A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 15 de fevereiro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / NÃO PODE FALTAR PÃO NA CASA DO PÃO - Lição: 07

LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 15 – 02 – 2015.
Lição: 07.           Título da Lição

 NÃO PODE FALTAR PÃO NA CASA DO PÃO

Texto Áureo: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. (Prov. 14: 12)
HINOS SUGERIDOS:
265 – 328 - HC
Leitura Bíblica em Classe: (Sl. 147: 1 a 12).
1 – LOUVAI ao Senhor, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus; isto é agradável; decoroso é o louvor.
2 – O Senhor edifica Jerusalém; congrega os dispersos de Israel;
3 – Sara os quebrantados de coração, e liga-lhes as feridas;
4 – Conta o numero das estrelas, chamando-as a todas pelos seus nomes.
5 – Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.
6 – O Senhor eleva os humildes, e abate os ímpios até a terra.
7 – Cantai ao Senhor em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa.
8 – Ele é que cobre o céu de nuvens, que prepara a chuva para a terra, e que faz produzir erva sobre os montes;
9 – Que dá aos animais o seu sustento, e aos filhos dos corvos, quando clamam.
10 – Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz na agilidade do varão.
11 – O Senhor agrada-se dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.

12 – Louva ó Jerusalém, ao Senhor, louva ó Sião, ao teu Deus.

INTRODUÇÃO

I – NÃO PODE FALTAR PÃO NA CASA DO PÃO
Definição: Nossa lição de hoje não trás nada de novo, ou seja, nada que nós já não tenhamos aprendido acerca dessa família que sai de sua terra, e parte para uma terra maldita. A família em questão morava em Belém de Judá, que significa Casa de Pão, mas houve uma fome naquela terra. Acontece que em nenhuma parte da história contida no livro de Rute, tomamos conhecimento de que outras famílias saíram como a família de Elimeleque. É certo que esse chefe de família não consultou ao Senhor se deveria mesmo deixar sua terra para peregrinar, justamente em terras de origem pagã, pois sabemos muito bem qual o foi fundamento, a origem dos donos daquelas terras, isso se encontra em (Gen. 19: 33 a 38). Então, por conta desse incesto surgiram dois povos: Os moabitas e os amonitas descendência de Ló, embora fossem aparentados com Israel, porém frutos de um incesto, só que Elimeleque como todo o povo de Israel sabiam muito bem que não deveriam se aproximar desses campos, mas acontece que o desobediente à Palavra de Deus faz o que tem vontade, nunca na obediência, a falta da fé verdadeira trás medo, desespero, leva as pessoas a cometerem desatinos, sair correndo e uma série de procedimentos desastrosos. Assim foi com aquela família, a consequência do desespero de Elimeleque o atinge quase que de imediato, ele morre, isto é muito estranho, pois os homens viviam tanto naquela época, e pela história eles não chegaram a ficar ali por mais de dez anos, foi menos (Rt. 1: 3 a 5), em pouco tempo três homens morrem da mesma família. Com tudo isto vemos que o Senhor usou de compaixão para com Noemi, apesar dela não ter aconselhado seu marido a não saírem de Belém, mas pelo que parece aquele marido deveria ser desses homens que não permitem opiniões da mulher, são autoritários, absolutos, é ele quem manda e etc., O certo, ou seja, o que fica muito claro nessa história é que o Senhor Deus não aprovou essa fuga. Certamente se estivessem permanecido em Belém nenhuma desgraça teria sucedido a eles, vejamos uma prova disto bem contundente: (Rt. 1: 19 a 21), agora vamos imaginar, o texto diz que toda a cidade se comoveu com a chegada delas, principalmente de Noemi, pois a moça que estava com ela, a Rute,  ninguém conhecia. Certo é que todos os moradores da Cidade de Pão ali estavam, e não há nenhum relato de que alguém morreu de fome. Agora vamos meditar um pouco na situação espiritual de Noemi e nossa também: É a questão das queixas, ela voltou realmente cheia de amargura, e temos que reconhecer que não é nada fácil passar o que essa mulher passou, porque lhe faltou o mesmo que falta hoje em muitos de nós: CONVERSÃO. A conversão trás amor a Deus, e o amor incondicional a Deus nos trás Fé inabalável, então se juntar o Amor a Deus e a Fé Dele recebida, haverá em nós uma das coisas mais importantes: Reconhecimento de nossas faltas, e nunca lançar sobre Ele a consequência de nossos atos impensados (verso 20), Não foi o Senhor quem deu amargura para ela, a amargura a que ela se refere foi consequência do erro cometido em sair de sua cidade sem a ordem Divina. (verso 21) novamente a acusação contra o Senhor. Essa tendência a acusar Deus pelos fracassos na vida vem lá do Éden, quando o homem pecou e foi arguido pelo Senhor na virada da tarde imediatamente responde:... A mulher que tu me deste por companheira, ela me deu da árvore, e eu comi. Fico imaginando a paciência do Senhor nessa hora diante desse descaramento acompanhado de arrogância de Adão, vemos que não houve da parte de Adão nenhum arrependimento, pelo menos naquele momento, ele esqueceu que, ele primeiro foi formado, portanto era o chefe da família, o seu dever era ter chamado a atenção de Eva, e nunca participar dessa merenda. A mulher por sua vez também não assumiu o seu erro, lançou a culpa na serpente, dizendo: “A serpente me enganou”, como? Se todas as tardes durante quase cem anos eles recebiam ensinamentos do Senhor? Infelizmente essa situação vem se arrastando pelos séculos afora (Luc. 11: 28). Essa recomendação é por demais importante, pois o Senhor nos prova em tudo, quanto estamos aprendendo, é a chamada: Prova do Senhor, é o teste de avaliação. Mas voltando a situação de Noemi, vemos pela história que não só seu marido, mas ela também não era convertida ao Deus de Israel, por isso não teve forças muito menos coragem de pelo menos pedir a ele que se aconselhasse com o Senhor, ou fosse ter com o juiz da época, pois havia ali um juiz (cap. 1: 1). Portanto, de acordo com a ocorrência desastrosa, ou seja, a morte dos três homens da família, fica  claro que, o Senhor não estava nesta viagem. “Não Falta Pão na Casa do Pão”! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário