A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 26 de outubro de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / PROFISSÃO DE FÉ - Lição 4


LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”
Data: 26 – 10 – 2014.
Lição: 04.      

Título da Lição
PROFISSÃO DE FÉ

Texto Áureo:
“Quem crer e for batizado será salvo”

HINOS SUGERIDOS:
254 – 447 - HC 

Leitura Bíblica em Classe. (Mc. 1: 1a 8) 

1 – PRINCIPIO do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus;

2 – Como está escrito no profeta Isaias: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.

3 – Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

4 – Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.

5 – E toda a província da Judeia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.

6 – E João andava vestido de pelos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre.

7 – E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, ao qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas.

8 – Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.
INTRODUÇÃO 
I – PROFISSÃO DE FÉ
Definição: Arrepender-se, confessar os pecados e ser batizado nas águas, isto, é fazer profissão de Fé, na verdade é um voto diante de Deus, e da Igreja presente lá na beira do rio. É assumir a responsabilidade de preservar a sua própria alma do pecado. Isto requer trabalho, pois não é tão fácil ter essa consciência, afinal como se costuma dizer: Estamos trabalhando para alcançar o Céu. Daí vem o termo: PROFISSÃO. João o Batista veio pelo deserto pregando o batismo do arrependimento, a confissão de pecados era feita à beira do rio antes do batismo (Mat. 3: 4 a 6). Certo homem veio ter com Jesus a noite, ali o Senhor deixou clara para esse homem como herdar a Vida Eterna (João 3: 5).
O Batismo em Águas Está Ligado Á Salvação
     No Evangelho de Marcos 16: 16 diz: “Quem crer e for batizado será salvo”. O texto é bem claro, podemos entender que o crer na Palavra, ou seja, nos Escritos Sagrados é a única forma de se tornar liberto de todos os embaraços, ninguém embaraçado pode chegar a lugar algum. Não é possível, a Verdade liberta (João 8: 31, 32).

      A verdade liberta se realmente houver o fator CRER! Em Atos dos Apóstolos 2: 37, 38, o discípulo Pedro cita ali a palavra, “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado.” É bom estar atento, pois, as coisas provindas dos Céus são muito rápidas, pela Palavra no exato momento em que alguém recebe a Jesus como Salvador, no mesmo instante o Espírito Santo entre com a limpeza, não há espera de dez ou vinte anos, é na hora! Mas o que vem acontecendo há algumas décadas é que, alguns dizem receber Jesus como Salvador e desaparecem, outros até passam a frequentar os Cultos, até participam, são dizimistas e etc., porém não conseguem se livrar de alguns embaraços em sua vida. Por conta dos ditos embaraços, nunca pedem o batismo. Então podemos perguntar: Como fica a questão Salvação? Segundo a palavra de Pedro no verso 38, ali ele foi conduntente. Vejamos: O termo arrependimento trás a uma situação de abandonar o mal, arrepender-se é deixar o pecado, de que adianta se arrepender e continuar no mesmo estado? Por isso é que o batismo nas águas está ligado à Salvação. Vejam o texto: (Rom. 6: 3 a 6), o texto fala claramente do novo nascimento, novidade de vida, que o homem velho, foi com Ele (Jesus) crucificado.
    Portanto é preciso que se esteja livre da vida velha, pois tudo precisa se tornar novo. É bom atentar para uma diferença entre os batismos que encontramos dentro do Livro Sagrado: O batismo em águas, e o batismo com o Espírito Santo.
a)    - O batismo em águas é uma ordenança em forma de aconselhamento, pois o Senhor respeita o livre arbítrio das pessoas, na pregação severa de João Batista lá no deserto, fica bem clara a condição para entrar nos Céus. (verso 4 da leitura em classe), portanto há ligação com a salvação.
b)    - E o Batismo com o Espírito Santo não está ligado a salvação, ele é revestimento de poder, pode até estar servindo para impulsionar, ou melhor, dar forças para aqueles que estão com dificuldades de deixar por completo as coisas que estão impedindo o batismo nas águas.
     Há pessoas que gostam de citar fatos como, por exemplo: A situação do ladrão da cruz. Ali não houve tempo para o ato do batismo em águas, portanto não justifica este exemplo. Outros se apegam ao texto em Ef. 2: 8. Este texto se refere ao ato de receber a Jesus como único e suficiente Salvador, é o primeiro passo. Vejamos o exemplo de Zaqueu, quando ele desce depressa da figueira imediatamente recebeu a Jesus gostoso, ou seja, com alegria! (Luc. 19; 1 a 6), porém, em seguida veio o arrependimento; vejamos o verso 8, pronto, ali Zaqueu já estava pronto para passar pelas águas batismais. Agora vem o melhor, a resposta de Jesus; versos, 9 e 10.
  Outro exemplo de salvação imediata (At. 8: 26 a 37). É linda esta história, pois o verso 34 diz que o eunuco rogou a Filipe que lhe esclarecesse de quem o texto falava, ele não sabia que se tratava da Pessoa de Jesus, mas no verso 35 Filipe aproveita esta tão grande oportunidade e lhe anuncia a Jesus. E assim é finda, esta lição com a grande prova de conversão do moço eunuco, o seu batismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário