A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 16 de novembro de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / NA PLENITUDE DOS TEMPOS - Lição: 07.

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.
Data: 16 – 11 – 2014.
Lição: 07.      
Título da Lição
NA PLENITUDE DOS TEMPOS
Texto Áureo:
“Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei”. (Gal. 4: 4)
  HINOS SUGERIDOS:
139 – 410 - HC

Leitura Bíblica em Classe. (Gal. 4: 5 a.14)

5 – Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
6 – E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.
7 – Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.
8 – Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses.
9 – Mas agora, conhecendo a Deus, ou antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?
10 – Guardais dias, e meses, e tempos, e anos.
11 – Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco.
12 – Irmãos rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós: nenhum mal me fizestes.
13 – E vós sabeis que primeiro vos anunciei o Evangelho estando em fraqueza da carne.
14 – E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne, antes me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.

INTRODUÇÃO

I – NA PLENITUDE DOS TEMPOS
Definição: Esse termo, dito pelo Apóstolo Paulo na carta endereçada aos irmãos da Galácia, se refere ao progresso em termos de: abertura de estradas, caminhos marítimos, com suas embarcações, acesso a várias cidades etc.
     Nesse tempo como está escrito, Deus enviou seu Filho Jesus.
   É importante atentar para a questão no final do versículo 4, do capitulo 4 de Gálatas, quando o Senhor diz: “... nascido sob a lei” Isto deixa clara a intenção do Senhor, pois a situação era realmente muito séria, a verdadeira Lei do Senhor estava toda deturpada, na verdade tinham transformado a Santa Lei em prosélito, o que é um prosélito? É aquele que sai por aí pregando, querendo ensinar uma coisa que ele mesmo não sabe nem o que significa, ou ainda pior, são os que se apostataram da Fé.
    Temos em nossos dias muitos falsos pastores e, de duas categorias: temos os novos que são imbecis, que nada aprenderam sobre a Verdade, mas vão por interesses financeiros, “pregando, ensinando” como cegos, (Mat. 23: 15), vamos atentar bem para essa questão aqui, quando o Senhor Jesus diz: “... Ai de vós escribas e fariseus hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito, e depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós”.
     Esses que o versículo está se referindo são os que estão nos canais de televisão, nas emissoras de rádio, em fim são “famosos”, através do mau exemplo desses tais, os nécios aqueles que não querem nada com a Palavra da Verdade, vão seguindo e não só seguindo, vão imitando, abrindo salões, colocando o nome da Assembleia de Deus com sobrenome. Esses tais compram até os DVDS, se posicionam em frente ao espelho para imitar o falso pregador eletrônico. Exatamente como Jesus diz no texto: São prosélitos fazendo prosélitos.
    O mais triste da história é que, alguns desses cães gulosos (Is. 56: 11), há alguns anos atrás, pertenceram à classe dos pastores que eram verdadeiramente chamados por Deus. Mas voltando a plenitude dos tempos, o Senhor Jesus encontrou o mundo num verdadeiro caos, não era para menos, pois afinal se haviam passado 400 anos de silencio Divino. Deus envia o seu único Filho cumprindo assim a Promessa feita lá no Jardim (as promessas se cumprem). Haja o que houver! De todos os atributos do Senhor, incluída está uma coisa chamada: Esperança! Essa Esperança do Senhor são as muitas Misericórdias a qual tem sido a causa de não sermos consumidos (Lam. 3: 22). Acontece que, não podemos nos esquecer das últimas palavras ditas pelo Senhor aos que o amam antes de se calar: (Ml. 4: 1 a 4).

    Muitos estão apostatados da Fé, seguindo esses cães gulosos que são os falsos pastores mercenários, há também os que estão fazendo hora na Congregação, fazendo de conta que é Igreja, mas não estão nem aí para os Escritos Sagrados.  Voltando ao versículo 4 de Gálatas 4: “... nascido sob a lei”, ou seja, Ele veio para fazer cumprir a Lei, o verso 5 diz: “Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos”. Essa foi, e ainda é, a maior Bênção que alguém pode receber em sua vida, deixar de ser escravo do pecado, servidor do pecado, ter uma vida desgraçada (fora da Graça), e no final ir para o inferno (Mat. 23: 15). Mas para se alcançar essa Graça que é Jesus Cristo, é preciso que se cumpra o Primeiro Mandamento. Certa vez um alguém capcioso perguntou ao Mestre (Mat. 22: 36 a 40). Pronto! Jesus é Homem de poucas Palavras, porém são Palavras esclarecedoras, só não entende quem não quer, está muito clara a questão: Amar a Deus de corpo, alma e espírito que é o pensamento. Isso, só para quem verdadeiramente se converte. Ao Senhor ninguém engana, não tem como se desculpar, aliás, o Senhor não gosta nada da história das desculpas, seja o falar sim, sim, não, não.  A desculpa se bem pensarmos é irmã da mentira. Para quem é verdadeiro, autentico não existem desculpas. Vamos encerrando nossa lição completando com o versículo 6 de Gálatas 4: O verso diz que o salvo tem o Espírito do Filho de Deus, que clama Aba, Pai. (Meu Pai) com convicção! Então vivamos a: Plenitude dos Tempos em Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário