A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 21 de setembro de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / Que fizeram da Reforma Protestante? - Lição: 12

LIÇÕES BÍBLICAS

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”

Data: 21 – 09 – 2014.

Lição: 12               Título da Lição

Que fizeram da Reforma Protestante? 

Texto Áureo

“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” (Rom. 1: 17) 

HINOS SUGERIDOS
117- 215 (HC)

Leitura Bíblica em Classe. (Ef. 1: 3 a 10) 

3 – Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.

4 – Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade.

5 – E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.

6 – Para louvor e gloria da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.

7 – Em que temos a redenção pelo seu sangue, à remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.

8 – Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência.

9 – Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,

10 – De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.

INTRODUÇÃO 
I – Reforma Protestante, um movimento de retorno. 
Definição: Existem vários conceitos a respeito, porém consideramos a Reforma como um movimento de retorno aos padrões Bíblicos, aqueles que conhecem o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
     Quando o Monge Martinho Lutero leu o texto que se encontra no Livro aos Romanos cap. 1: 17 discerniu pelo Poder do Espírito Santo que nossa justificação (perdão) não se dá através de boas obras, nem através de métodos escusos, heréticos ou blasfemos como já era costume bem antes de seu nascimento. O Fundador da Igreja foi Jesus Cristo (Mat. 16: 15 a 18). No período de apenas três anos de seu Ministério aqui na terra Ele passou todos os ensinamentos necessários para se ter uma boa e reformada Igreja. A Igreja de Jesus não é visível, a Igreja de Jesus não é feita de cimento armado ou alvenaria, a Igreja de Jesus é todo aquele que o recebe em seu coração e cumpre todos os Mandamentos da Lei de Deus (Ap. 3: 20 a 22). Mas voltando a aquela antiga situação dos tempos dos reformadores protestantes, onde se vendiam indulgencias (venda de perdão), e isso começa em 1517 na Alemanha a Igreja da época começa a vender as indulgencias para começar a construção da basílica de São Pedro. E tantas outras invencionices como, por exemplo: o purgatório, culto aos mortos e etc. foi necessário a Reforma como falamos no inicio; a Reforma Protestante serviu para que se voltasse aos verdadeiros ensinamentos do Cristo e levando-se em consideração o trabalho dos discípulos que deram suas vidas por amor a Cristo. Todos foram mortos pelos imperadores romanos tiranos, os mesmos que pouco mais tarde se aliaram aos papas formando uma corrente muito forte com todos os seus Margraves contra todo aquele que se voltasse contra as aberrações cometidas por eles. Muitos pré-reformadores foram mortos como, por exemplo, Jonh Huss na Boêmia apelidado por ganso, no momento de sua execução disse: hoje vocês matam o ganso, mas daqui a cem anos surgirá um cisne e a esse ninguém matará. Cem anos depois...
Nasce, Martinho Lutero. E realmente ninguém conseguiu mata-lo. Muitas foram as emboscadas contra a sua vida.
É Chegado o final dos Tempos
   Em nosso dia a dia com Cristo temos sempre mencionado que, desde o pecado original o Senhor tem trabalhado para que a humanidade pudesse chegar ao pleno conhecimento da Verdade. A primeira providencia foi a Promessa de um Salvador lá em Gênesis. Desde então Vem rolando por séculos e séculos os agravos a tudo quanto se diz Deus Pai. Muitos profetas o Senhor enviou no AT para falar ao povo acerca dos pecados terríveis que cometiam, não deram crédito a Palavra e ainda mataram profetas (Jr. 25: 3 a 7; Luc. 13: 34 35).
     Por fim cumpre-se a Promessa na plenitude dos tempos (Gl. 4; 4) o Senhor envia seu único Filho, Jesus Cristo para que toda a Escritura fosse cumprida. Foram levantados discípulos que cumpriram o IDE. Foram e anunciaram o Reino dos Céus, e era com muito amor ao Cristo Ressurreto que eles realizavam o serviço da evangelização, porém como já dissemos foram TODOS mortos pelas autoridades romanas. Com a morte dos verdadeiros seguidores do Evangelho, forma-se a devassa, cai a Sã Doutrina e volta o que o Senhor Deus Pai sempre ABOMINOU: as idolatrias, as práticas pagãs, o comercio  dentro da Casa de Deus, as feitiçarias, e etc. Mas pela última vez o Senhor levanta um homem de coragem, Martinho Lutero para protestar contra todas as abominações contra a Palavra de Deus, e também as injustiças com o povo pressionado a seguir as ordenanças papais e imperiais sem direito de ter a Bíblia em suas mãos. Mas é com tristeza que vemos que de nada adiantou tanto sangue derramado principalmente o Sangue de Jesus, passaram-se os séculos e volta tudo pior que antes, hoje a devassa está no meio dos crentes, praticando tudo aquilo que foi repudiado pelos Reformadores Protestantes, o comercio na Casa de Deus, a idolatria, a venda da salvação, e muito mais escândalos do que na época da Reforma. Porem agora acabou, não haverá mais nenhuma reforma, é chegado o tempo do fim. (Luc. 13: 35).

Nenhum comentário:

Postar um comentário