A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 12 de outubro de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / O PERIGO DA INDECISÃO - LIÇÃO 02

LIÇÕES BÍBLICAS  

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.

Data: 12 – 10 – 2014.

Lição: 02.      

Título da Lição

O PERIGO DA INDECISÃO

Texto Áureo:

“LOUVAI ao Senhor. Louvai ao Senhor porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre.” (Sal. 106: 1) 

HINOS SUGERIDOS:
147 – 378 - HC

Leitura Bíblica em Classe. (Jz. 2: 1 a 6) 

1 – E SUBIU o anjo do Senhor de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado, e disse: Nunca invalidarei o meu concerto convosco.

2 – E, quanto a vós, não fareis concerto com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares: mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isto?

3 – Pelo que também eu disse: Não os expelirei de diante de vós: antes estarão às vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço.

4 – E sucedeu que: falando o anjo do Senhor estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou.

5 – Pelo que chamaram àquele lugar, Boquim: e sacrificaram ali ao Senhor.

6 – E havendo Josué despedido o povo, foram-se os filhos de Israel, cada um à sua herdade, para possuírem a terra.

INTRODUÇÃO
I – O PERIGO DA INDECISÃO -
Definição: Esta frase nos leva a pensar naquela questão do “coxear entre dois pensamentos”. Ou pode também ser comparada a um PÊNDULO. Um pêndulo não tem firmeza, é movimentado sempre por alguém, ou quando não até por um pé de vento.
     São pessoas “emotivas, sensíveis, amorosas”, porém fracas, volúveis por isso se tornam desobedientes aos preceitos do Senhor.
     Assim aconteceu lá em Boquim, aliás, aquele lugar recebeu esse nome por causa do choro daquele povo. Ouvimos que o anjo do Senhor subiu de Gilgal até ali onde estavam para lembra-los do que já tinham sido advertidos desde que saíram do Egito (Êxodo. 23: 32,33). Então quando o anjo do Senhor no verso 2 de nossa leitura em classe faz a interrogação... Caem em pranto.
O Perigo da Indecisão
      Desde a saída do estado de escravidão lá no Egito foram-lhes dadas todas as orientações como já vimos. Os israelitas sabiam que a terra prometida a qual entrariam, ou seja, Canaã era habitada por um povo totalmente corrompido, na verdade o objetivo e desejo do Senhor era que o seu povo além de forte humanamente falando, também valente, e mais ainda com tantos Mandamentos deveriam estar SANTIFICADOS ao ponto de chegarem àquela terra prontos para derrubar os altares como foi ordenado no verso 2 de nossa leitura em classe. Mas ao contrario, se aliaram ao povo igualzinho o que se vê hoje bem pertinho de nós. Mas a resposta do povo foi a choradeira, pura emoção. Acontece que ninguém deve se iludir com choro, o Senhor Deus não se comove com emoções, Ele se agrada é da FÉ! (Hb. 11: 6). Essa fé só pode ser gerada em nós através da vontade de seguir o Mestre através do Conhecimento, não por emoção, mas por alegria e desejo de querer receber mais e mais do Senhor. Nunca por nenhum tipo de interesse. O que hoje se prega por toda a parte é um escambo (troca-se) por dinheiro o bem estar financeiro. Ninguém mais fala em salvação de almas.
O Interesse é Sempre Corrupto
       A dura realidade é que desde esses primórdios da história de um povo que realmente foi escolhido por Jeová para ser o seu povo peculiar (especial), não houve nenhum valor dado ao Senhor da parte desse dito povo. Acompanharam por milhares de anos o anuncio feito por todos os profetas acerca do nascimento do Messias que viria especialmente para eles. Cumpriu-se as profecias, Ele veio, e eles não o receberam.
     A causa chave da perdição daquele povo foi sempre a mistura. Com o Ministério de Jesus Cristo rejeitado pelos seus (judeus), o Senhor vai em busca de outros povos, mas acontece que os Mandamentos seriam os mesmos dados aos judeus, pois o Senhor não muda, o que já estava escrito permanecerá escrito, e não pode haver Escritura melhor. O que temos hoje em nossas mãos, ou seja, a BÍBLIA SAGRADA é tudo de bom! Mas muitos de nós, o povo chamado gentio (alcançado pelo Senhor) também não gostou e não gosta dos Mandamentos do Senhor, são iguais aos israelitas, também gostam das misturas. E essas misturas já deixaram grandes consequências, chegou-se num ponto em que daqui para frente só nos resta o fim (Ez. 7: 1 a 4). A consequência já é desastrosa, não há mais volta. Mas porque? Porque a proximidade do mal trás o envolvimento e isto é por demais perigoso, por exemplo: se há mistura não há ligação com o Senhor, não havendo ligação com Deus não há proteção no lar, não há proteção nos filhos, em fim a pessoa fica a deriva, vulnerável a qualquer desgraça. Hoje quantos filhos de crentes envolvidos na bandidagem? Quantos “lares” de crentes vivendo um verdadeiro inferno? Tudo isto porque não colocaram Cristo em primeiro lugar, nunca se preocuparam em terem uma vida Cristocêntrica!
    Hoje nem se Prega mais a Jesus como Único e Suficiente Salvador, a pregação hoje é corrupta, são os interesses, não se prega o Amor de Deus, nem o amor a Deus, afinal tudo Ele fez por AMOR. (João 3: 16), mas isto já foi esquecido. Hoje não há mais pastores, os crentes estão perecendo, cheios de dúvidas, incertezas, inseguros, vazios, deprimidos, problemáticos, oprimidos subindo e descendo montes como ovelhas sem pasto (Jr. 50: 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário