A PORTA ABERTA ESTÁ

A PORTA ABERTA ESTÁ
Culto de Doutrina - terças às 18:30 / Culto de Libertação - quartas às 09:00 / Evangelização e Culto ao Ar Livre - sábados às 17:00 / Escola Dominical às 09:00 / Culto Público aos domingos às 18:00

domingo, 17 de agosto de 2014

LIÇÕES BÍBLICAS / QUAL A PESSOA MAIS IRADA DA BÍBLIA? - Lição 7


LIÇÕES BÍBLICAS
Classe: “Ovelhas do Bom Pastor.”
Lição 7.               Título da Lição

QUAL A PESSOA MAIS IRADA DA BÍBLIA?
Data: 17 – 08 – 2014.

Texto Áureo
““ Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça”. (Rom. 1: 18).
    HINOS SUGERIDOS:
37, 369, 90 (Harpa Cristã)

Leitura Bíblica em Classe. (Ez, 18: 1 a 9) 

1 – E VEIO a mim a palavra do Senhor dizendo:
2 – Que tendes vós, vós que dizeis esta parábola acerca da terra de Israel, dizendo: os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram?
3 – Vivo eu, diz o Senhor Jeová, que nunca mais direis este provérbio em Israel.
4 – Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.
5 – Sendo pois o homem justo, e fazendo juízo e justiça.
6 – Não comendo sobre os montes, nem levantando os seus olhos para os ídolos da casa de Israel, nem contaminando a mulher do seu próximo, nem se chegando à mulher na sua separação;
7 – Não oprimindo a ninguém, tornando ao devedor o seu penhor, e não roubando, dando o seu pão ao faminto, e cobrindo ao nu com vestido,
8 – Não dando o seu dinheiro à usura, e não recebendo demais, desviando a sua mão da injustiça, e fazendo verdadeiro juízo entre homem e homem;

INTRODUÇÃO 
I – A PESSOA MAIS IRADA DA BÍBLIA É DEUS.

Definição – Definindo o que é a ira? E por que podemos dizer que a Pessoa mais irada da Bíblia é Deus?

Quando o Senhor Deus observa o mal no meio de seu povo, e mais ainda quando o povo adere o mal e pratica o que não é reto segundo as suas ordenanças, a sua ira se acende.
Será que a ira de Deus é injusta? Atentemos bem para o Texto Áureo... Vemos aí que Ele é justo em todos os seus caminhos e não permite que seus filhos ajam de modo diferente.
Se temos em nós a Sua Essência, se somos feitura de suas Mãos recebendo em nós a sua imagem, ou seja, herdando todos os seus atributos (qualidades de vida), e depois de tomarmos conhecimento de tudo isto através das Sagradas Escrituras não nos é mais permitido errar.
Com o Fato de que Deus muitas vezes se ira, diz-nos algo muito importante. A ira pode ser absolutamente certa, apropriada, e até bela, de que maneira? Da maneira justa contra atos diabólicos, porém sem pecar (Ef. 4: 26).
Porventura quando nós andamos em Espírito, já não mais sob o pecado da carne, quando vemos tantas desgraças bem ao lado de nossas casas não nos iramos com tais situações?
Mas a Palavra acima nos orienta a não pecar, a não deixar que o sol se ponha sobre a nossa ira, o que quer isto dizer? Isto quer dizer que, pelo conhecimento que já adquirimos através das Escrituras devemos entender que não adianta falar ou cultivar esse sentimento chamado ira, nem nos deixar abater.  Havia um provérbio bem antigo quando alguém questionava acerca dos pecados do povo então diziam: “Deixa Deus com o seu mundo”. Então deixa Deus resolver, nada passa despercebido aos olhos de Deus.
A ira de Deus nunca é caprichosa nem mal humorada. Ele responde imparcialmente ao que é errado e ofensivo. Mas Ele não tem prazer na morte dos ímpios, desde que eles “se convertam de seus maus caminhos” (Ez. 18: 23).
  
Os Crimes que Provocam a Ira de Deus:
Por que podemos chamar de crimes os pecados que provocam a ira de Deus? Porque tudo que é condenável nas ordenanças Divinas são crimes. Se me condena a viver a eternidade no lago de fogo, então é porque me tornei uma CRIMINOSA.
Mas vejamos os tais crimes que provocam a ira de Deus: Traição, rebelião, fraude, blasfêmias, adultério. O coração do homem é traiçoeiro, nós desejamos crer em qualquer coisa, menos naquilo que é realmente verdadeiro sobre Deus, deixam o Senhor na maior tranquilidade e vão seguir ídolos.  (Jer. 16: 11, 12)
Aí está a confirmação dentro do Livro Sagrado (A Bíblia). Não é isto que estamos presenciando aqui em nossa terra? É incrível sentir a dureza dos corações ante a Palavra Santa. Deus seria menos que bom se não se irasse com essas maldades.
Quem é a Pessoa Mais Amorosa da Bíblia?
Deus é essa Pessoa! E o Seu Filho Jesus que exprime a Riqueza do Seu Amor. Nós às vezes deixamos de ver que a ira e o amor de Deus são inteiramente consistentes entre si, tal como diferentes expressões da Sua bondade e Sua Gloria.
Os dois sentimentos funcionam em conjunto: “Jesus ardia em ira contra os erros que Ele encontrava na Sua jornada através da vida humana, um exemplo: (Mat. 21: 12,13)”.
O mesmo Jesus sentia compaixão à vista da multidão sem paz e sem salvação (Mat. 9: 36). E é a partir destes dois atributos, que provem a Sua Eterna Bondade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário