem seguir ao Senhor. Esta é uma das muitas demandas do diabo, ou seja, as investidas, pois se o povo chamado santo se misturar com os infiéis, jamais terá condição de se conservar em santidade. A intenção dos gibeonitas era introduzir o casamento misto no meio do povo de Israel, mas o Senhor já havia advertido pela sua Palavra, acontece que muitas vezes, como nos dias atuais, não damos ouvidos à Palavra, aos ensinamentos, as advertências, por conta disto, não se guarda no coração os ensinamentos do Senhor, por exemplo: Vejamos os três primeiros versos da leitura em classe: O Senhor avisou ou não? Está tudo escrito, porém infelizmente Josué caiu na cilada. Satanás aproveitou aquele momento em que, naturalmente Josué e todo o povo deveriam estar muito alegres pela grande vitória da conquista da Cidade de Ai, edificado estava o Altar ao Senhor, Josué leu aos ouvidos de todo o povo as Palavras da Lei, tudo certinho como Moisés havia ordenado (Js. 8: 34, 35). Foi exatamente aí que entra o astuto tentador. No verso 4 o Senhor completa a advertência: “... Pois fariam desviar teus filhos de mim, para servirem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria”. Com o casamento misto, viria o desvio, a apostasia, e o ecumenismo, como já veio, tudo isto já está implantado no mundo dos crentes. Vejamos em Números cap. 33: 55, 56. Mas agora vamos ver a diferença entre o ataque e a estratégia: (Js. 9: 1, 2), diz o texto que seis povos investiram com tudo contra Josué, porém os gibeonitas dissimularam, usaram de astúcia: a) – O fingimento – Verso 4, 5. Fingiram-se de embaixadores. b) – A mentira, sedução e a pressão – Verso 6... Vimos duma terra distante, fazei, pois, agora concerto conosco. c) – A esperteza – Verso 7, 8. Quando perceberam que os homens de Israel estavam lhes desmascarando, se voltaram para Josué, para conversar somente com ele. d) – As meias respostas – Verso 8 a 13. No verso 9, eles astutamente usaram o Nome do Senhor sem estar interessado Nele. É preciso ter muito cuidado, pois, somos facilmente enganados quando eles vêm usando o Nome do Senhor, e vestidos de piedade, astúcias de Satanás. Que possamos tomar esta lição e procurar estar bem atento contra as astutas ciladas do diabo, pois ele está sempre à espreita, ao derredor buscando a quem possa tragar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário