A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 28 de setembro de 2014

Lições Bíblicas / DEVO FLORESCER ONDE DEUS ME PLANTOU - Lição 13

LIÇÕES BÍBLICAS  

Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”.

Data: 28 – 09 – 2014.

Lição: 13.      

Título da Lição

DEVO FLORESCER ONDE DEUS ME PLANTOU 

Texto Áureo:
“Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.” (Is. 40: 8).

HINOS SUGERIDOS:
83 – 345 - HC 

Leitura Bíblica em Classe. (Sal. 1: 1 a 6) 

1 – BEM AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2 – Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

3 – Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperarás.

4 – Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.

5 – Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.

6 – Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá.
INTRODUÇÃO
    Estamos findando nosso Primeiro Trimestre de Lições Bíblicas. É motivo de grande alegria para nós ter recebido a Graça Divina de juntos fazer nossas reflexões Bíblicas com a liberdade com que Ele, o Senhor nos libertou.  
I – FLORESCER...
Definição – Dar frutos, estar sempre viçosos, alegres.
    Para que isso aconteça é necessária muita reflexão de tudo que temos visto e ouvido da parte de Deus. O Senhor após criar todo o universo, separou uma parte desse mundo imenso uma planície que recebeu o nome de Éden. E nesse Éden o Senhor Deus plantou um jardim (Gen. 2: 8 9). Como está escrito no verso 9, fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida. Nada faltava ali no Éden para seus moradores, ali onde eles foram plantados para viver, cuidar e usufruir todas as delícias ali preparadas para eles.
      Outra coisa muito linda que acontecia ali no jardim é que eles passeavam com o Senhor todas as tardes (Gen. 3: 8), então podemos entender que os ensinamentos eram feitos no passeio vespertino. Acontece que nem Eva nem Adão FLORESCERAM, pois não permaneceram no jardim, perderam a alegria por quê? Porque seguiram o conselho do ímpio (Sl. 1: 1a).
“Bem-Aventurado o Varão que Não Anda Segundo o Conselho do Ímpio”.
Cuidado com o ímpio (impiedoso), o ímpio é mau, porque é mentiroso, nunca se firmou na verdade. O ímpio está por toda a parte, estava lá no Jardim do Éden, está aqui na Congregação, está ali e acolá. (Prov. 4: 14, 15).
Como Poderei Estar Livre do Ímpio? A receita está no Salmo que separamos hoje para meditar (Sl. 1: 2), é só entrar pelo caminho da Lei do Senhor e na sua Lei meditar de dia e de noite. Vejam como é simples! É somente meditar duas vezes ao dia. Podemos fazer nosso horário de meditação, é bom atentar para a questão de orar ou meditar? Para que haja resistência através do fortalecimento na hora da tentação? O grande exemplo deixado por Jesus foi, após ter jejuado quarenta dias desceu do monte preparado para resistir três formas de tentação: (Mat. 4: 1 a 10) 1ª – Prova: Pela fome, então.
Ele viu, Percebeu que Jesus ao descer do monte sentiu fome, Então o diabo sugeriu que Jesus usasse de seus poderes para transgredir diante do Pai praticando magia. Mas o Senhor Jesus estava atento a qualquer tipo de malicia e cheio do Espírito deu a ele a devida resposta (versos 3, 4). É bom estar atento, pois o tentador não desiste na primeira nem segunda investida. 2ª – Prova: o diabo incitou a Jesus cometer o que muitos crentes junto aos falsos profetas estão fazendo por aí, buscando ter os mesmos procedimentos satânicos, mostrar ao povo sinais e prodígios como se fosse Deus, através de milagres incompatíveis aos Escritos Sagrados. Mas a resposta de Jesus foi esclarecedora: (verso 6, 7). 3ª – Prova: Diz o texto nessa terceira investida, que o diabo voou com Jesus ao mais alto monte, e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a gloria deles. Aí foi demais, Jesus o expulsou com toda a Sua Autoridade! (versos 9, 10).
     “Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram”. (verso 11)
Jesus saiu muito feliz desta prova ardente com Satanás, observamos que as três tentações foram extraídas de textos Bíblicos, pois desde o principio foi assim, o opositor sempre trabalha para colocar em prova a Palavra de Deus (Gen. 3: 1 a 5), eis aí a confusão que o personagem armou pra cima da Eva, lançando o que lhe é próprio a mentira, o engano quando diz: ...Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. (versos 4, 5). O Senhor falou de morte espiritual.  Vejamos agora quais foram os textos que Jesus usou para repreender ao tentador:
1ª Resposta de Jesus: Deut. 8: 3. E após Jesus vencer os anjos vieram e o serviram.
2ª – Resposta de Jesus: Deut. 6: 16. 3ª – Resposta de Jesus: Deut. 6: 13.
    Que nós procuremos apresentarmos a Deus aprovados, como obreiros que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da verdade (2 Tim. 2: 15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário