A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 28 de dezembro de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / VOCÊ JÁ PASSOU TRÊS DIAS SEM JESUS? - Lição: 13

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 28 – 12 – 2014.
Lição: 13.      
Título da Lição
 VOCÊ JÁ PASSOU TRÊS DIAS SEM JESUS?
Texto Áureo: “E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.” (Luc. 2: 40)

HINOS SUGERIDOS:
205 – 179 - HC

Leitura Bíblica em Classe. (Luc. 1: 26 a 35)
26 – E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 – A uma virgem desposada com um varão, cujo nome era José, da casa de Davi, e o nome da virgem era Maria.
28 – E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve agraciada; o Senhor é contigo: bendita és tu entre as mulheres.
29 – E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
30 – Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus;
31 – E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.
32 – Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai.
33 – E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
34 – E disse Maria ao anjo: como se fará isto, visto que não conheço varão?
35 – E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

INTRODUÇÃO

I – VOCÊ JÁ PASSOU TRÊS DIAS SEM JESUS?
(Definição: Podemos imaginar o espanto e a alegria que Maria sentiu no momento em que o anjo Gabriel se apresentou repentinamente diante dela). Certamente Maria junto a seus pais tinha conhecimento acerca das profecias referentes ao nascimento do Messias, mas jamais poderia imaginar ser ela a virgem escolhida para ser a mãe do Salvador. Passado o momento de espanto, vemos no verso 38 a sua expressão: “Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor, cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.”.
     Dali em diante mãe e filho passam a conviver todo o tempo juntos, desde a gestação, e após o nascimento do menino (Luc. 2: 40, 41).

Maria Passou Três Dias Sem Jesus.

      Maria e José foram levar Jesus ao Templo, no inicio de sua adolescência e o deixaram lá. O que mais nos chama a atenção é que passados três dias, quando desesperados, procurando-o por toda a parte decidiram voltar a Jerusalém, e onde o encontraram? No Templo. (Luc. 2: 42 a 46) – Podemos imaginar a aflição de Maria, procurando o Menino Jesus por toda a parte. Porém o sinal Maravilhoso que Jesus deixa nessa experiência é que Ele não era uma criança, ou seja, um adolescente qualquer, Ele era e É JESUS, que veio para salvar o ser humano de toda sorte de males. Portanto é preciso estar sempre no Templo, é lá que Ele permanece. Posso Fazer de Minha Alma o Templo de Jesus? Não só pode como deve. (I Cor. 3: 16) – Isto é importante, pois quando se carrega Jesus no coração (alma) por onde quer que estejamos, resolvendo isto ou aquilo, Ele ai está, então é ligação total, corpo, alma e espírito, não passamos da hora, por exemplo, do Culto, das nossas responsabilidades na Casa do Senhor ou fora dela, nada pode desvirtuar nossa atenção, pois o maior Amor, é o Amor a Deus. Outra coisa interessante e importante, é que desde que recebemos Jesus Salvador, e passamos a frequentar a Casa do Senhor, procuramos lógo, saber os dias e horários de Culto, normalmente a diferença entre um dia e outro está sempre dentro de um prazo máximo de dois dias de um Culto para o outro. O Senhor Jesus quer estar conosco sempre, todos os dias, se não estamos no Templo, o temos no corpo e na alma. Vejamos uma prova que o Senhor fez Davi passar: (Sal. 84: 1 a 4), o Senhor algumas vezes nos faz passar por provas muito boas, aliás, toda prova é excelente, pois nos edifica, mexe lá dentro, e ficamos surpresos o quanto amamos ao Senhor! É preciso sentir isto de vez em quando.

Os Três Dias dos Discípulos do Caminho de Emaús: (Luc. 24: 13 a 21) - A sensação de abandono. Vemos nessa situação uma grande diferença da situação de Davi. Davi estava sendo provado, pois guardava a Palavra do Senhor no coração, por isso não caiu na sua fé, e teve até oportunidade de acabar com a vida de seu perseguidor, porém manteve-se santo. (I Sam. 24: 2 a 6) – O que guarda a Palavra é provado, nunca entra em luta. Já os dois discípulos lá do caminho de Emaús, não tinham guardado nenhuma das Palavras ditas pelos profetas. Vejamos o verso 25, 26. Mas voltando a Maria: Porque às Vezes Perdemos Jesus de Vista? – a) – Por que passamos à sua frente. (Luc. 2: 44, a 46) – Quem gosta de ficar embrulhado no meio de parentes? Jesus? – b) – Por que alguns ainda duvidam do Poder de Jesus? – A resposta é sempre a mesma, ouvem, mas não guardam as Palavras de Jesus (Mat. 28: 16, 17). Portanto mais uma vez estamos sendo advertidos quanto às Palavras de Vida 
Eterna. Cuidado, Jovens e adultos! Não perca Jesus de vista. O diabo tem muitos filhos, podemos destacar três, seus nomes são: Tô nem aí, quê que tem, e tem nada a ver. Muitos pecados que afastam os crentes de Jesus se apresentam com estes nomes para enganar. Devemos constantemente estar analisando TUDO, ou qualquer situação que se apresente diante de nós. Examinando sempre, para não deixarmos que certas situações venham nos enrolar, o espírito maligno está em todo tempo ao derredor, bramando, buscando a quem possa tragar (I Pd. 5: 8). Se você diz que ama ao Senhor, prove. Não passe nem um dia sem Jesus. (Mat. 6: 33). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário