A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 18 de janeiro de 2015

LIÇÕES BÍBLICAS / FAÇA DO SEU ALIMENTO O SEU REMÉDIO - Lição: 03

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 18 – 01 – 2015.
Lição: 03.      
Título da Lição
 FAÇA DO SEU ALIMENTO O SEU REMÉDIO

Texto Áureo: “E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo, e para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado pela mão de Moisés”. (Lev. 10: 10, 11)
HINOS SUGERIDOS: 
252 – 253 - HC

Leitura Bíblica em Classe. (Lev. 11: 1 a 10)
1 – E FALOU o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
2 – Falai aos filhos de Israel dizendo: Estes são os animais, que comereis de todos os animais que há sobre a terra.
3 – Tudo que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e remói, entre os animais, aquilo comerás.
4 – Destes porém não comereis, dos que remoem ou dos que têm unhas fendidas: o camelo que remói,  mas não tem unhas fendidas; este vos será imundo.
5 – E o coelho, porque remói, mas não tem as unhas fendidas, este vos será imundo.
6 – E a lebre, porque remói, mas não tem as unhas fendidas.
7 – Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se dividem em duas, mas não remói; este vos será imundo.
8 – Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; estes vos serão imundos.
9 – Isto comereis de tudo o que há nas águas, tudo que tem barbatanas e escamas nas águas, nos mares, e nos rios; aquilo comereis.
10 – Mas tudo o que não tem barbatanas nem escamas, nos mares e nos rios, todo reptil das águas, estes serão para vós abominação.

INTRODUÇÃO:

I – FAÇA DO SEU ALIMENTO O SEU REMÉDIO
(Definição: Esta foi a recomendação do homem considerado o Pai da Medicina. Hipócrates  nasceu  460 anos antes de Cristo e morreu com apenas 83 anos, no ano 370 a.C. Mas porque estamos incluindo o nome desse homem em nosso estudo? Porque ele apesar de ser um filosofo, deu crédito aos ensinos Divinos. E hoje estaremos conhecendo um pouco desse Livro tão importante chamado Levítico, diferente dos demais livros do Pentateuco, pois inclui-se nele as Leis, para que Moisés pudesse governar aquele povo recém saído do Egito na sua vida religiosa, civil, dietética, e diária. O Livro de Levítico é TÓPICO, esse termo significa que vai diretamente no ponto certo, por exemplo: No caso de uma medicação antibiótica, ela vai diretamente no local da infecção, onde está a bactéria e a destrói. No mesmo acontece com a alimentação, tudo que ingerimos se houver algum ponto de contaminação no alimento, é questão de poucos minutos começa-se a sentir os efeitos, o organismo começa a dar sinal de que alguma coisa não vai bem, é uma dor de cabeça, uma tonteira, ou náuseas, e etc. Até mesmo um mau humor pode ser causado por uma má alimentação, aliás, temos que voltar ao Pai da medicina, ele fala sobre um termo médico chamado – Eucrasia – Bom temperamento = bom humor, segundo ele, de acordo com a alimentação diária, se for uma alimentação bem equilibrada, trás bem estar. Também fala de outro termo médico: Discrasia – Perturbação por conta da má ingestão de líquidos no organismo e no sangue. É claro que tudo quanto ingerimos vai diretamente para o sangue, pois sangue é vida.  Mas quem teve o cuidado esmerado para com a sua Obra Prima? Ou seja o homem? O Senhor, usando ali aquele que foi preparado desde o seu nascimento,  Moisés. Foram 613 Leis que Moisés escreveu, e o Senhor aprovou. Isto aconteceu logo após o término do Tabernaculo no deserto (Lev. 1: 1). Dali começam todas as ordenanças, sempre visando o bem estar do povo, e principalmente que houvesse separação, SANTIDADE. Estamos focando o capítulo 11 de Levítico, onde encontramos uma riqueza de detalhes, pois não somente cuida da saúde física e mental, mas também da espiritual,  separação na alimentação trás bom testemunho do Senhor.
É sempre bom estar atento quanto ao nosso corpo. Tudo quanto o Senhor chamar de imundo é nosso dever respeitar e se afastar, se é que cremos que os escritos Bíblicos com seus conselhos antigos são firmeza e verdade (Is. 25: 1). É bom termos a clareza de que não somos obrigados a obedecer ao Senhor, podemos tomar a decisão hoje mesmo de deixar de estar nos enganado. O Senhor tem muitas queixas, em Isaias cap. 65 verso 2 e a parte “a” do verso 3: Ele diz: Estendi as minhas mãos todo o dia a um povo rebelde, que caminha por caminho que não é bom, após os seus pensamentos: Povo que me irrita diante da minha face de continuo,...” Cuidado, pois cada vez que eu digo não gosto de comer legumes, ou outro tipo de alimento ordenado pelo Senhor, estarei provocando a ira de Deus, eu penso que isso não será bom para mim no futuro. A prova nós temos na Bíblia. Lá no antigo Testamento praticamente todo aquele povo que irritava ao Senhor pereceu no deserto. Somente dois entraram na terra prometida. Josué e Calebe. No Livro de Josué vemos a sua determinação junto aos seus familiares e aos que estavam ao redor, (Js. 24: 14, 15) – Sobre Calebe também temos um bom testemunho, bom não, EXCELENTE! (Js. 14: 7 a 11). Portanto, temos em Levitico 11 bem explicada a lista de compras dos alimentos saudáveis. Nesta lista contém as carnes, quanto aos vegetais, vamos encontra-la em Gênesis cap. 1: 29 a 31. Vemos aqui o alerta também aos animais. No verso 30 o Senhor orienta ao homem que alimente a todo animal da terra dizendo que, toda a erva verde seria o seu alimento. Hoje vemos que até os animais estão sendo prejudicados na alimentação, se alimentando de produtos industrializados, as famosas rações, mas no principio não foi assim. Uma coisa que me deixa muito feliz é saber que pelo menos em alguns Zoológicos os animais são alimentados com produtos naturais, ou seja, frutas, legumes e verduras, e capim e feno dependendo da espécie. São tratados por estudantes de Biologia, que procuram respeitar a condições dos animais, pois afinal os animais pertencem ao habitat natural, devem viver em contato com a natureza. O Senhor não os criou para viverem em cativeiro (Prov. 12: 10). Isto quer  dizer que todos são responsáveis pelos animais que Deus criou. Não que você deva ter um animal específico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário