A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 30 de novembro de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / QUEM DEU CRÉDITO Á NOSSA PREGAÇÃO? - Lição: 09

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 30 – 11 – 2014.
Lição: 09.      
Título da Lição
QUEM DEU CRÉDITO Á NOSSA PREGAÇÃO?
Texto Áureo:
“Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.”
HINOS SUGERIDOS:
126 – 255 - HC

Leitura Bíblica em Classe. (Is. 53: 1 a 6)
1 – QUEM deu credito á nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor?
2 – Porque foi subindo como um renovo perante ele, e como raiz duma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
3 – Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos: e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4 – Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 – Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades: o castigo que nos trás a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 – Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho: mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.

7 – Ele foi oprimido, mas não abriu a sua boca: como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca.
INTRODUÇÃO

I – QUEM DEU CRÉDITO Á NOSSA PREGAÇÃO?
Definição: Podemos bem definir essa interrogação, como que sendo a Santíssima Trindade na fala do profeta Isaias. E vai pelo texto afora discorrendo toda a trajetória do Senhor Jesus quando por aqui andou, para cumprir toda a Justiça (Lei).
    Mais uma vez meditaremos na Esperança que Deus Pai, sempre teve de sua posteridade, ou seja, das gerações vindouras, posteriores ao grande sacrifício da cruz. Elas seriam transformadas pela aceitação ao Seu amado Filho Jesus. Vejamos o que o profeta Isaias diz nesse texto: (Is. 53: 10 a 12). Pronto! Tudo muito bem preparado pelo Senhor, mas por qual razão aprouve ao Senhor desejar tanto assim, que toda a humanidade fosse tão feliz? Ao ponto de entregar o Seu Único Filho, em resgate dessa gente tão perversa, que matou todos os profetas, que tripudiou sobre toda a Lei? Será que podemos saber a resposta, ou já sabemos qual a razão? Apenas por AMOR! (João 3: 16).
Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
     É muito interessante quando nós que amamos ao Senhor começamos nos aprofundar em sua Palavra, e é muito bom quando assim fazemos porque vamos nos tornando pessoas mais alegres por ver o empenho do Senhor, por exemplo: Assim que termina o capitulo 53 de Isaias, vem a beleza do capitulo 54, pois vem repleto de Promessas de progresso e muita alegria! Ele, o Senhor pede de imediato que cantemos alegremente, e nos chama de Igreja! Será que Nosso Senhor Perdeu a Esperança?
    Podemos ter certeza que não. Podemos até crer que pelo pouco que ainda conhecemos, Ele muito se entristece por ver o estado deplorável de grande parte da humanidade, o pecado assolando em todas as esferas, do maior ao menor, uma verdadeira devassa, as famílias minadas, as crianças que Jesus pediu que deixassem ir a Ele, pois delas seria o Reino dos Céus (Mat. 19: 13,14), hoje vemos que, praticamente todas estão vivendo uma vida de infelicidade, em fim o mundo está num verdadeiro caos, as formas de governo todas, sendo preparadas pelo espírito do anticristo, não existe nenhum órgão principalmente em nosso Brasil que esteja trabalhando em prol de combater essa devassa. Tomamos conhecimento pelos noticiários que certa praça da zona sul do Rio de Janeiro, está repleta de crianças menores de 12 anos roubando, usando drogas etc, aliás, isto já é tão antigo, ao levarem ao conhecimento do prefeito do Rio, ele diz que está acompanhando essa situação de perto e pronto, está encerrado o assunto. Mas voltando a questão Esperança do Senhor, realmente Ele não pode negar-se a si mesmo, Ele é Deus Poderoso, Deus de amor.
     Portanto mediante toda essa triste situação social no mundo, Jesus disse: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ai, estou eu no meio deles” (Mat. 18: 20). Nessas alturas o Senhor sabe que não será mais possível levar ao Céu toda a humanidade como sempre foi o seu desejo. Porém com o mesmo amor e carinho, Ele preparou uma Cidade Santa Maravilhosa para a Sua Noiva. Em apocalipse capitulo 21 vemos sobre os novos céus  e a nova terra que descerá após o Juízo final, e ali não haverá mais nenhuma tribulação, será uma vida eterna de Paz.
     Como sempre gostamos de falar, nossa vida aqui e agora é um estágio, ou seja, devemos colocar em prática tudo quanto temos cada dia aprendido através da Bíblia Sagrada. Vamos continuar dando crédito à pregação do Senhor. Estamos chegando perto das tradicionais comemorações do Natal de Jesus, é uma boa oportunidade para Receber a Jesus de novo, renovar nossos votos de contrição, nos preocupar menos com coisas materiais, comerciais, e voltarmos mais para dentro de nós, fazer um balanço do que foi o ano de 2014 para nós? Houve perdas ou ganhos? São respostas a serem dadas a nós mesmos, e assim com certeza só teremos motivos para ações de graças por tudo que temos recebido do Senhor. 

domingo, 23 de novembro de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / JUNTO AO CAMINHO DO MAR - Lição: 08

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 23 – 11 – 2014.
Lição: 08.      
Título da Lição
JUNTO AO CAMINHO DO MAR
Texto Áureo:
“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Mq. 5: 2).
  HINOS SUGERIDOS:
103 – 78 - HC

Leitura Bíblica em Classe. (Is. 9: 1 a 6)

1 – MAS a terra que foi angustiada, não será entenebrecida. Ele envileceu, nos primeiros tempos, a terra de Zabulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios.
2 – O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
3 – Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste: todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos.
4 – Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre ele, a vara que lhe feria os ombros, e o cetro do seu opressor como no dia dos midianitas.
5 – Porque toda a armadura daqueles que pelejavam com ruído, e os vestidos que rolavam no sangue serão queimados, servirão de pasto ao fogo.
6 – Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz.


INTRODUÇÃO

I – JUNTO AO CAMINHO DO MAR
Definição: Definindo a poesia contida nesta oração, ou seja, o título de nossa lição: “Junto ao caminho do mar”. Logo no primeiro versículo de nossa leitura Bíblica em classe, vemos a ação do profeta descortinando ali como seria o advento do Messias, mencionando o estado em que se encontrava a terra: muito angustiada. Sempre devemos voltar ao principio, ao Gênesis, quando na criação de tudo o Senhor separou dentro do próprio Universo um lugar muito especial para todos, tanto humanos como os animais e vegetais e etc. Esse lugar especial, aprazível, Ele chamou de Jardim, para que ali habitasse a sua obra prima o homem. O restante do Universo também recebeu um nome especial, Éden. Acontece que, após o pecado e consequentemente a expulsão daquela família do Jardim, tudo se transformou num caos. A primeira violência foi a DESOBEDIENCIA a Deus, a segunda literalmente foi o primeiro crime cometido dentro da família, um irmão matando seu irmão.  Tudo começa e termina lá em casa.
     Mas uma promessa foi feita, a Promessa de um Salvador, nessa Promessa o Senhor Deus Pai enobrece a mulher para que ela seja afastada das influencias malignas, colocando inimizade entre o tentador e a mulher, isso ficou muito claro (Gen. 3: 15). Aqui o Senhor através dessa Promessa quer a valorização da mulher, intenta enviar Seu único Filho nascido de mulher.
     Mas voltando ao triste estado do povo após tantos revezes pecaminosos ao ponto do Senhor calar-se. Até que se chegue o tempo do Senhor cumprir sua Promessa.  “O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.” (Is. 9: 2)
     Esta é a Esperança, Atributo de Deus, Ele cultiva sempre a Esperança, e Espera realmente que haja da parte do povo um reconhecimento do bem contido em seus preceitos. O profeta Isaias com grande entusiasmo profetizou acerca desse advento. Comparando-o a Luz.
O evangelista João diz que realmente a Luz veio, mas os homens amaram mais as trevas que a Luz (João. 3: 19). Mas voltando ao profeta Isaias no verso primeiro ele profetisa sobre o enobrecer a terra tão angustiada junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios.
Enobrecer, Dignificar, Enriquecer, Aformosar Junto ao Caminho do Mar.
    Para que tudo isto acontecesse era necessário que o Menino nascesse (Mat. 2: 1 a 12). Daqui começamos a perceber o intento de Herodes, mas os magos foram divinamente avisados. Após a saída deles, veio novamente o anjo do Senhor, aparecendo a José em sonhos naquela mesma noite: versos 13 a 15. E lá no Egito ficaram até que foram novamente avisados, sempre pelo anjo do Senhor (19 a 23). Vamos agora nos atentar para o versículo 22. Aqui mais uma vez vemos José sendo avisado por divina revelação, vejamos aí exatamente o que está escrito no final do verso 1 de Is. 9. Aquela Sagrada Família segue em direção ao caminho do mar.  Passam-se os anos até que se cumpre o tempo em que Jesus dará inicio ao seu Ministério terreno. Com trinta anos Ele vem chegando lentamente, mas antes há uma promessa ainda a ser cumprida por Deus Pai (Ml. 3: 1), neste texto quem fala é o Próprio Senhor Jesus, pois já temos várias vezes aprendido que: “O anjo do Senhor é Jesus”. E a promessa se cumpriu (Mat. 3: 1, 2). Aí vem João o Batista anunciando que havia chegado o Reino dos Céus. Jesus então se apresenta a João ali à margem do rio Jordão para ser batizado por ele (Mat. 3: 13 a 17). Dois fatos importantes ocorreram ali: 1º - Quanto João se constrange em batiza-lo, Jesus responde no verso 15 que: era necessário cumprir-se toda a Lei. 2º - Ao sai das águas batismais o Céu se abre e  o Espírito de Deus desce como pomba e ouviu-se uma voz dos Céus declarando, como que oficializando o Ministério terreno de Seu Filho Amado. Dali Ele segue para o deserto, para ser provado pelo Pai. Ao regressar do deserto Jesus está pronto, para dar inicio ao trabalho pelo qual foi enviado a fazer. No capitulo 4: 12 a 16. A Luz raiou, onde?
                  JUNTO AO CAMINHO DO MAR!

domingo, 16 de novembro de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / NA PLENITUDE DOS TEMPOS - Lição: 07.

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 16 – 11 – 2014.
Lição: 07.      
Título da Lição
NA PLENITUDE DOS TEMPOS
Texto Áureo:
“Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei”. (Gal. 4: 4)
  HINOS SUGERIDOS:
139 – 410 - HC

Leitura Bíblica em Classe. (Gal. 4: 5 a.14)

5 – Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
6 – E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7 – Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
8 – Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
9 – Mas agora, conhecendo a Deus, ou antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
10 – Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11 – Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
12 – Irmãos rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós: nenhum mal me fizestes.
13 – E vós sabeis que primeiro vos anunciei o Evangelho estando em fraqueza da carne.
14 – E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.

INTRODUÇÃO

I – NA PLENITUDE DOS TEMPOS
Definição: Esse termo, dito pelo Apóstolo Paulo na carta endereçada aos irmãos da Galácia, se refere ao progresso em termos de: abertura de estradas, caminhos marítimos, com suas embarcações, acesso a várias cidades etc.
     Nesse tempo como está escrito, Deus enviou seu Filho Jesus.
   É importante atentar para a questão no final do versículo 4, do capitulo 4 de Gálatas, quando o Senhor diz: “... nascido sob a lei” Isto deixa clara a intenção do Senhor, pois a situação era realmente muito séria, a verdadeira Lei do Senhor estava toda deturpada, na verdade tinham transformado a Santa Lei em prosélito, o que é um prosélito? É aquele que sai por aí pregando, querendo ensinar uma coisa que ele mesmo não sabe nem o que significa, ou ainda pior, são os que se apostataram da Fé.
    Temos em nossos dias muitos falsos pastores e, de duas categorias: temos os novos que são imbecis, que nada aprenderam sobre a Verdade, mas vão por interesses financeiros, “pregando, ensinando” como cegos, (Mat. 23: 15), vamos atentar bem para essa questão aqui, quando o Senhor Jesus diz: “... Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito, e depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós”.
     Esses que o versículo está se referindo são os que estão nos canais de televisão, nas emissoras de rádio, em fim são “famosos”, através do mau exemplo desses tais, os nécios aqueles que não querem nada com a Palavra da Verdade, vão seguindo e não só seguindo, vão imitando, abrindo salões, colocando o nome da Assembleia de Deus com sobrenome. Esses tais compram até os DVDS, se posicionam em frente ao espelho para imitar o falso pregador eletrônico. Exatamente como Jesus diz no texto: São prosélitos fazendo prosélitos.
    O mais triste da história é que, alguns desses cães gulosos (Is. 56: 11), há alguns anos atrás, pertenceram à classe dos pastores que eram verdadeiramente chamados por Deus. Mas voltando a plenitude dos tempos, o Senhor Jesus encontrou o mundo num verdadeiro caos, não era para menos, pois afinal se haviam passado 400 anos de silencio Divino. Deus envia o seu único Filho cumprindo assim a Promessa feita lá no Jardim (as promessas se cumprem). Haja o que houver! De todos os atributos do Senhor, incluída está uma coisa chamada: Esperança! Essa Esperança do Senhor são as muitas Misericórdias a qual tem sido a causa de não sermos consumidos (Lam. 3: 22). Acontece que, não podemos nos esquecer das últimas palavras ditas pelo Senhor aos que o amam antes de se calar: (Ml. 4: 1 a 4).

    Muitos estão apostatados da Fé, seguindo esses cães gulosos que são os falsos pastores mercenários, há também os que estão fazendo hora na Congregação, fazendo de conta que é Igreja, mas não estão nem aí para os Escritos Sagrados.  Voltando ao versículo 4 de Gálatas 4: “... nascido sob a lei”, ou seja, Ele veio para fazer cumprir a Lei, o verso 5 diz: “Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos”. Essa foi, e ainda é, a maior Bênção que alguém pode receber em sua vida, deixar de ser escravo do pecado, servidor do pecado, ter uma vida desgraçada (fora da Graça), e no final ir para o inferno (Mat. 23: 15). Mas para se alcançar essa Graça que é Jesus Cristo, é preciso que se cumpra o Primeiro Mandamento. Certa vez um alguém capcioso perguntou ao Mestre (Mat. 22: 36 a 40). Pronto! Jesus é Homem de poucas Palavras, porém são Palavras esclarecedoras, só não entende quem não quer, está muito clara a questão: Amar a Deus de corpo, alma e espírito que é o pensamento. Isso, só para quem verdadeiramente se converte. Ao Senhor ninguém engana, não tem como se desculpar, aliás, o Senhor não gosta nada da história das desculpas, seja o falar sim, sim, não, não.  A desculpa se bem pensarmos é irmã da mentira. Para quem é verdadeiro, autentico não existem desculpas. Vamos encerrando nossa lição completando com o versículo 6 de Gálatas 4: O verso diz que o salvo tem o Espírito do Filho de Deus, que clama Aba, Pai. (Meu Pai) com convicção! Então vivamos a: Plenitude dos Tempos em Paz!

domingo, 9 de novembro de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / É CHEGADO O TEMPO DO FIM - Lição: 06.

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 09 – 11 – 2014.
Lição: 06.      
Título da Lição
É CHEGADO O TEMPO DO FIM
Texto Áureo:
“Ah”! se o meu povo me tivesse ouvido! Se Israel andasse nos meus caminhos! (Sal. 81. 13).
HINOS SUGERIDOS:
334 – 371 - HC

Leitura Bíblica em Classe. (Sal. 81. 7 a 15)

7 – Clamaste na angustia, e te livrei; respondi-te do lugar oculto dos trovões: provei-te nas águas de Meribá.
8 – Ouve-me povo meu, e eu te admoestarei: ah! Israel, se me ouvisses!
9 – Não haverá entre ti deus alheio, nem te prostrarás ante um deus estranho.
10 – Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, abre bem a tua boca, e tá encherei.
11 – Mas p meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis.
12 – Pelo que eu os entreguei aos desejos de seus corações, e andaram segundo os seus próprios conselhos.
13 – Ah! Se o meu povo me tivesse ouvido! Se Israel andasse nos meus caminhos!
14 – Em breve eu abateria os seus inimigos, e voltaria a minha mão contra os seus adversários.
15 – Os que aborrecem ao Senhor terse-lhe-iam sujeitado, e o tempo dele seria eterno.


16 – E eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel saído da rocha.
INTRODUÇÃO

I – É CHEGADO O TEMPO DO FIM
Definição: Hoje falaremos de um período muito triste, quando o Senhor decidiu que não falaria mais ao seu povo. e calou-se. O último livro profético do Antigo Testamento foi Malaquias. Esse profeta descreveu toda a situação espiritual em que se encontrava o chamado “povo de Deus”. A situação era calamitosa em termos de perversão na Adoração ao Senhor. Havia uma profanação total.
A Ingratidão do Povo
     Vemos logo no primeiro capitulo de Ml verso 6 o desgosto do Pai nosso por conta do desprezo do povo que ele tanto amou. “O filho honrará o pai, e o servo a seu senhor, e, se eu sou Pai, onde está a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor? Diz o Senhor dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dissestes: Em que desprezamos nós o teu nome?”
      Vejamos agora a queixa do Senhor no verso 7, 8, e o verso13, chega ser sinistro o proceder daquele povo, vejam que eles chegaram ao ponto de trazer fruto de roubo, ou seja, animais roubados para oferecerem no Altar da Casa do Senhor. Ainda o verso 14. O Senhor chama de maldito todo aquele que mente, tenta enganá-lo, como se isso fosse possível. No capitulo dois, Ele se vira aos sacerdotes e vai decretando toda a sentença... (Ml. 2: 1 a 8). Podemos ver nesse pequeno texto a mesma situação que ocorre nos dias atuais, em toda a face da terra no meio dos crentes, e nós aqui também devemos estar em vigilância, ou seja, na meditação constante da Palavra para cumpri-la, perto está a volta do Senhor.
Os Casamentos Com Mulheres Estranhas e o Divorcio São Ilícitos
      Dando prosseguimento, o Senhor vai discorrendo os seus Mandamentos, agora Ele se refere a algo realmente muito sério que é a questão casamento com estranhos, o divorcio tudo isto realizado pelos sacerdotes. E hoje? É o mesmo que os falsos pastores estão fazendo. Permitem que os membros de sua congregação se divorciem e se case de novo (Ml. 2: 13 a 16).
Quando o Senhor chamou Abraão de uma terra distante, Ele tinha uma meta. Era criar e abençoar uma instituição chamada família.
     E Abraão seria o pai de todas as famílias da terra, para que houvesse filhos, crianças, adolescentes e jovens felizes. Cristo é a Felicidade, para isso é preciso que haja casamentos abençoados, respeitados, venerados! (Hb. 13: 4). Hoje não vemos mais nenhuma criança feliz, pois praticamente não existem mais famílias no modelo instituído por Deus. A mistura é muito grande, e vemos que nessas alturas não há mais volta.

     Mas voltando ao livro de Malaquias, vemos no capítulo 3, o anuncio da primeira vinda do Senhor precedida pelo seu anjo. A quem, o Senhor Deus Pai está se referindo? Certamente a João Batista, e essa primeira vinda do Senhor se refere ao Nascimento do Menino Jesus (Ml. 3: 1 a 3).
    Essa promessa antecede o período de silencio. O Senhor fez a promessa e calou-se por 400 anos.
    Diz a história do judaísmo que nesse período de silencio, os judeus se aliaram a povos de toda sorte de  heresias, aliás, eles já estavam perdidos.
    Exceto a família de  Zacarias e Isabel, pais de João Batista,  Joaquim e Ana pais de Maria. Essas famílias conservaram a Fé e a Doutrina da Palavra (Ml. 4: 2 a 6). Podemos aqui nesses últimos versículos do livro sentir mesmo que o Senhor estava se despedindo por um tempo de seus queridos. E  fazendo a eles um lembrete no verso 4.
 “Lembrai-vos da Lei de Moisés, meu servo, a qual lhe mandei em Horebe para todo o Israel, e que são os estatutos e juízos.”
    Muito Linda esta despedida do Senhor por um período de 400 anos.
     Então veio João como o último profeta, na sua pregação severa e maravilhosa. Batizando nas águas, em fim realizando um trabalho difícil, como ele mesmo disse: “E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não dá bom fruto, corta-se e lança-se no fogo”. 

domingo, 2 de novembro de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / DESPERTA TU QUE DORMES - Lição: 05


LIÇÕES BÍBLICAS 
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 02 – 11 – 2014.
Lição: 05.      
Título da Lição
DESPERTA TU QUE DORMES

Texto Áureo:

“Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.” (Ef. 5: 14)

HINOS SUGERIDOS:
186 – 372 - HC 

Leitura Bíblica em Classe. (Sal. 37: 1 a 10)

1 - NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que obram a iniquidade.

2 – Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.

3 – Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.

4 – Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.

5 – Entrega teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.

6 – E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.

7 – Descansa no Senhor, e espera nele, não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

8 – Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes para fazer o mal.

9 – Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.
10 – Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá.


INTRODUÇÃO

I – DESPERTA TU QUE DORMES
Definição: despertar do sono da indolência. O que seria uma indolência? Indolência vem da índole, na verdade indolência significa: Insensibilidade, apatia, negligência, desânimo.
      Tudo que o Senhor não quer ver no meio da Igreja, são os ímpios que atrapalham o bom andamento dos que realmente querem ser filhos de Deus. Certa vez o Apóstolo Paulo admoestou o povo, e isto ficou escrito para que chegasse até nós hoje, a situação alarmante em que estamos vivendo: “E digo, conhecendo o tempo, que é já hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé”. (Rom. 13: 11)
     Todo este texto é importante, mas bem no final o Apóstolo menciona uma coisa que realmente tem sido uma pedra no sapato de muitos, a FÉ! Oh! Coisa complicada! Mas acontece que o final do versículo diz que, o que aceitamos quando nos convertemos ao Senhor é a Fé, Jesus é a própria FÈ.
    O Hino que acabamos de cantar diz: “Pela Fé que uma vez foi me dada, pra seguir o Cordeiro de Deus...” Entende-se que, essa FÉ foi dada apenas uma vez. Deu, está dada. Agora vamos raciocinar sobre a parte b da estrofe do hino: “... Pra seguir o Cordeiro de Deus”. Então podemos entender que: Esta FÉ torna-se uma arma poderosa para que o indivíduo possa atravessar todos os obstáculos, toda a intempérie da vida, vencer todas as tentações, etc. (I João. 5: 4). Ora, se a pessoa recebeu Jesus como Salvador consequentemente é nascido de Deus!
Cuidado Com as Falsas Poesias.
     É preciso ter cuidado e não sair por aí cantarolando coisas que não diz respeito à Palavra de Deus. Por exemplo: Pegadas na areia, muito bonitinha, muito emocionante e etc. e tal. Só que não tem nada a ver com a vida daquele que um dia recebeu Jesus gostoso, como Zaqueu. Desde que Jesus iniciou na terra o seu Ministério e foi comissionando àqueles que seriam seus discípulos, Ele, Jesus normalmente foi passando e chamando; vem e segue-me (Mat. 4: 18 a 22). Após estas primeiras chamadas, Jesus vendo a grande multidão, sobe o monte e vai ensinar TUDO que aquela gente precisava saber.
      Em nenhum momento lemos que Jesus prometeu carregar alguém no colo. Todos os ensinamentos do Sermão do Monte trazem incentivos à FÉ. Seguindo toda essa receita não há quem vá cair no buraco.
      Desde o Antigo Testamento são as Palavras do Senhor sempre de muito incentivo à FÉ, haja vista a nossa leitura Bíblica em classe. E quem quiser conferir todo o Salmo verá que são promessas do principio ao fim. São 40 versículos no Salmo 37, porém o último fecha realmente com chave de ouro, pois diz: “E o Senhor os ajudará e os livrará; ele os livrará dos ímpios e os salvará, porquanto confiam nele.”
    Prestem bem atenção: aos que confiar Nele de verdade! Não basta dizer: “eu confio no Senhor”, mas na hora do perigo se acovarda e pede oração.
     Vamos deixar bem claro mais uma vez: O ato de pedir oração quando se está em algum perigo, ou seja, lá por que for, é altamente ofensivo a: Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo. Por quê? Porque com essa atitude, o individuo está dizendo com todas as letras, que nunca recebeu Jesus como Único e Suficiente Salvador, pois quem é salvo de verdade não pede oração, mas ora constantemente agradecendo ao Senhor por tudo, pois aprendeu que esta é a vontade de Deus (I Tes. 5: 16 a 18).
      A vontade de Deus deve ser levada em grande consideração, ou seja, deve ser levada muito a sério, por parte dos que professam a Fé, pois fazendo assim, receberão a santificação que é um premio aos que tomam POSSE de todas as Promessas contidas na Bíblia.
    Desde o principio vemos através das Sagradas Letras a aversão que o Senhor tem aos covardes e medrosos, Ele manda voltar do caminho (Jz. 7: 3). É preciso entender de uma vez por todas que no Céu não pode entrar esse tipo de gente, desde a saída do Egito ante os primeiros obstáculos ali a margem do Mar Vermelho, o Senhor disse a Moisés: “Porque clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” (Êx. 14: 15).